Capa_de_blog_-_Artigo_Advanced_Analytics_na_Gestao_de_Saude

O papel transformador do Advanced Analytics na gestão de saúde

Saiba tudo sobre a Advanced Analytics: aplicações, benefícios e como ela transforma os processos do segmento de saúde. Leia Mais!

A área de saúde (operadoras, hospitais, laboratórios, clínicas e consultórios) têm enfrentado desafios cada vez mais complexos, o que inclui aumento de demanda, pressões financeiras e necessidade de tomar decisões eficazes, baseadas em evidências. Diante disso, a aplicação da Advanced Analytics (análise de dados avançada, na tradução para o português) pode contribuir para transformar a gestão no segmento. 

O objetivo deste conteúdo é fornecer a você, gestor, um panorama completo sobre as aplicações e os benefícios desse recurso na saúde. Para isso, vamos destacar como a abordagem é capaz de melhorar os processos de resolução, impulsionando a eficiência operacional.

Boa leitura!

Compreendendo a Advanced Analytics

A Advanced Analytics refere-se ao conjunto de ferramentas que otimizam a coleta e a produção de informações estratégicas por meio da análise de dados. Na prática, é muito mais do que uma tecnologia e está conectada a técnicas como Machine Learning, Inteligência Artificial e mineração de dados. 

O primeiro conceito traduz a atuação de algoritmos que identificam padrões em grandes quantidades de dados, fazendo previsões (análise preditiva). Ou seja, desempenha um papel fundamental em ações voltadas ao futuro. 

Como um todo, a IA possibilita que máquinas realizem inúmeras atividades tradicionalmente feitas por seres humanos de forma autônoma. Esse ponto é crucial para reduzir custos operacionais, direcionar melhor os investimentos, aumentar a produtividade das equipes, etc. 

Por sua vez, a mineração de dados estabelece grandes conjuntos de informações, com base nas análises. Isso dá aos gestores um excelente norte no que se refere a prognósticos para planejamentos de negócio, prevendo nuances mercadológicas e procurando medidas de antecipação.

Tudo isso vai muito além da análise de dados. Essas plataformas são elementares para que os líderes descubram insights complexos e tenham capacidade de prever possíveis acontecimentos. 

Ou seja, investir neste ecossistema é fundamental na atualidade. Coletar, armazenar e tratar informações com qualidade faz toda a diferença para garantir a rentabilidade dos negócios.

Aplicações da Advanced Analytics na saúde

Como em qualquer outro setor, a análise de dados avançada é essencial e dá muitas possibilidades à saúde. A sua implementação facilita a integridade de informações estratégicas, cruciais para melhorar o desempenho dos times no dia a dia e, principalmente, a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. 

Os modelos de verificação melhoram a eficiência operacional, otimizam o fluxo de pessoas e o escalonamento de recursos. Somado a isso, preveem demandas. 

As técnicas de análise preditiva, por exemplo, identificam riscos de readmissão hospitalar, complicações pós-operatórias e desfechos adversos. Desse modo, possibilitam o acolhimento e muitas outras ações colocadas em prática no dia a dia. 

Somado a isso, é válido destacarmos que, para boas tomadas de decisões, os métodos para verificação fundamentalmente devem ser alimentados não apenas por dados internos da empresa, mas também por informações externas de mercado. 

As funcionalidades do Advanced Analytics também permitem a identificação de padrões em grandes conjuntos de dados clínicos, facilitando o diagnóstico precoce e o desenvolvimento de terapias personalizadas. Há, ainda, o potencial ligado ao monitoramento e prevenção de epidemias e surtos de doenças.

Tópicos como o que mencionamos acima fazem toda a diferença nos dias de hoje. A pandemia de Covid-19 comprova a necessidade de preparos específicos e inspeções contínuas, a fim de preparar as redes de saúde para momentos de emergência sanitária. 

Benefícios e desafios de implementação

Tornar a análise de dados avançada uma realidade das operadoras e seguradoras de saúde traz muitas vantagens. As principais são: 

  • Aprimoramento da qualidade de atendimento;
  • Aumento nos índices de satisfação dos pacientes;
  • Excelente identificação de desperdícios, falhas e gargalos em geral;
  • Identificação de fraudes;
  • Maior assertividade no processo de gestão de rede;
  • Melhora da tomada de decisões clínicas;
  • Potencialização de performance na aceitação de risco;
  • Redução de custos operacionais.

Além de transformar o desempenho das organizações como um todo, o olhar atento às informações estratégicas serve para inserir os negócios em um patamar diferenciado dos concorrentes. Ou seja, é um excelente fator competitivo. 

A respeito dos desafios, podemos destacar que os principais se referem a infraestruturas inadequadas de TI, ausência de habilidades analíticas e preocupações com privacidade e segurança de dados. Superá-los é totalmente possível!

No entanto, é necessário investir em infraestrutura tecnológica, firmar parcerias com especialistas em verificação de dados e adotar políticas de proteção de dados robustas. E nós, da Neurotech, podemos ajudá-lo!

Em síntese

A Advanced Analytics oferece grandes oportunidades para a gestão de saúde, permitindo uma abordagem baseada em dados e impulsionada por insights que melhoram a eficiência, a qualidade e a segurança do atendimento. Ao adotá-la, você pode posicionar o seu negócio de forma estratégica, a fim de enfrentar os desafios futuros e garantir ótimas assistências aos pacientes.

Destacamos acima, mas reforçar nunca é demais: as verificações devem, crucialmente, ocorrer a partir da integração de dados internos, do próprio negócio; e externos, vindos do mercado como um todo. É justamente nesse cenário que nós, da Neurotech, podemos ajudá-lo!

A implementação eficaz do recurso requer um compromisso contínuo com a inovação, a colaboração interdisciplinar e a adoção de uma cultura orientada por dados. 

Otimize a gestão da sua operadora de saúde 

Temos o que é necessário para você potencializar a administração de operadoras, cooperativas e seguradoras de saúde. Estamos à disposição para auxiliar sua operação a reduzir sinistros, aumentar as vendas, controlar melhor as despesas administrativas e prevenir fraudes. 

Conheça a nossa solução de análise de dados e saiba mais. 

https://conteudo.neurotech.com.br/plataforma-saude

Matérias relacionados

Inscreva-se para receber conteúdos: