Como a Inteligência Artificial e o Big Data podem aumentar a taxa de renovação das seguradoras?

De acordo com o último levantamento feito pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg), cerca de 70% dos carros que circulam pelo Brasil não possuem nenhum tipo de cobertura de seguros.

Uma das razões deste cenário é que a decisão de firmar um contrato é fortemente influenciada por fatores ligados a aspectos macroeconômicos, como o receio pela perda do emprego ou o aumento do custo de vida, por exemplo. Diante deste cenário, além de desenvolverem esforços gigantescos para conseguir novos clientes, as seguradoras se veem todos os dias diante do grande desafio que é manter os segurados em suas carteiras. Isto porque é sempre muito mais econômico e lucrativo fidelizar consumidores do que os conquistar.

A pandemia provocada pelo COVID-19 trouxe ainda outros complicadores para o setor. Em primeiro lugar porque houve uma queda acentuada na receita das pessoas e muitas tiveram dificuldades para a quitação das parcelas do seguro, fábricas de automóveis pararam a produção, e com a redução de veículos zero km, seguros novos sofrem grande impacto. Algumas procuraram alternativas como a redução da cobertura ou condições baseadas em métodos inovadores como a cobrança por percurso percorrido, por exemplo.

Mas isso não foi o pior, já que por outro lado, um contingente bastante significativo de pessoas passou a trabalhar em home office e fazer todas as suas atividades por meios digitais. Isso levou à interrupção do serviço de cobertura contra sinistros, simplesmente porque elas pararam de utilizar seus veículos, o que causou a redução do risco com os carros estacionados em suas garagens.

O desafio da retenção do cliente no mercado de seguros

Com tudo isso, as seguradoras se viram tentadas a usar todas as suas ferramentas na tarefa de retenção dos clientes, incluindo a oferta de descontos sedutores, parcelamentos diferenciados e uma série de benefícios irresistíveis ao consumidor. Mas como essas ferramentas aplicadas de maneira indiscriminada sobre uma base volumosa de clientes, conseguem, de fato, identificar e personalizar a oferta, aumentando a taxa de renovação das seguradoras?

Dar descontos, ampliar parcelamentos e diminuir taxas significa reduzir a lucratividade do negócio. Isto distribuído sem critério para uma grande base de clientes pode fazer com que, ao contrário do esperado, a busca pela renovação do contrato acabe causando uma deterioração da receita obtida com toda a carteira.

AutoScore Renovação ajuda as seguradoras com Inteligência Artificial e Big Data

Para evitar este risco, a Neurotech acaba de desenvolver a solução AutoScore Renovação. Ela atua por meio de um modelo analítico que discrimina as apólices com maior ou menor propensão de renovar o seguro através de uma pontuação/score que vai do 0 ao 100. Dessa forma, ela possibilita a implementação de políticas específicas para cada cenário.
Cruzando as informações oferecidas pelas seguradoras com as variáveis da Neurolake, a plataforma de machine learning as a service da Neurotech, que possui um lago de dados próprio, o sistema consegue apontar inclusive os principais motivos que levam cada um dos clientes a ter uma maior ou menor probabilidade de renovação do contrato. Desta forma as empresas podem oferecer benefícios diferenciados e adaptados a cada caso, ao invés de oferecer pacotes generalistas para toda a carteira, as condições são personalizadas e mais aderentes para o segurado.

Na fase de desenvolvimento da solução uma condição diferenciada foi aplicada comercialmente sobre a base de uma das seguradoras líderes do mercado nacional no segmento. Com a solução, espera-se um ganho de até 4 pontos percentuais no índice de renovação, passando de uma média de 67% para 71%, que é um crescimento considerável para este setor.

Os resultados revelaram o AutoScore Renovação como um importante aliado dos departamentos comerciais das seguradoras que agora está à disposição de seus estrategistas. Para saber mais a respeito, clique aqui.

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