Mesmo com a digitalização de processos transformando a rotina de pessoas físicas e jurídicas, muitas empresas ainda não possuem boas estratégias para um onboarding digital eficiente e que desperte o interesse dos clientes.
Investir em novas formas e tecnologias para atrair e reter os usuários é fundamental para oferecer uma experiência inicial agradável e eficiente e, assim, promover a sustentabilidade da jornada de crédito do cliente. A aplicação de um onboarding digital eficiente, nesses casos, torna-se imprescindível para obter ganhos em produtividade e engajamento.
O processo de onboarding digital pode ser um fator de diferenciação para a sua empresa oferecer uma experiência agradável na ativação dos clientes nas plataformas digitais. Leia mais!
O que é onboarding digital?
Quem nunca desistiu de fazer um cadastro online quando foi contratar produtos ou serviços digitais por achar complicado demais o preenchimento dos dados solicitados? Esse é um dos desafios que um bom onboarding digital resolve.
A sua definição consiste no processo de captura e análise de dados e documentos de usuários para cadastros digitais em plataformas.
Atualmente, esse é o principal aliado das empresas phygital (física + digital), como grandes bancos e financeiras. Com o onboarding bem estruturado, seguro e com as novas soluções digitais para enriquecer o processo, em poucos minutos o usuário faz o cadastro e recebe a resposta para a sua solicitação. São alguns exemplos de processos que necessitam de um onboarding: a aprovação da abertura de conta, a liberação de um empréstimo, a aprovação de uma solicitação de novo limite de crédito e muitas outras demandas importantes para o cliente.
Para ficar mais claro, vamos usar como exemplo a simples atitude de fazer download de um aplicativo. Na maioria deles, assim que a aplicação é instalada no smartphone, se faz necessário o cadastro do usuário na plataforma. Nesse processo, a empresa deve orientar os próximos passos do consumidor, reforçando as vantagens e a facilidade de uso do seu produto/serviço, de modo que ele chegue satisfeito ao final dessa etapa, e a empresa consiga obter os dados necessários para trabalhar com a ativação, retenção e fidelização do mesmo.
Quais são as vantagens do onboarding digital?
A boa aplicação de onboarding digital tem gerado expressivas vantagens para as empresas que investem nesse processo, a fim de aprimorar a jornada de crédito de seus clientes. Confira os principais impactos a seguir:
Reduz a ocorrência de fraudes
Para validar a entrada de novos clientes aos sistemas de uma empresa, as operações de onboarding solicitam que o consumidor envie uma selfie e a imagem do seu documento de identificação. Essas soluções garantem a extração e a validação das informações enviadas pela pessoa. Ou seja, os negócios só estarão sob o risco de golpes se os sistemas forem realmente falhos.
Praticidade de processos
Se antes o cliente tinha de ir até uma agência bancária pessoalmente para abrir uma conta, com diversos documentos pessoais, agora tudo é feito pelo celular, com apenas alguns cliques. O onboarding permite agilizar o processo de formalização dos clientes, dinamizando as atividades das equipes de trabalho e garantindo a agilidade e a praticidade dos processos.
Variadas possibilidades de aplicação
Diversos segmentos empresariais podem utilizar as soluções do onboarding digital, desde que atuem com a validação de usuários. São alguns exemplos: bancos e fintechs que validam clientes, marketplaces que validam lojistas e operações que necessitem incluir em seus sistemas funcionários terceirizados.
Melhora da experiência do usuário
Na prática, o onboarding digital é um dos principais personagens da jornada do cliente. Por meio desse recurso, ocorre a ativação do consumidor, que tem o primeiro contato com a marca.
Isso pode ser um fator importante para a construção de uma experiência rica ao usuário, que contrata um serviço em busca de facilidades. O onboarding torna a jornada mais agradável, diminuindo as possibilidades de fuga no momento do cadastro, por exemplo.
LEIA TAMBÉM:
Impacto da ativação do cliente para a sustentabilidade do negócio
Otimização dos processos internos
A tecnologia por trás do onboarding propicia coleta, análise e organização de dados mais ágeis, seguras e eficazes. Essa vantagem é fundamental para companhias que recebem muitos cadastros por dia e precisam ter acesso facilitado a informações úteis e relevantes.
Nesse processo, é crucial contar com ferramentas tecnológicas capazes de identificar e tratar os dados e documentos fornecidos, oferecendo uma experiência agradável. A Inteligência Artificial através do Customer Analytics fornece a otimização de procedimentos e ainda conecta todas as informações disponíveis para compor o cenário e facilitar o entendimento do mesmo.
Redução de fraudes no onboarding digital
A mudança para o mundo digital aumentou as possibilidades, mas também os riscos para as organizações. Atualmente, o cenário pode envolver uma enorme possibilidade de fraudes. Todas as instituições financeiras encontram no processo de onboarding uma das formas de evitar e mitigar esse grave problema.
A aplicação das tecnologias envolvem, basicamente:
– Documentoscopia:
– Reconhecimento facial:
– Background check:
Assim, é possível cruzar as informações como as dos birôs de crédito, que acompanham o histórico de pagamentos de um cliente, e outras bases para identificar se os dados, documentos anexados ou a própria foto da pessoa é válida ou não. Tudo ocorre de forma automática e rápida.
A companhia pode garantir uma drástica redução nas ações fraudulentas e segurança para os usuários, que estarão protegidos. Relembre aqui o webinar que realizamos sobre o papel da inovação no combate a crimes nos setores financeiro e de crédito.
Com a aplicação de tecnologias que envolvem documentoscopia, reconhecimento facial, background check e outras soluções, é possível cruzar as informações como as dos birôs de crédito e outras bases para assim, identificar se os dados, documentos anexados ou a própria foto da pessoa é válida ou não. Tudo de forma automática e rápida.
Como o onboarding digital é aplicado na jornada de crédito?
O onboarding digital atua principalmente na captação de novos clientes, partindo do primeiro contato com a pessoa, onde o perfil é filtrado através da coleta de seus dados pessoais para o cadastramento. Depois, como citado no início do artigo, as informações são coletadas e validadas e o negócio estabelece o valor do crédito em pouquíssimo tempo para retornar ao solicitante de maneira ágil e eficiente.
A experiência proporcionada ao usuário nos estágios iniciais fomenta o engajamento e a ativação e, consequentemente, a empresa pode aplicar ações mais adequadas para a fidelização e rentabilização dos clientes.
Precisando automatizar o seu processo de decisão?
O Riskpack, solução da Neurotech, funciona como um maestro, que combina a riqueza dos dados para obter decisões mais precisas. Atuando em todas as etapas do ciclo de crédito, ele uniformiza os critérios de avaliação das respostas e reduz consideravelmente o tempo de retorno aos clientes.
Qual o seu desafio? O Riskpack pode solucionar!