A Mesa de Decisão em crédito é uma solução ideal para garantir agilidade e segurança à operação. Saiba Mais!
Operações do segmento financeiro devem contar com uma série de recursos no dia a dia, a fim de aprimorar procedimentos e garantir a rentabilidade dos negócios, afastando riscos iminentes. Quando o assunto é crédito, a Mesa de Decisão é uma etapa fundamental para alcançar objetivos como esses!
Afinal, nada é tão importante quanto conhecer quem está do outro lado do balcão. Saber quem é o consumidor que solicita um financiamento, por exemplo, faz toda a diferença para compreender o seu comportamento e verificar se ele tem, ou não, condições de honrar compromissos.
Neste artigo, você vai entender tudo sobre esta solução: o que é, como funciona, benefícios e muito mais. Siga conosco e boa leitura!
O que é uma Mesa de Decisão em crédito?
A Mesa de Decisão é um dos componentes do Motor de Decisão, e consiste em um sistema de filas utilizado para gerenciar, controlar e monitorar o processo de análise manual das propostas que não puderam ser aprovadas ou reprovadas automaticamente.
Esse processo promove a integração de sistemas de vendas com dados dos birôs de crédito, reunindo informações de fontes variadas e estudando os consumidores de forma minuciosa.
Entre as suas principais características, estão:
- Categorização das propostas (filas);
- Gerenciamento do nível de autoridade dos analistas;
- Padronização da análise;
- Visão da operação por completo.
Pontos como esses são cruciais para diagnósticos ágeis e eficientes. Em poucos segundos, a solução aprova ou não uma venda, potencializando a segurança na concessão de crédito.
Vale ressaltar que a solução lida com clientes que não obtiveram aprovação automática. Ou seja, por meio da Mesa de Decisão, o profissional especialista tem acesso a dados de diversos bancos para aprofundar a avaliação e dar um retorno final, positivo ou negativo, sobre a solicitação.
Quais são os elementos importantes da Mesa de Decisão em crédito?
Diversas peças-chaves formam a Mesa de Decisão. Juntas, elas atuam com o propósito de otimizar a análise creditícia e evitar riscos às operações. Saiba mais sobre cada um desses elementos:
- Score de crédito
O score ou pontuação de crédito permite visualizar o nível de segurança antes de fechar um negócio. Em uma escala que vai de 0 a 1000 – quanto mais alto, mais confiável é o tomador, são fornecidas diversas informações importantes que evidenciam se o cliente é, ou não, um bom pagador.
- Fila
As chamadas filas possibilitam que a sua equipe categorize as propostas de forma dinâmica. Como pontos de apoio elementares para elas, estão gráficos e análises, que auxiliam na organização dos seus fluxos e de outros processos. Ou seja, a solicitação de crédito é analisada com acuracidade, sob diferentes pontos de vista.
- Sistema de gerenciamento de decisões
Aqui, a gestão das decisões é otimizada! Com base naquilo que foi levantado acerca do consumidor, é possível prever até que ponto ele é capaz de honrar compromissos financeiros. Assim, você afasta riscos da sua empresa.
- Dados históricos
A solução também se destaca por reunir os dados históricos de um indivíduo. Nesse sentido, fornece uma visão completa sobre o comportamento do cliente, identificando possíveis situações de risco, inadimplência, etc.
Quais são os benefícios da Mesa de Decisão em crédito?
Contar com a Mesa de Decisão dá mais credibilidade, rapidez e proteção aos processos relacionados à concessão de crédito. Nunca é demais reforçar: organizações que têm a tecnologia como aliada diferenciam-se de suas concorrentes e alcançam posições de destaque no mercado!
Os principais benefícios desta solução:
- Redução da subjetividade na decisão de crédito
- Uniformização dos critérios de avaliação das propostas de crédito
- Diminuição do tempo de resposta ao consumidor
- Controle do percentual de inadimplência e de fraude
- Retração dos custos de análise das propostas de crédito
- Gerenciamento das propostas com suspeitas de fraude
- Monitoramento ativo da solução visando:
- Atenuação de downtime
- Informações coletadas em tempo real e apresentadas em painéis com alertas configuráveis
- Análise histórica da operação, considerando os dados coletados que são salvos e podem ser consultados a qualquer momento para apoiar diagnósticos.
- Dashboard com indicadores operacionais disponíveis dentro do próprio sistema.
Como implementar uma Mesa de Decisão em crédito?
Tornar a Mesa de Decisão em crédito uma realidade em sua empresa é possível a partir de cinco etapas:
1. Levantamento de requisitos
Esse é o primeiro passo para implementar a solução. Em relação à análise da operação do cliente, busque responder a perguntas como:
- Por quais etapas uma proposta deverá passar até ser decidida?
- Todos os analistas terão o mesmo nível de autoridade para dar qualquer parecer?
- Qual tipo de informação será importante para a análise da proposta?
- Quanto tempo uma proposta poderá ficar na fila até ser considerada atrasada?
- Como a decisão retornará para o sistema?
2. Definição do escopo
Após, o objetivo é definir os principais pontos da operação. Para isso, é necessário responder a questionamentos como:
- Haverá quantas filas e perfis?
- Os usuários com acesso à Mesa de Decisão já estão definidos?
- Qual será a quantidade de alçadas?
- Há motivos para a escolha?
- Terão observações e checagem na documentação?
- Na fila, existirá a funcionalidade de ressubmissão?
- Terá integração? (consulta de call-back)
3. Políticas que manipulam a Mesa de Decisão
A terceira etapa se refere ao conhecimento sobre as políticas que possibilitam a manipulação de dados pela solução:
- Mesa Cadastro: é a política principal do cliente, que tem a função de cadastrar uma proposta.
- Mesa Alçada: é a política primordial para a mesa, que gerencia as decisões a respeito de uma proposta.
4. Fila
Por fim, mas não menos importante: é fundamental que você e o seu time tenham informações sobre a fila. Ela funciona como um agrupador de propostas unidas por contexto idêntico.
Todas devem ser analisadas por um mesmo grupo de profissionais. As variações da fila de propostas são:
- Fila customizada: reúne todas as proposições que estão em análise, interagindo com a política de alçada.
- Fila histórico: nela, os usuários podem consultar o histórico de propostas que passaram pela Neurotech, exibindo apenas aquelas já decididas.
- Fila de acompanhamento: perfis de não analistas podem acompanhar o status das propostas, exibindo tanto decididas quanto pendentes.
Importante: as propostas podem trafegar entre as filas customizadas de acordo com o processo definido. No entanto, uma proposta só pode estar em uma fila customizada por vez. Somado a isso, as proposições aparecerão na fila histórico após a conclusão do estudo.
Para não esquecer
- Empresas do setor financeiro devem contar com soluções que garantam a rentabilidade do negócio e a segurança das operações.
- A Mesa de Decisão em crédito permite fazer análises rápidas e assertivas acerca do perfil do consumidor.
- Entre os diversos benefícios deste produto, estão o controle da inadimplência e de fraudes, bem como a redução dos custos com verificações tipicamente manuais.
- Levantar requisitos e definir o escopo de trabalho são algumas das etapas essenciais para implementar a solução em sua companhia.
Em um mercado cada vez mais dinâmico, investir em produtos como a Mesa de Decisão em crédito só trará vantagens a você! Soluções tecnológicas asseguram alta performance e fazem com que o seu negócio se mantenha sempre competitivo.
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