NEUROTECH
Artigo_Estão_todos_falando_de_IA

Estão todos falando de IA, mas ainda não contaram sobre a melhor tecnologia para vendas on-line

Muito se tem falado em como a Inteligência Artificial (IA) torna os negócios mais competitivos e lucrativos, mas você já ouviu falar em Sales Intelligence (inteligência de vendas)? É uma tecnologia de IA desenvolvida para lojas virtuais de diferentes segmentos, que possibilita otimizar o processo de vendas on-line, desde a captação de potenciais consumidores até a conversão.

Neste artigo, você vai entender como atingir a pessoa certa – no momento certo e com a oferta certa com essa incrível ferramenta – e como ela pode ser utilizada em prol do crescimento do seu e-commerce. Acompanhe.

O que é Sales Intelligence?

Sales Intelligence é um sistema que usa algoritmos de Inteligência Artificial para analisar os dados dos consumidores e gerar insights para potencializar as vendas on-line. Isso possibilita segmentar os clientes com características e comportamentos semelhantes em grupos (clusterização), criar perfis ideais de compradores (personas) e fazer a recomendação de produtos mais adequados para cada cliente.

A ferramenta de inteligência de vendas também oferece o recurso de score de propensão, que ajuda a calcular a probabilidade de compra de cada cliente para produtos ou serviços específicos. 

Ao conhecer melhor o perfil, o comportamento e as preferências dos consumidores, a tecnologia também ajuda a definir o canal e o momento mais adequado para entrar em contato com cada grupo de pessoas, criando estratégias de marketing e vendas mais eficientes e assertivas.

Para que serve o software Sales Intelligence?

Em princípio, o principal objetivo da ferramenta Sales Intelligence é conhecer melhor o consumidor, entender suas preferências, necessidades e comportamentos, para oferecer a ele uma experiência de compra mais personalizada e satisfatória. 

Na prática, a tecnologia melhora a comunicação com o cliente, indicando o canal mais adequado para cada etapa da jornada de compra.

Como funciona?

Prático e intuitivo, o funcionamento do Sales Intelligence não é difícil de ser compreendido. A tecnologia funciona a partir da coleta e análise de dados históricos dos consumidores, que podem ser obtidos de diversas fontes como redes sociais, sites, aplicativos, software CRM, e-mail marketing, entre outras.

Esses dados são processados por algoritmos de Inteligência Artificial, que aplicam técnicas de aprendizado de máquina, estatística e outras tecnologias para aprender e entender sobre os interesses, os hábitos e o momento de vida dos consumidores, gerando insights e recomendações para as estratégias de marketing e vendas da sua empresa.

Posteriormente, esses insights são apresentados em forma de relatórios, dashboards, alertas ou sugestões de ações que podem ser utilizados pelos profissionais para melhorar as vendas.

Benefícios da tecnologia Sales Intelligence para e-commerces

A plataforma de inteligência de vendas traz diversos benefícios para lojas virtuais, tais como:

  • Aumentar as vendas, pois permite identificar os clientes com maior potencial de compra e oferecer os produtos mais adequados para cada um, aumentando as chances de conversão e fidelização.
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), na medida em que otimiza o processo de captação de clientes, usando o canal mais eficaz para cada segmento.
  • Melhorar a retenção de clientes, já que possibilita acompanhar o comportamento dos clientes após a compra e enviar ofertas e conteúdos que estimulem a recompra e o engajamento.
  • Aumentar o ticket médio sugerindo produtos complementares ou de maior valor agregado para os clientes, incentivando o aumento do valor médio das compras.
  • Melhorar a satisfação dos clientes, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada e satisfatória, aumentando sua confiança e lealdade à marca.

Como apresentamos neste artigo, Sales Intelligence é uma tecnologia que usa a Inteligência Artificial para otimizar o processo de vendas on-line, desde a captação até a conversão de clientes. 

Se você quer conhecer o seu consumidor, melhorar a comunicação com o seu público e vender mais, entre em contato com a Neurotech. Ajudamos você a ofertar o produto certo para o cliente certo e, melhor, no momento certo. Saiba mais.

Sales intelligence - Banner