CONCESSÃO DE CRÉDITO INDC
Capa - INDC Fev_24_

Demanda por crédito no Brasil caiu 13% em fevereiro

Levantamento realizado pela Neurotech mostrou que, pelo segundo mês, segmento varejista foi o principal responsável pela retração

A demanda por crédito no Brasil registrou queda pelo quinto mês consecutivo. Em fevereiro, a procura por parte dos consumidores recuou 13%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que mostrou o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços. Em relação ao mês de janeiro, a queda foi de 5%.

Apesar do aumento da procura entre segmentos de serviços (+16%) e dos bancos e demais instituições financeiras (+1%), no recorte anual, o recuo de 36% no varejo foi, novamente, o principal influenciador do balanço negativo do mês. Na comparação com janeiro, apenas a categoria dos bancos registrou crescimento, de 9%. As quedas de 10% no setor de serviços e de 22% no varejo reforçaram o cenário desfavorável.  

Crise impacta comportamento do consumidor

Natália Heimann, head de produtos Analytics da Neurotech e responsável pelo indicador, lembra que o segmento varejista no Brasil vem enfrentando uma notável crise desde o ano passado, o que impacta diretamente o comportamento dos consumidores. “Recentemente temos visto algumas gigantes do varejo fechando centenas de lojas e diminuindo sua atuação no país. Com isso, a oferta de crédito também sofre impacto do cenário desfavorável e derruba a demanda, ainda mais quando consideramos que o cenário econômico, como um todo, ainda exibe recuperação lenta”, afirma.

Uma leve onda positiva, segundo ela, talvez aconteça com a chegada da Páscoa. “É uma data em que o brasileiro ainda entende como muito tradicional o gesto de presentear com os chocolates. É provável que muita gente faça “uma força” no orçamento, lembrando que os preços costumam aumentar bastante. No próximo Índice esse impacto deve ser notado, mas ainda de forma tímida”, completa Natália.

Números do Varejo

No segmento varejista, em fevereiro, apenas a categoria Supermercado apresentou uma recuperação mínima de 1%, na comparação dos últimos 12 meses. As demais registraram quedas consideráveis: Lojas de Departamento (-62%), Vestuário (-52%), Eletro/Móveis (-32%) e Outros (-8%).

Na comparação mensal, apenas na categoria Outros a demanda por crédito teve aumento de 1%. As demais fecharam o mês em baixa: Vestuário (-35%), Lojas de Departamento (-32%), Supermercado (-20%), e Eletro/Móveis (-1%).

Sobre o INDC

O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) abrange um universo de empresas, instituições financeiras e varejistas e mensura o apetite do brasileiro pelo crédito. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em concessão de crédito, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da financeira e se há ou não indícios de fraude.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformar dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.

Saiba mais em https://www.neurotech.com.br/