INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL MACHINE LEARNING

Machine Learning e melhor gestão

Se você tem acompanhado nossas publicações, sabe que graças à Inteligência Artificial e ao Machine Learning é possível conhecer melhor o consumidor, desde seus hábitos de consumo até prever produtos de interesse considerando as buscas efetuadas por eles na Internet. E, com os insights gerados pela tecnologia, a construção de uma estratégia para melhorar a experiência do cliente é mais assertiva e, consequentemente, aumenta as vendas.

Isso acontece porque as soluções de Inteligência Artificial que usam Big Data e Machine Learning são capazes de, por exemplo, analisar um grande volume de informações e encontrar padrões que ajudam os negócios a decifrarem o comportamento do consumidor. É importante lembrar que este é apenas um dos usos mais comuns desta tecnologia. Há muito mais para explorar no dia a dia dos negócios.

Ela pode ser aliada em inúmeros desafios e empregada em quase todos os ramos de atividade. Inclusive auxiliando na tomada de decisões a partir de análises mais inteligentes e que têm como fonte um grande volume de dados. Todo esse processo é feito rapidamente e com capacidade superior a do cérebro humano pela capacidade de correlacionar ao mesmo tempo um grande número de variáveis.

Mas vamos dar um passo atrás e, antes mesmo de conhecer bem o consumidor, que tal aproveitar o potencial do Machine Learning para olhar para dentro da empresa e entender o que pode ser melhorado? Talvez, neste exato momento você esteja precisando otimizar processos, gerenciar estoques, estimar riscos, gerir os funcionários ou até prevenir falhas em cadeias de suprimentos.

Machine Learning se aplica a todas as demandas acima e pode se tornar uma poderosa ferramenta para a gestão de um negócio, facilitando a tomada de decisão e diminuindo os erros originados de ações ancoradas em “achismo”, e não baseadas em fatos. Enfim, ele gera vantagem competitiva às empresas por poder ser aplicado em vários setores.

Um universo de informações dentro de cada empresa

Valorizar o cliente sempre foi requisito fundamental no mundo dos negócios. E na era digital não é diferente. O consumidor tem papel relevante, pois a cada compra ou a cada pesquisa que faz na Internet ou contato que faz com sua empresa, alimenta a fonte de informações que pode levar a insights do que está acontecendo. Ao serem aprendidos de situações passadas e analisados por soluções tecnológicas, como o Machine Learning, estes dados tornam-se úteis. O melhor é que parte deles está dentro de sua empresa e são o capital digital do negócio.

Como as máquinas aprendem sozinhas a partir de casos ocorridos e detectam padrões, elas trabalham de maneira autônoma, retornando com relatórios que traduzem dados complexos e ajudam a sugerir decisões certeiras. É baseado nestes dados que você vai, entre outras utilizações, gerir de forma mais eficiente o estoque. Isso porque a solução de Inteligência Artificial consegue analisar as informações e estabelecer o potencial de venda de um produto, tendo como referência os hábitos e pesquisas dos clientes.

Ao ter controle do estoque, certamente haverá redução com custos de armazenamentos desnecessários e logística de produtos. Assim, diminui o número de artigos encalhados nas prateleiras e que correm o risco de terem a data de vencimento expirada. Considere ainda que a renovação de estoque é um motivo para tornar o cliente mais satisfeito e com chances de encontrar o que procura.

Exemplos de como usar o Machine Learning na gestão dos negócios

Segundo uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Blue Yonder, em 2017, 81% dos consumidores não acham exatamente o que procuram em lojas físicas ou online e 30% dos pesquisados declararam que abandonam seus carrinhos justamente por isso. Enquanto que outros 28% compraram um produto semelhante ao que procuravam, mas não ficaram satisfeitos ao levar similares.

Com a Inteligência Artificial pode-se também tornar mais ágil o envio de um produto para o cliente final. Isso porque a ferramenta traça as melhores rotas de transporte, economizando combustível, custos de manutenção e tempo. Considere a escala de operação de um grande varejista ou grandes cadeias e avalie o impacto da economia gerada.

E, do outro lado, a eficiência na entrega deixa o cliente mais satisfeito e aumentará a chance dele voltar a comprar no mesmo estabelecimento. No caso de um delivery de comidas, a solução orienta o cliente quanto ao restaurante mais adequado para seu perfil de consumo e agiliza a compra.

Se a empresa é do ramo financeiro ou de seguros, o Machine Learning consegue calcular riscos nos investimentos ou se a abertura de uma nova unidade em um determinado local é viável e, até, estimar o impacto do lançamento de um produto ou serviço.

Outra aplicação de Machine Learning que facilita a gestão de um negócio é a identificação de padrões na empresa que podem gerar prejuízos, como fraudes ou turnover em departamentos. No RH ele ajuda a localizar colaboradores desmotivados ou que não se encaixam com as diretrizes do negócio e suas responsabilidades na empresa. Com esta informação, os líderes podem atuar para evitar desligamentos. A ferramenta também pode contribuir nos processos seletivos, pois vai analisar os currículos e cruzar dados rapidamente.

Há ainda a possibilidade de tornar processos fabris mais ágeis, identificando fluxos de produção ineficientes ou automatizando etapas para redução de custos. Em processamento de documentos, o Machine Learning elimina falhas e evita o retrabalho ou mesmo potenciais multas por eventuais atrasos de pagamento. Como pode ver, o Machine Learning é uma parte importante da Inteligência Artificial e ferramenta que tem se tornado cada vez mais fundamental para as empresas da Indústria 4.0, e que querem se manter entre as mais competitivas dos segmentos onde atuam.