O Open Banking no ciclo de crédito traz uma série de facilidades aos usuários. Acima de tudo, o banco aberto (tradução literal), é um modelo de sistema bancário que permite ao usuário uma maior liberdade e um melhor controle sobre seus dados financeiros. Isso, entre outras coisas, facilita o processo de migração para outra instituição financeira, sem tanta burocracia, por exemplo.
Contudo, você sabe qual é o impacto do Open Banking no ciclo de crédito?
Preparamos este artigo para explicar melhor para você as causas e as consequências desta prática. Acompanhe!
O que é ciclo de crédito?
Conceder crédito aos clientes é uma prática bastante comum, entretanto, arriscada. Portanto, a gestão do ciclo de crédito deve garantir uma maior segurança para as empresas, com o uso da Inteligência Artificial e Big Data, isso pode ser feito de maneira assertiva, evitando fraudes e reduzindo a exposição à inadimplência.
Como funciona o ciclo de crédito na prática?
O ciclo de crédito ocorre a partir da definição do perfil do cliente, por meio de quatro etapas:
- Prospecção: onde entram os dados e informações pessoais a respeito da pessoa. Sendo assim, saber onde ela mora, sua situação financeira, histórico de compras e dados cadastrais, ajuda a definir se esse cliente será bom ou mau pagador. Com isso, então, fica mais fácil saber para quem conceder crédito.
- Concessão: nesta parte, os dados são analisados profundamente e os riscos são estipulados. Investigue o CPF ou CNPJ do solicitante para ver se ele tem algum débito com outra instituição em aberto. Sabendo destes detalhes, você determina com precisão a porcentagem de chances de retorno do valor da dívida.
- Gestão do Portfólio: chegou a hora de uma aproximação mais direta com o cliente. Aqui, deve-se acompanhar o histórico mais recente dele. Faça perguntas, como: houve inadimplência nos últimos meses? Algum problema fiscal ou troca de gestão? Estar atento a esses detalhes ajuda no momento da negociação e também a preparar renegociações, se for o caso.
- Cobrança: última etapa do ciclo de crédito. Como fazer isso e recuperar o valor do empréstimo? Este é um processo bastante complexo porque pode provocar um abalo na relação de confiança entre cliente e instituição financeira. O mais indicado é, antes de cobrar diretamente, procurar entender a situação e os motivos para o atraso. Às vezes, não se trata apenas de não querer pagar, mas sim de não poder pagar.
Como usar o Open Banking no ciclo de crédito?
As companhias de crédito estão cada vez mais dedicadas em transformar o mercado por meio do uso da tecnologia, para facilitar e aprimorar os processos. É aí que entra o Open Banking.
Com o crescente volume de dados que serão gerados pelo Open Banking e a praticidade no compartilhamento que ele traz, abre-se a possibilidade de desenvolvimento de soluções ainda mais ágeis, simples e baratas.
Neste processo, a Inteligência Artificial e Big Data serão ferramentas fundamentais para organizar e processar tudo isso, trazendo respostas rápidas e assertivas às necessidades dos gestores de crédito.
Isso contribui tanto para o usuário, que terá sua questão solucionada em menor tempo, quanto para as instituições financeiras, com uma quantidade superior de informações para trabalhar.
Além disso, o sistema conta com a supervisão do Banco Central, o acesso aos dados autorizados pelos clientes é limitado apenas para empresas participantes e a permissão de acesso poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela desejar.
Conheça as nossas soluções!
Conte com a nossa ajuda e a Inteligência Artificial para tomar decisões mais precisas e com mais segurança, entre em contato conosco! Com as nossas variáveis diferenciadas garantimos a você novos modelos muito mais completos, atualizados e personalizados para que você tome as decisões certas em todo ciclo de crédito.