Crédito continua restrito, revela INDC de maio

O momento é de desaceleração da piora e exige cautela dos gestores diante da instabilidade

A demanda por crédito no Brasil registrou queda na demanda de 11% no mês de maio quando comparada ao mesmo mês de 2022. Segundo os dados do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços, o recuo foi puxado principalmente por bancos e financeiras (- 23%). Na ponta contrária, estão o varejo, com crescimento de 30% e serviços, aumento de 21%.

Na avaliação de Breno Costa, diretor da Neurotech e responsável pelo indicador, o setor financeiro ainda está reticente em conceder crédito, por conta dos altos níveis de inadimplência registrados nos últimos meses. "Vemos um cenário de desaceleração da piora. O indicador que vinha caindo na casa dos 18% nos últimos meses, agora registrou uma perda bem menor. Ainda estamos bem longe do ideal. Há muita incerteza, por isso a cautela deve ser redobrada”, afirma

No caso do varejo e serviços, o INDC demonstrou a alta no mês de maio, o que pode ser atribuído ao aumento da intenção em buscar crédito para a realização das compras do Dia das Mães. “Vale lembrar que o INDC considera todas as consultas feitas no período, mesmo aquelas que não resultaram de fato em um financiamento”, observa.

Na comparação mensal, o INDC cresceu 19%. O movimento registrado é pontual e está relacionado a efeitos sazonais, por conta do maior número de dias úteis e das vendas do Dia das Mães. Não por acaso, o destaque ficou para o setor varejista, que registrou alta de 47% em relação a abril.  Já nas instituições financeiras e bancos, o crescimento foi de 17%, enquanto serviços registraram queda: -4%.

No varejo, o ranking do INDC por segmento em relação a abril, ficou assim. Destaque para os Supermercados, que tiveram alta de 103%. Logo atrás vieram Vestuário (22%), Eletromóveis (16%), Móveis (15%) e Lojas de Departamento (12%). Apenas a categoria Outros registrou queda de 1%.

Conheça a Neurotech

Conte com a nossa ajuda e a Inteligência Artificial para tomar decisões mais precisas e com mais segurança, entre em contato conosco! Com as nossas variáveis diferenciadas garantimos a você novos modelos muito mais completos, atualizados e personalizados para que você tome as decisões certas em todo ciclo de crédito.

https://www.neurotech.com.br/contato/

Buscando algo?
Conheça as categorias

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos sobre inteligência artificial, tecnologia e negócios:

Veja outros posts relacionados

Um dedo da mão de uma pessoa saindo faísca enquanto a outra mão segura um celular, com um notebook sobre a mesa aberto apresentando um gráfico de crescimento à sua frente, trazendo o contexto de crescimento do crédito apontado pelo INDC da Neurotech.

INDC: demanda por crédito se recupera e cresce 10% em setembro

Carro de brinquedo parcialmente em cima de uma pilha de moedas pequenas, a qual está ao lado de duas outras pilhas de moedas maiores, trazendo o contexto do crescimento da demanda por seguros de automóveis apontado pelo INDS de setembro de 2025.

INDS: demanda por seguros de automóveis se recupera e cresce 3,61% em setembro

Homem de meia idade segurando um tablet com as mãos enquanto há dados e gráficos ao fundo, trazendo o contexto do capital estratégico dos dados.

Capital Estratégico dos Dados: o diferencial competitivo na Saúde Suplementar

InCuca
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram