A era do crédito inteligente: desafios em rentabilização e cobrança
Cobrar é sempre delicado, certo? Diante da era do crédito inteligente, saiba como melhorar esse processo e evitar riscos. Leia Aqui!
A era do crédito inteligente trouxe consigo infinitas oportunidades. O ciclo, iniciado há algum tempo e que se perpetua até os dias de hoje, se destaca pela facilidade de acesso ao crédito.
Ou seja, a partir da concessão de valores, muitas pessoas podem realizar os seus sonhos. Cenários como esse, repletos de atualizações, contribuem não só para isso, como também para movimentar a economia de diferentes formas.
Há, no entanto, muitas demandas. O relacionamento com o cliente, os modos de cobrança e as práticas necessárias para rentabilizar o consumidor, por exemplo, envolvem alguns dos principais desafios no momento.
Diante da busca por rentabilidade sustentável e eficiência na recuperação de crédito, as instituições financeiras enfrentam dificuldades em muitas frentes. É o caso do seu negócio?
Se a resposta for sim, saiba que este conteúdo irá ajudá-lo. Continue aqui e fique por dentro do tema: contextos, obstáculos e perspectivas perante à atualidade, soluções que podem contribuir com você e muito mais.
Boa leitura!
Rentabilização no contexto do crédito inteligente
A era do crédito inteligente é marcada pela contínua evolução de inúmeros modelos. Hoje em dia, os métodos tradicionais de cobrança têm sido substituídos por abordagens avançadas, baseadas em análise de dados e Aprendizado de Máquina.
Nesse sentido, algo que é delicado, mas ao mesmo tempo essencial para manter a saúde financeira da operação, ganha novos e importantes contornos. A aplicação de diversas ferramentas otimiza a visão acerca do perfil do consumidor.
Com o levantamento de informações detalhadas, é possível verificar se ele é, ou não, um bom pagador. O histórico faz toda a diferença para evitar a concessão de crédito em padrões suspeitos, evitando perdas financeiras e muitos outros prejuízos aos negócios.
Assim, ter a tecnologia como aliada às estratégias de cobrança traz diversos benefícios. Entre os principais, podemos destacar:
- Aplicação das melhores práticas do mercado internamente;
- Estruturação do funcionamento da empresa como um todo;
- União da expertise humana aos recursos tecnológicos de ponta.
O olhar atento aos dados também conecta-se com maestria à precificação de riscos e à personalização e segmentação. Em relação ao primeiro ponto, a inteligência analítica de dados contribui para equilibrar a oferta de crédito acessível aos clientes, mitigando riscos e garantindo a lucratividade.
Quando falamos do segundo, verificações minuciosas possibilitam a personalização das ofertas de crédito. Ou seja, os riscos de conceder valores a maus pagadores, por exemplo, é drasticamente reduzida.
Desafios na cobrança de crédito inteligente
Cobrar é um dos principais desafios na era do crédito inteligente. Nos últimos anos, a partir das transformações de mercado impostas até mesmo por crises sanitárias, a tarefa se tornou ainda mais delicada.
Para se ter uma ideia, os efeitos econômicos causados pelo período pandêmico devem ser sentidos pela população brasileira até 2045. A projeção é de cientistas que compõem a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A observação dos profissionais menciona que oportunidades ligadas a emprego e geração de consumo e renda são algumas das principais afetadas pela crise sanitária. A perda de consumo em potencial é visualizada principalmente a partir de 2021, ano do pico de mortes causadas pela Covid-19 no país.
Segundo os pesquisadores, os estados mais afetados pela pandemia podem ter ainda mais dificuldades de recuperação econômica. Diante de fragilidades maiores e mais frequentes, frente aos desafios do cenário, tendem a aumentar também índices como a taxa de inadimplência, entre muitas outras.
A boa notícia é que não faltam boas perspectivas quanto a esse assunto. São 3 os principais pilares que destacamos aqui. Saiba mais:
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Prevenção da inadimplência
A tendência é que os modelos preditivos guiem cada vez mais estratégias de cobrança. A análise de dados também será muito valiosa nesse cenário.
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Recuperação de crédito eficiente
Em atendimento a essa necessidade, a tecnologia se fará bastante presente (e necessária). Recursos como os chatbots e a Inteligência Artificial devem agilizar e otimizar ainda mais o processo de cobrança.
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Relacionamento com o cliente
Tão relevante quanto o papel da tecnologia é relacionar-se com o público de muitas formas. Assim, também devem crescer as diversas estratégias de interação com os clientes, seja no físico ou no digital, a fim de entender melhor as suas necessidades.
Como podemos ajudá-lo diante deste cenário?
A resposta é simples: por meio do Riskpack Concessão, produto que se adapta perfeitamente à era do crédito inteligente. Com ele, é possível reduzir riscos e transformar dados em decisões precisas, potencializando a concessão de crédito.
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