INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NEGÓCIOS NEUROTECH
Materia_Forbes_capa_de_blog_neurotech.jpg

Neurotech é uma das 10 empresas mais inovadoras segundo a Forbes

A Neurotech é uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil segundo uma lista divulgado na edição nº 102 da revista Forbes e que inclui companhias de renome como Cargil, Energisa, iFood, Syngenta, Pismo, Carbonext, Alice e BHub. 

De acordo com a matéria publicada na Forbes, a Neurotech ocupa posição de vanguarda quando o assunto é o desenvolvimento de soluções para tratamento de dados.  Por meio de inteligência artificial, a companhia analisa todas as informações à disposição das empresas para as quais trabalha e que muitas vezes não são usadas de maneira eficaz.

“Nossos clientes tomam 70 milhões de decisões todos os meses com base em nossas soluções”, afirmou Domingos Monteiro, CEO da Neurotech, durante a entrevista concedida à revista. São decisões como subscrever ou não uma apólice de seguro, bem como conceder crédito, por exemplo.

Segurança aos clientes e mais assertividade nas decisões dos gestores

As soluções com base em inteligência artificial desenvolvidas pela Neurotech são capazes de analisar milhões de dados em poucos segundos, dando mais segurança ao cliente na hora de confirmar a concessão de crédito ou tomar qualquer outra decisão

Pegando como exemplo o setor de seguros, as empresas do ramo calculam o valor das apólices com base em dados conhecidos como a movimentação dos preços dos veículos e o risco com base nos dados do condutor.

O sistema da Neurotech, porém, permite analisar muito mais. “Com nosso sistema as seguradoras passam a usar dados já disponíveis, mas que não entravam no cálculo como, por exemplo, os dados das secretarias de segurança pública sobre furtos, roubos e acidentes nas regiões pelas quais os veículos passam”.

A grande vantagem é que a solução da Neurotech possibilita que as empresas usem as informações com inteligência. Uma pesquisa realizada pela Dell do Brasil mostra que 73% dos executivos entrevistados estão conscientes de que usar bem as informações é essencial para a boa tomada de decisões.  

A Neurotech desde sua fundação

A Neurotech foi criada no centro de inovação da Universidade Federal de Pernambuco há 20 anos. É pioneira na criação de soluções e sistemas de inteligência artificial, machine learning e big data. 

O objetivo da Neurotech no mercado é transformar um mundo de informações confiáveis e relevantes para que seus clientes obtenham resultados incrementais expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios.

“Apesar de as pesquisas como a da Dell mostrarem que mais de 70% dos executivos têm consciência da necessidade de usar as informações de forma inteligente, na prática apenas 28% das empresas usam os dados com eficiência. Isso porque os recursos são escassos e a correria do dia a dia faz com que o hoje engula o amanhã”, diz Monteiro.

Ao trazer, em poucos segundos, informações detalhadas e confiáveis a Neurotech ajuda os gestores dessas empresas a terem o tempo necessário para usar com inteligência e eficiência os dados captados. “Não há alternativa. A empresa que não inova corre o risco de não se manter no mercado”.

Neurotech em números

Cerca de 20 meses depois de ser fundada, a Neurotech já tinha 15 clientes. Hoje, presta serviços para cerca de 300 companhias e trabalha com a expectativa de faturar R$100 milhões até o final deste ano. 

No dia 9 de novembro foi anunciado o início da operação de compra da Neurotech pela B3. O fato foi comemorado por ambas as partes porque, de um lado, a B3 complementa sua oferta de produtos de dados e soluções analíticas. De outro, a Neurotech dá um grande passo para que as soluções baseadas em inteligência artificial se tornem cada vez mais comuns no Brasil. 

Conheça mais sobre o nosso trabalho acessando nosso site.