A cada dia, a Inteligência Artificial (IA) conquista mais espaço no cotidiano das pessoas e empresas e se torna essencial para gestão de negócios, definição de estratégias inovadoras, automatização de processos, monitoramento do mercado, conquista e fidelização de clientes. Com sua capacidade de aprender o comportamento humano, essa tecnologia está revolucionando o universo corporativo e impactando positivamente os resultados das empresas.
Mesmo com a inserção de IA em diversos setores das empresas, todo o potencial desta tecnologia ainda não foi aproveitado. Ou seja, há muito para aprender, desenvolver e utilizar. Certamente, isso provocará mudanças de paradigmas intensas e rápidas nos negócios. Tocamos apenas a ponta do iceberg no potencial de aplicações da Inteligência Artificial. Hoje, a IA vem sendo aplicada na indústria financeira, no varejo, em seguros, na saúde e na indústria entre outros segmentos.
Apesar de cada aplicação ter sua especificidade e seu fim, o objetivo do uso da tecnologia é identificar melhores oportunidades de negócios, incrementar o faturamento por meio de uma melhor experiência proporcionada ao cliente, reduzir custos e prejuízos automatizando processos, e facilitar a vida das pessoas com software baseados em IA. E isso se dá porque os sistemas de IA, principalmente os que utilizam Machine Learning, conseguem levantar dados, organizar e cruzar um grande volume de informações de maneira rápida e segura, e gerar previsões que potencializam a capacidade dos gestores tomarem decisões com melhor qualidade.
A partir daí, pode contribuir na adoção de estratégias mais assertivas para o negócio, identificando, entre outras coisas, o comportamento do consumidor, as tendências de demanda e prever qual é o próximo produto que o cliente vai comprar. Com IA é possível saber quais os melhores clientes, os produtos ou serviços mais populares, o que causa maior impacto na vida dos consumidores, como aumentar a eficiência do marketing, como personalizar o atendimento ao consumidor, como oferecer novas experiências para fidelizar o cliente e até como otimizar o processo de recrutamento e seleção de pessoal.
De maneira geral, a tecnologia é aplicada para facilitar o cotidiano das pessoas e da corporação, reduzindo a carga de tarefas operacionais. Com uma carga de trabalho mais leve e menos repetitiva, os colaboradores podem se dedicar a tarefas que exigem criatividade e que trazem maior valor para as empresas.
O efeito do uso da IA do outro lado do balcão
À medida que a IA vem sendo utilizada por mais e mais empresas, de diversos segmentos, seus efeitos são mais percebidos pelos consumidores. Inclusive na forma como eles se relacionam com as marcas e negócios. Segundo pesquisa realizada pela Gartner, empresa global especializada em pesquisa e consultoria, em 2020, 85% das interações dos consumidores com as empresas serão feitas por meio da IA, sem a intermediação de pessoas. Embora possa se questionar quando isso ocorrerá exatamente é fato que essa tendência aumentará a cada ano. Isso porque muito se evoluiu nas tecnologias de assistentes virtuais, seja por voz ou texto.
Se antes o telefone era o principal canal de contato entre empresa e cliente, agora o SAC se modernizou. Hoje os diálogos acontecem via e-mail, redes sociais ou chats. Neste tipo de comunicação, a IA faz a triagem das solicitações e soluciona sozinha boa parte dos problemas. Mais uma vez, a carga operacional dos atendentes é reduzida, deixando o tempo livre para se concentrar em demandas que necessitam da intervenção humana.
Sim, no relacionamento com o cliente, a IA é utilizada para melhorar a comunicação, antecipar demandas e solucionar problemas. Com a experiência do consumidor ampliada, os resultados comerciais melhoram. A máxima de que clientes satisfeitos geram mais negócios, afinal, uma vivência positiva hoje pode gerar novos retornos no futuro, nunca esteve tanto no radar das empresas.
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Inteligência Artificial aplicada aos negócios
Três exemplos de como a IA pode melhorar o resultado de uma empresa
Dados, experiências, personalização e predição estão transformando a sociedade e, consequentemente, o mundo dos negócios. Isso acontece por conta da soma da IA e do Big Data. Assim, é possível compreender os padrões dos consumidores e atender às suas mais específicas demandas, ou até prever o próximo passo do cliente. E este entendimento é feito de maneira rápida e assertiva.
1. No ramo de seguros, por exemplo, a utilização da tecnologia ajudou a reduzir a sinistralidade do segmento em uma grande empresa do setor. Com apoio de especialistas em soluções de IA, a base de dados foi enriquecida, gerando melhoria na tomada de decisão por meio de um motor baseado em IA. Isso deu origem a uma plataforma integrada para aferição de risco que identificou 17% de potenciais sinistros em apenas 5% das propostas. O resultado conquistado foi equivalente a 500% de ROI, 20% na diminuição de sinistros e 5% na redução do custo anual da TI.
O Varejo é um dos segmentos que tem utilizado os recursos de IA para, entre outras aplicações, direcionar ofertas, analisar riscos de crédito e, claro, vender mais. Um exemplo de bom uso vem de uma rede de lojas espalhadas pelo Brasil que trocou o processo de análise de concessão de crédito mais tradicional por um sistema baseado em IA.
2. O método anterior demandava muito tempo de espera dos clientes que solicitavam o cartão de crédito da empresa. Com a nova ferramenta, a avaliação ganhou agilidade, reduzindo de 25 a menos de 3 minutos, o tempo de emissão do cartão de crédito dentro da loja. Além disso, o conjunto de informações fornecidas mostra a capacidade de um cliente honrar o financiamento solicitado, mesmo estando negativado nos bureaus de crédito. Entre os resultados conquistados, os clientes passaram a comprar mais com a emissão imediata do cartão, aumentando o faturamento da empresa.
Outra grande e tradicional rede de lojas brasileira optou por promover experiência para o consumidor e adotou uma solução que emprega IA. Ela tem investido no uso de plataformas digitais que permitem atendimento cada vez mais ágil, prático e eficiente. Inclusive, a concessão de crédito é feita de maneira 100% digital, realizada via tablet nas mais de 320 unidades da rede.
3. A mudança é uma experiência impecável para os clientes que, antes, tinham que se dirigir até as áreas de atendimento e, de acordo com o dia, esperar em uma longa fila. Agora, com uso do tablet e a análise via IA o consumidor continua a fazer suas compras enquanto é atendido. E melhor, todo o processo leva apenas 7 minutos.
De fato, não faltam exemplos de como é possível aumentar os resultados corporativos usando Inteligência Artificial. A mudança já está acontecendo, não fique de fora.