NEUROTECH TECNOLOGIA
Neuromaps, solução de geolocalização

Neuromaps – Solução de geolocalização aumenta em até 113% as vendas banco de investimento

Saber onde os clientes se encontram é importante, mas usar essa informação como inteligência de negócios é muito melhor. Foi com base neste princípio que nós da Neurotech, empresa especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data e um banco digital de varejo desenvolveram o NeuroMaps, uma solução baseada em geolocalização que permite a realização de ações de marketing digital personalizadas de acordo com o contexto dos consumidores.

Neuromaps: o caso de sucesso

Após dez meses de validação dos primeiros experimentos do projeto, as duas empresas iniciaram 2022 comemorando aumentos de engajamento entre 19,6% e 113% acima dos obtidos com as ferramentas tradicionais de marketing digital. Esses resultados foram conquistados por meio de ações realizadas em conjunto com diversas marcas parceiras, além de uma iniciativa desenvolvida com o objetivo de incentivar a imunização contra o Covid-19 junto aos clientes do banco. 

A  gerente de produto da Neurotech, Daniele Kono, revela que o resultado mais significativo foi conquistado com um app de fidelidade de uma rede de postos de abastecimento. 

Neste caso, após identificar quais eram os ‘Locais Relevantes’ dos consumidores, o NeuroMaps permitiu que o sistema do banco entrasse em ação por meios de mensagens via “push” e outros canais sobre promoções contextuais, informando aos clientes da instituição que demonstraram comportamento geolocalizado anterior nas imediações dos postos. 

Resultados

No final da experiência, a consolidação dos números mostrou que houve uma conversão de vendas 113% superior nestas ações em relação às campanhas semelhantes que apenas incentivavam as pessoas a aproveitarem as mesmas promoções da rede de postos, mas sem levar em conta a informação dos locais relevantes.

Dinâmicas semelhantes foram feitas com restaurantes do programa de fidelidade de uma bandeira de cartão, cuja superioridade em relação às demais campanhas que não usaram os Locais Relevantes foi de 31,2%, e com uma plataforma gastronômica parceira, que alcançou 19,6% mais engajamento sobre as ações generalizadas.  

Neuromaps: protagonismo para a Geolocalização

“Um dos principais benefícios do NeuroMaps é conquistar protagonismo para a geolocalização. Os experimentos validaram nossa hipótese de que abordar as pessoas nos lugares e momentos certos, com ofertas relevantes às suas necessidades naquele momento faz toda a diferença”, disse. 

Para oferecer esta possibilidade, o NeuroMaps utiliza tanto o próprio banco de dados do banco de investimentos, quanto às informações disponíveis na Neurolake, plataforma que oferece aprendizagem de máquina como serviço (Machine Learning as a Service, MLaaS) e transforma dados digitais públicos, disponíveis na internet, em mais de 300 variáveis de negócio únicas e em modelos de Inteligência Artificial que ajudam empresas e gestores a compreender melhor seus clientes e gerar decisões personalizadas.

Algoritmo precisa levar em em conta as regras de negócios

Utilizando este universo de dados, foi desenvolvido um algoritmo com regras que determinam os locais relevantes para os clientes levando em conta  critérios estabelecidos segundo as regras de negócios do banco.

“Não basta saber que a pessoa passou por um determinado lugar. É preciso saber se aquele local tem alguma importância estratégica para o cotidiano do cliente. Quanto maior for a seletividade nesta definição, maiores serão as chances de sucesso nas ações”, afirma Daniele Kono. 

Além da ação junto às empresas citadas, outro destaque dos experimentos foi a iniciativa relacionada à vacinação. Após cruzar os dados referentes à idade dos clientes do banco em comparação com as informações referentes aos seus locais relevantes, o banco conseguiu entrar em contato com as pessoas, lembrá-las de quando seria a data de suas respectivas vacinações e informar quais os postos de vacinação mais convenientes para seu deslocamento. 

Neuromaps: próximos passos

Os próximos passos do desenvolvimento do NeuroMaps estão ligados à oferta de  autonomia para o time interno do banco no que se refere à seleção de audiência das ações que envolvem a missão de geolocalização, além da continuidade dos esforços para a descoberta de novas aplicações. 

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 19 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformar dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros e financeiro.