Como o Motor de Decisão auxilia o setor da saúde?

A análise de dados é indispensável para o setor da saúde trabalhar com inteligência, reduzindo fraudes, sinistros e melhorando o processo de onboarding.

O mundo vem mudando progressivamente e a tecnologia presente nele se transforma na mesma medida, ou, até mesmo, de forma mais acelerada do que muitos empreendimentos conseguem acompanhar.

A quantidade gigantesca de dados recebida no mundo dos negócios é um fator que influencia essa crescente necessidade de ter a tecnologia como aliada, principalmente em setores que necessitam de uma rápida e eficiente tomada de decisão, como o de saúde.

Por isso, contar com soluções  que agilizem os procedimentos, reduzindo custos e, ainda, diminuindo os riscos de fraude em validações cadastrais torna-se  imprescindível.

O motor de decisão como parte fundamental para analisar dados do setor

A necessidade de maior controle das informações ocorre em diversas vertentes do segmento de saúde, como em planos médicos, odontológicos, operadoras, seguradoras, cooperativas e órgãos regulatórios.

Semelhante ao que ocorre com o setor de Seguros, a partir do momento que o cliente solicita uma apólice, o que para o setor de Saúde, geralmente é uma solicitação para uma pessoa ou um grupo de colaboradores, como exemplo de uma empresa que deseja contratar convênio médico para seus funcionários, é necessário fazer uma análise completa do histórico de cada indivíduo, garantindo sua elegibilidade e se está em conformidade com os órgãos oficiais, validar seus dados cadastrais, além de comprovar o vínculo empregatício no caso do seguro para empresas. 

Contudo, para cotar e emitir as apólices para um  alto número de pessoas, o trabalho manual passa a ser exaustivo e custoso, considerando que são necessários muitos profissionais para fazer cada validação cadastral, além de tornar a prática lenta e passível de erros humanos.

Outro problema enfrentado pelas empresas do setor de saúde é o de fraude de identidade, um exemplo é o de conveniados que incluem outros indivíduos não elegíveis como dependentes nos planos de saúde. 

Para evitar todos esses prejuízos e automatizar grande parte dos processos, a Inteligência Artificial é uma grande aliada.

Leia também: Neurotech amplia atuação para atender o setor de Saúde

Motor de Decisão é a ferramenta ideal para o setor da saúde

Essa plataforma com sistema de inteligência artificial é responsável por automatizar operações, consultar e combinar dados internos e externos de fontes públicas e privadas, como DataSus, ANS, além de outras centenas de fontes autorizadas disponíveis, Big Datas, como a nossa Neurolake, e segmentá-las de acordo com as políticas pré-definidas pela empresa que adotou a tecnologia.

Na área da saúde, pode ser a conexão que inúmeros corretores que prospectam para operadoras do segmento necessitam e, também, das próprias operadoras que, futuramente, precisam dos serviços de modelagem analíticas do Motor.

Além das funções citadas no início deste tópico, o motor de decisão para saúde também funciona de modo a otimizar os processos de cotação e precificação de apólices; auxiliando no controle de despesas administrativas e trazendo mais liberdade para as equipes para trabalhos mais analiticos e menos operacionais; melhorando também todo o processo de onboarding.

O Riskpack Pronto para o segmento de Saúde como solução

Com a crescente massa de dados que é produzida e armazenada diariamente a partir de exames clínicos, registros de sinistros, solicitações de reembolso, solicitações de cotações e históricos de atendimento em todos os canais, podemos criar variáveis agregadas que possam enriquecer o processo de tomada de decisão em empresas da área de saúde.

Seus benefícios incluem:

  • Aumento da eficiência operacional: o trabalho manual torna-se coisa do passado;
  • Redução de erros humanos: Além dos erros, diminui a subjetividade nas análises; 
  • Redução de fraude: diagnóstico profundo e assertivo.
  • Otimização do processo de onboarding: Aumente as suas oportunidades de negócios e reduza o tempo de resposta ao proponente, otimize o processo de cotação e onboarding, controle o percentual de inadimplência, fraude e automatize a emissão de apólices
  • Melhoria em compliance frente à ANS: Erros custam caro. Padronize seus processos de acordo com as regulamentações do setor.
  •  Políticas diferentes para Pessoas Físicas e Jurídicas: análises de pessoas físicas e jurídicas que irão trazer mais robustez às decisões e garantir melhores resultados para a sua empresa

Uma delas é voltada para uma cotação de apólice, incluindo verificações de restrições do CNPJ solicitante no mercado, enriquecimento, autopreenchimento cadastral e informações relevantes para apresentação da cotação solicitada.

Um ponto interessante da solução é a necessidade de apenas 1 variável de entrada para o autopreenchimento (somente o CNPJ) . É através dessa informação que todo o restante da ficha cadastral da empresa é preenchido de forma automática, reduzindo assim, custos operacionais com digitação e validação de dados. 

A outra para enriquecimento/autopreenchimento dos beneficiários, (funcionários e dependentes) das apólices, inclusive, validando os vínculos empregatícios existentes. Ambas as políticas trazem como vantagens a agilidade na hora de implantar, isenção no custo de implantação e forma de pagamento por recorrência e licença.

A primeira é uma política de cotação para PJ, onde, informando somente o CNPJ da solicitante, trazemos os seus dados e realizamos a análise de restritivos diversos para CNPJ e sócios vinculados.

Na segunda, o que acontece é uma política de análise do beneficiário, onde informando apenas CPF/, nome e data de nascimento dos funcionários dependentes, verificamos o vínculo empregatício deles com a empresa, trazemos os dados cadastrais desses funcionários e seus dependentes de forma individualizada, e realizamos a verificação de restrição externa para sócios.

Clique AQUI e entenda melhor como as soluções Neurotech para o setor de Saúde são ideais para o seu negócio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados

  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000
  • contato@neurotech.com.br
SOLUÇÕES
NEUROTECH
  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000