A estruturação de como o ciclo de crédito deve acontecer é um desafio enfrentado por muitas empresas. Iniciando pela análise, passando pela concessão e chegando à cobrança ou recuperação, quanto mais elaborado e estratégico, melhor será a sua eficiência e assertividade.
O que antes era feito de forma manual e intuitiva, agora pode ser automatizado com o motor de decisão, que utiliza Inteligência Artificial, regras e políticas de negócio, consultando fontes de dados internas e externas, além do Big Data, para avaliar fatores qualitativos e quantitativos.
O que é um motor de decisão de crédito?
Uma gestão de crédito assertiva é crucial para a saúde financeira do seu negócio. Ela garante que a identificação e liberação de crédito sejam perfeitamente ajustadas ao perfil de cada cliente. O verdadeiro desafio, no entanto, está em executar cada etapa do processo com precisão.
Tomar decisões de crédito é complexo e envolve diversos fatores que podem afetar os resultados. É aqui que entra o motor de decisão de crédito: a solução ideal para simplificar e otimizar suas deliberações, independentemente do nível de complexidade.
Importância do Motor na Gestão do Ciclo de Crédito
A implementação da tecnologia é crucial para analisar riscos, determinar limites, criar planos e aprovar consumidores na fase final da concessão de crédito.
Essa solução oferece ganhos significativos em agilidade, eficiência operacional, segurança nas decisões e, principalmente, proporciona uma excelente experiência para o cliente final.
Conexão com Informações Internas, Bureaus e Dados Alternativos
O principal diferencial do motor é a combinação de Inteligência Artificial e Machine Learning, complementada pelo Big Data.
Isso permite o uso de informações autorizadas de sites públicos, bureaus de crédito, cadastros e dados alternativos disponíveis no ambiente digital, para realizar consultas de maneira rápida e automática.
Validação dos dados
Muito além das checagens de autenticidade tradicionais, como protestos, pendências, restrições, cheques sem fundos e outros, o cruzamento dos dados utilizando Inteligência Artificial tem papel de entender quem está requerendo o crédito – se é a própria pessoa -, e qual a situação socioeconômica do requerente.
Desse modo, a empresa está se certificando de que haverá total segurança na concessão e baixos casos de inadimplência.
Análise de propostas com motor de decisão de crédito
Engana-se quem acha que as validações são realizadas de maneira padrão para todos os casos de solicitações de crédito. Diariamente, uma empresa pode receber milhares de propostas em diversos canais de atendimento, portanto, os motores lançam vários modelos de consultas, previamente definidos, simultaneamente para cada oferta recebida.
Os indicadores podem ser acompanhados em tempo real e os critérios modificados ou calibrados conforme as aprovações e reprovações.
Controle de fraudes e inadimplência
Os algoritmos inteligentes e confiáveis utilizados no motor, sempre adequados à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e às regras de aprovação, reduzem drasticamente as probabilidades de inadimplência e fraude, tanto para clientes, quanto para empresa.
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Motor de decisão nas fases do ciclo de crédito
A jornada do crédito é dividida em cinco etapas, sendo elas: conquista, ativação, rentabilização, retenção e recuperação. O motor de crédito está presente em todas. Confira a seguir como ele atua no ciclo:
Conquista
No primeiro momento, o perfil do cliente é identificado para designar aqueles que têm propensão à compra e alta chance de conversão.
Também é utilizado o front-end adequado para captar novos consumidores e conquistar aqueles com os perfis desejados, localizando os que possuem dados relevantes, seja por região ou outros aspectos.
Ativação
Aqui, são calculadas as probabilidades de retorno do crédito que será emprestado, para conceder com mais eficiência.
É validada a identidade e os dados do cliente para identificar quais possuem maior risco de fraude.
Rentabilização
Nesta etapa, o perfil do consumidor já é reconhecido e o gerenciamento do crédito é mais assertivo, com sinistros controlados. A partir disso, o motor terá foco total no aumento da venda de produtos e serviços, com a definição de uma política de renovação inteligente para clientes com maior potencial.
Retenção
É a fase de atualizações cadastrais e acompanhamento próximo, para verificar se há inadimplência recente da parte do consumidor, ou, em caso das organizações, se está acontecendo movimentos internos de troca de sócios, demissões, etc.
O motor também prevê a PDD, sigla que refere-se a uma reserva de dinheiro para casos de inadimplentes.
Recuperação
A última etapa do ciclo é o momento de realizar a cobrança e recuperar a dívida. O motor identifica os clientes de risco, encontra os que devem ser cobrados, descobre qual é a propensão de pagamento e reconquista os melhores consumidores.
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A tecnologia utiliza Inteligência Artificial e a combinação de diversas fontes de dados internas e externas, além das próprias regras do cliente, para prever comportamentos e reduzir chances de fraudes e inadimplência na tomada de decisão. Tudo isso de maneira rápida e completamente assertiva.
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