ANÁLISE DE CRÉDITO ANALYTICS TELECOM

O desafio da inadimplência no setor de telecomunicações

Saiba mais sobre o desafio da inadimplência nas operadoras de telecomunicações e a solução que o ajudará a enfrentar obstáculos como esse.

O atual cenário econômico tem o aumento da inadimplência como um dos seus protagonistas. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) indicam que a parcela de inadimplentes – aqueles que têm contas ou dívidas em atraso –, chegou a 29,1% das famílias.

A mesma pesquisa aponta que a cada 100 consumidores inadimplentes em abril, 45 estavam com atrasos por mais de três meses.

Além disso, são 10,5 milhões de indivíduos com o nome sujo a mais do que o trazido pelo levantamento de cinco anos atrás. Desde lá, problemas com o pagamento de contas têm impondo incertezas a muitos setores.

Com as telecomunicações, não é diferente. Ainda sob os impactos da instabilidade financeira trazida pela crise sanitária de 2020, pessoas físicas e jurídicas somam débitos com operadoras deste segmento.

Situações como essas prejudicam os consumidores, que consideram os serviços de telecom essenciais para o dia a dia. Por isso, além de tecnologias de ponta, é necessário que as empresas ofereçam condições personalizadas, que se adequem à realidade de cada um. 

A adaptação a perfis variados é vital para o protagonismo de telecom! Somado a isso, é ponto-chave para evitar o salto no número de devedores, que causa transtornos às operações e aos próprios clientes. Vamos falar mais sobre o assunto?

Neste artigo, você vai descobrir tudo a respeito do desafio da inadimplência quando o tema é telecom. Boa leitura!

Importância da análise eficiente da base de clientes

O olhar atento à base de consumidores é fundamental para que a sua empresa conheça quem deseja fechar um negócio sob diferentes pontos de vista. Assim, a Inteligência Artificial torna-se uma excelente aliada contra a inadimplência

A partir da implementação do Open Banking, o recurso passou a ser ainda mais importante não só para resguardar as operações, mas também para proteger os clientes. Atualmente, a IA possibilita, em poucos segundos, análises minuciosas das informações prestadas pelos tomadores.

Basicamente, os objetivos são verificar a reputação dos clientes e verificar como está a situação de cada um deles no presente. Cabe lembrarmos que a verificação dos dados ocorre somente se as pessoas autorizam o seu tratamento.

A velocidade deste processo é vital para apontar perfis de compra dos consumidores e propensão a pagamentos. Isso evita que os indivíduos firmem compromissos financeiros que não têm condições de suportar. 

Nesta conjuntura, as organizações têm à disposição uma série de insights que são cruciais para a melhor tomada de decisão e resultados ainda mais expressivos. Essas são apenas algumas das vantagens da Inteligência Artificial aplicada aos negócios!

O protagonismo do setor de telecomunicações, que tende a aumentar ainda mais a partir deste ano, exige inteligência analítica de dados à altura! O papel exercido pelos recursos de ponta fará toda a diferença para esta área, foco da nossa empresa em 2023.

As soluções que desenvolvemos contribuem para que as operadoras aproveitem com assertividade os seus bancos de dados. A partir disso, é possível ofertar serviços personalizados para os públicos e desenvolver produtos ainda mais certeiros!

Importante: a partir da expansão do 5G, novas necessidades entrarão em cena. Elas incluirão, por exemplo, a criação de uma rede governamental privada, a conexão de escolas e a disponibilidade de serviços na Amazônia.

Diante de necessidades, haverão muitas oportunidades! E saber aproveitá-las, a fim de oferecer novas soluções, sem riscos de inadimplência, será imprescindível!

Melhores práticas e estratégias para lidar com a inadimplência

A contratação de ferramentas de ponta pelas empresas de telecom faz toda a diferença para afastar os riscos relacionados à falta de pagamentos. Neste contexto, um exemplo de solução ideal é o Riskpack!

Essa plataforma para automação de análise de crédito e riscos é mais do que preparada para solucionar desafios, o que inclui a inadimplência nas operadoras de telecomunicações. Com objetividade e eficácia, ela permite verificar o perfil dos consumidores com rapidez!

O Riskpack dá ainda mais segurança para as decisões que vão impactar em suas vendas. A automatização do processo de resolução ocorre com precisão, reunindo informações, consultando fontes, aplicando as regras do seu negócio e sugerindo a melhor medida a ser tomada.

Entre as suas principais vantagens, estão:

  • Acesso à base de dados para acompanhamento da operação; 
  • Opções de bureaus nativos e contratação one stop shop;
  • Regras parametrizáveis;
  • Uniformização de critérios de avaliação das propostas.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a Riskpack

Mantenha a inadimplência longe da sua empresa e tenha sucesso no setor de telecomunicações! Fale com a nossa equipe, confira outras informações sobre a solução e descubra o que podemos fazer por você.