A higienização e o enriquecimento de dados são fundamentais para otimizar a atuação das organizações sob diversos pontos de vista. Com o crescimento vertiginoso do Big Data, tornou-se cada vez mais necessário aplicá-los para melhorar as atividades realizadas pelos diferentes setores das companhias.
Em síntese, podemos destacar que ambos têm a missão de organizar, completar e atualizar um universo repleto de muitas informações. Nesse sentido, contribuem para o aprimoramento de diferentes estratégias de negócio, aumento no número de vendas, melhora da comunicação com clientes e fornecedores, agilizando processos, entre outros.
Mas, o que significam esses conceitos? O primeiro se dedica à análise e verificação minuciosa de dados, evitando a entrada de informações duplicadas, inválidas ou inconsistentes.
O segundo visa completar a base de clientes. Ao usar informações que a companhia já tem, é possível chegar a dados psicográficos e socioeconômicos, por exemplo.
Neste artigo, falaremos justamente sobre a tarefa de enriquecer informações. Continue conosco e boa leitura!
O que é enriquecimento de dados?
A base cadastral é elementar para a operação de qualquer empresa, independentemente do tamanho e do segmento de atuação. Afinal, é esse conjunto de informações importantes que permite aprimorar uma série de processos.
Como destacamos acima, o enriquecimento de dados consiste em completar as informações da base de clientes. Isso é fundamental para compreender melhor o perfil dos consumidores e complementar os dados básicos que, geralmente, são disponibilizados pelos consumidores em um primeiro contato (nome, CPF ou CNPJ).
Com isso, é possível ter acesso a redes sociais, gostos e preferências, profissão e escolaridade, interação e engajamento com determinados produtos e/ou serviços, etc. Tudo isso dá à companhia um poder maior sobre a definição de ações, que serão mais assertivas diante do total conhecimento sobre o comportamento das pessoas.
Enriquecimento de dados e Data Lake
Você sabe o que é Data Lake? As informações nele contidas servem justamente para atualizar os dados que as empresas já possuem.
Essa ferramenta funciona como um repositório centralizado, que permite armazenar uma grande quantidade de dados, estruturados ou não. Em um único local, é possível armazenar e manipular as informações.
O recurso tem como alguns pilares o armazenamento seguro, a catalogação, a análise, a previsibilidade de resultados e a movimentação de dados. A arquitetura dessa solução dá agilidade, flexibilidade e digitalização às empresas.
Ou seja, por meio do enriquecimento de dados, torna as empresas mais competitivas no mercado, com capacidade de sobra para potencializar tudo o que é oferecido aos clientes.
Enriquecimento e higienização de dados cadastrais
Para que o aperfeiçoamento das informações ocorra com eficiência, é fundamental fazer a higienização e o enriquecimento, exatamente nessa ordem. A primeira etapa dos trabalhos tem objetivos como:
- Eliminar dados duplicados;
- Padronizar informações;
- Recuperar informações faltantes;
- Uniformizar estilos de escrita (caixa alta ou baixo, uso ou não de acentos, etc).
Depois que a “limpeza” é feita, inicia o processo que visa aprimorar os dados das organizações. Nele, são utilizadas chaves de cruzamentos comuns nos cadastros, como nome, CPF ou CNPJ, e-mail e telefone.
Esses são alguns dos dados que podem ser obtidos a partir do enriquecimento:
- E-mails e telefones relacionados;
- Escolaridade;
- Profissão;
- Sexo.
Enriquecimento de dados e LGPD
Em vigor desde 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada com o objetivo de proteger os direitos de privacidade e liberdade dos cidadãos. Em relação ao enriquecimento de dados, a legislação destaca:
- O procedimento é autorizado, desde que não seja feito de má-fé;
- Os titulares dos dados devem ser comunicados sobre o tratamento;
- A finalidade da intervenção também precisa ser compartilhada com os cidadãos;
A LGPD busca fortalecer a privacidade nas organizações. Assim, deixa claro que enriquecer dados pode ocorrer, desde que com respeito às necessidades de negócio e transparência.
Como enriquecer dados?
Potencializar a base de cadastros das companhias é possível a partir de diversas ações. Entre as principais, estão:
- Criação de formulários de cadastro;
- Diálogo direto com os consumidores através do call center;
- Disponibilização de conteúdos ricos via blog ou e-mail;
- Promoção de eventos.
Mais dados para análises mais completas
Diante do importante papel desempenhado pelo enriquecimento de dados, você deve estar se perguntando: por que automatizar essa tarefa?
A resposta é simples: por que a tecnologia aplicada ao processo dá eficiência e precisão às empresas. As chances de erro durante a execução dos projetos diminuem consideravelmente.
Com as companhias mais ágeis, é possível escalá-las em um universo gigante de dados, permitindo que investimentos sejam reorganizados internamente. E com menos riscos!
Automatizar a análise de dados cria uma verdadeira nuvem de benefícios! Palavras como sucesso, entendimento, transformação, lucro estratégia e economia resumem as vantagens.
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Não fazer parte das mudanças promovidas pela automatização é capaz de colocar as empresas em risco. Atualmente, companhias que têm a tecnologia como aliada usam a inteligência competitiva como um importante diferencial de mercado.
Somado a isso, é necessário ter em mente que não basta colher os dados. É preciso tomar decisões com inteligência, implementar ações efetivas e acompanhá-las de perto.
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