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Não adianta Open sem Action: É hora de usar os dados e mudar o jogo

Por Christian Vincent – Consultor Executivo Comercial da Neurotech

No princípio era só Open Banking, depois virou Open Finance, que se expandiu para Open Insurance, e daí por diante. O fato é que, com o passar do tempo, todos esses conceitos já foram observados e analisados sobre praticamente todos os ângulos.

A conclusão é que não resta mais nenhuma dúvida a respeito do potencial contido nestas ferramentas de escancarar verdadeiras e múltiplas janelas de oportunidades para as empresas tomarem decisões massificadas de forma inteligente e assertivas em relação ao conhecimento horizontal do cliente.

Isso significa entender o tipo de relacionamento que as pessoas têm com seus bancos, saber o que elas consomem ou não consomem destas instituições, como estão suas situações financeiras, etc.

De posse destes dados, e pensando especificamente no varejo, é possível desenvolver inúmeras estratégias com foco em mudar completamente o jogo. Mas isso não se restringe às questões relacionadas aos serviços financeiros. É preciso ampliar a visão e explorar os insights oferecidos pelo mundo Open para todo e qualquer tipo de processo decisório massificado.

Neste sentido, além da óbvia contribuição para as análises de concessão de crédito, podemos elencar outras situações como venda, relacionamento, ofertas, on boarding, limites, cobrança e outros.  É preciso conectar essa nova avalanche de informações com o conhecimento represado na base de CRM para promover ativação de novos produtos e serviços, recomendar ofertas e colocar em prática tudo o que a criatividade e a inteligência de negócios puder criar.

Pensando dessa forma se torna assustadora a quantidade de oportunidades que o varejo está deixando na mesa por falar muito sobre a importância dos dados, mas, infelizmente, agir pouco.

O atual momento macroeconômico do país apresenta muito mais facilidades do que em outras épocas. Dessa forma, colocar o Open em “Action” é algo que o varejo precisará fazer o quanto antes para buscar mais rentabilidade e muito mais eficiência.

Christian Vincent é Consultor Executivo Comercial da Neurotech.