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Qual é a influência do Big Data na tomada de decisão de gestores?

O uso da Big Data na tomada de decisão se popularizou à medida que as corporações passaram a perceber a importância da coleta e tratamento de grandes volumes de dados, com um objetivo de análise preditiva.

Descubra, em nosso artigo,  o que é o Big Data e qual é o seu papel atualmente. Entenda como seus resultados podem ser aplicados em detecção de fraudes, sistemas de recomendação, tomadas de decisão, desenvolvimento de ações e muito mais. 

A importância do Big Data para o planejamento estratégico da empresa

Coletar, interpretar e aplicar os resultados do Big Data no planejamento estratégico de uma empresa é a chave para o sucesso de muitas organizações. Veja, a seguir, três exemplos de como os dados podem ser úteis.

  • Aumento das vendas — usando soluções de Sales Intelligence, é possível compreender o comportamento dos seus consumidores e personas, a fim de criar uma estratégia de vendas customizada e baseada na jornada do seu cliente.
  • Compreensão do comportamento dos clientes – obter informações sobre seus consumidores (preferências, dados financeiros, comportamento de compras, diferenças demográficas e outros) possibilita segmentações estratégicas.
  • Gestão de pessoas – por meio do Big Data, é possível analisar o perfil comportamental do colaborador, prever problemas no clima organizacional e avaliar a tendência de turnover.  Com base nos dados, as contratações, seleções e ações da empresa serão mais precisas.    

Nas tomadas de decisão referente à concessão de crédito, também há um planejamento estratégico. /Entenda mais no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=yNzkXOdajsA

De que forma os dados favorecem as decisões?

Empresas que analisam seus dados aumentam suas capacidades competitivas, de acordo com informações do Jornal do Comércio sobre uma pesquisa realizada pela consultoria global de negócios Bain & Company.

Segundo o estudo, essas companhias tendem a tomar decisões mais rápidas do que a concorrência, seguir planejamentos e aplicar o Big Data como ferramenta em sua tomada de decisão.

Portanto, são empresas com trabalho mais focado em dados, transformando suas análises em ações orientadas, capazes de melhorar sua conversão e alcançando, assim, melhores resultados financeiros. 

Suponha, por exemplo, uma empresa atacadista que trabalha com fornecimento de produtos têxteis. Ela passa a analisar a frequência em que os pedidos são feitos, os principais tipos de produtos consumidos, as formas de pagamento mais usadas e o que orienta a decisão de compra de cada varejista.

Após avaliar essas e outras variáveis, o atacadista consegue oferecer os produtos corretos, na frequência desejada pelos compradores e com campanhas de vendas mais assertivas, refletindo diretamente em sua receita.

Big Data na era digital e os desafios do gestor moderno

O gestor moderno se prepara muito além da formação. Ele aprende diariamente e aplica seus conhecimentos em prol de melhorias para a empresa, baseando suas decisões em dados reais.

Os desafios da era digital para o gestor são a grande demanda de dados gerados constantemente, bem como a volatilidade dos clientes e de seus comportamentos de consumo. Mas, existem ainda a competição, os diferentes modelos de negócios e as constantes mudanças do mercado.

Ainda bem que existem as ferramentas de Big Data, que permitem extrair, organizar e tratar os dados para, então, transformá-los em informações úteis para o negócio. Através delas é possível:

  • identificar falhas e problemas rapidamente;
  • identificar os hábitos de compra do cliente e criar campanhas personalizadas;
  • encontrar riscos de danos ao negócio e eliminá-los previamente;
  • Otimizar a precificação;
  • Prevenir fraudes;
  • Otimizar o processo de onboarding em canais.

Portanto, além da expertise para a gestão, é necessário conhecimentos modernos em dados e ferramentas que podem contribuir qualitativamente para a tomada de decisão assertiva.