Neurotech

Capa-INDS-Jul_24

Demanda por seguros de automóveis cresce 7,58% em julho

Alta do mercado foi impulsionada pelo bom momento de vendas de novos veículos; confira o INDS

 

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou, em julho, um crescimento de 7,58%, em comparação com o mesmo mês de 2023. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. Já na comparação com o mês anterior, junho de 2024, houve recuperação de 6%, após leve recuo no último cenário. 

Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, destaca o impacto do mercado de veículos novos:

– “A Fenabrave mostrou recentemente que o primeiro semestre de 2024 teve um crescimento de 16,26% em relação a 2023, somente no segmento de automóveis e comerciais leves. Desde o ano passado, observamos condições de crédito mais favoráveis no mercado automotivo, em comparação com outros setores como o varejo”, afirma.  

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), durante o mês de julho o número de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves cresceu 5,8% em junho, comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, junho, o cenário positivo se manteve, com aumento de 12,27%.

Impacto dos financiamentos

Os dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgados pela B3, mais uma vez, evidenciam o bom momento vivido pelo mercado. Em julho, o número de financiamentos de veículos atingiu 626 mil unidades, um crescimento de 27% em relação às 492 mil unidades financiadas em julho do ano passado. Este foi o melhor mês desde o início da série histórica em 2013. No acumulado do ano de 2024 até o mês de julho, as vendas financiadas somaram 4,058 milhões, entre veículos novos e usados – incluindo motos, autos leves e pesados. Esse número apresentou um crescimento de 24,3% em relação ao ano de 2023, ou seja, cerca de 793 mil unidades a mais.

Ainda de acordo com o INDS, todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento da demanda por seguros no apanhado anual. A região Centro-Oeste teve o melhor resultado, com aumento de 7,41%. Nordeste (6,66%), Norte (6,35%), Sudeste (7,75%) e Sul (5,50%) completam o ranking.

 

Demanda por idade

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros de julho de 2024 também reforçou uma mudança de comportamento entre os condutores mais jovens. Entre a faixa etária de 18 a 25 anos, que tradicionalmente apresenta menor procura junto às seguradoras, houve um crescimento de 11,49% em comparação com julho do ano passado. Já entre os condutores com 60 anos ou mais foi observada uma recuperação de 6,04%, após resultado negativo em junho. 

 

Sobre o INDS

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.

 

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.

 

Matérias relacionados

Inscreva-se para receber conteúdos: