Como aumentar sua taxa de conversão usando Inteligência Artificial e Big Data

A Inteligência Artificial e o Big Data têm sido grandes aliados para as empresas que desejam aumentar sua taxa de conversão.

A tecnologia está em constante evolução, se tornando indispensável para nós. No mundo dos negócios, duas destas tecnologias têm se destacado e atraído bastante a atenção de empresas que querem inovar em seus processos de venda e aumentar seu market share: A Inteligência Artificial (IA) e o Big Data.

Antes de entender como elas podem transformar a realidade da sua empresa e potencializar suas vendas é necessário entender o que cada uma oferece, vamos lá?

Mas o que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é uma subárea da ciência da computação direcionada ao desenvolvimento de computadores que são capazes de atuar em situações que costumeiramente são realizadas por pessoas. As máquinas executam funções cognitivas — associadas ao aprendizado humano — por meio de procedimentos inovadores, simulando a nossa forma de assimilar informações e tomar decisões. Analisando trilhões de dados, a Inteligência Artificial consegue ir além e prever nossas necessidades aplicando o que aprendeu em situações atuais. Um bom exemplo de como a IA já está presente em nossas vidas é a Netflix. De acordo com o seu perfil e os filmes e séries que você assiste, a empresa oferece recomendações escolhidas exclusivamente para você. O mesmo acontece com as publicações sugeridas pelo Facebook, as conversas com a assistente virtual Siri e as buscas cada vez mais precisas do Google.

O termo IA também pode ser aplicado a qualquer máquina que apresente características associadas a uma mente humana, como a aprendizagem e a resolução de problemas.

A Inteligência Artificial ultrapassa os limites de uma programação específica e é capaz de tomar decisões de forma autônoma, baseada no acesso a padrões presentes em  grandes  bancos de dados digitais, além de ser utilizada para otimizar os processos e propor soluções para problemas de forma muito mais rápida do que qualquer ser humano conseguiria 

E a importância do Big Data nesse processo?

O volume de dados cresceu bastante nas últimas décadas, mas explodiu mesmo nos últimos anos por causa da transformação digital. É um fenômeno que ocorreu principalmente por conta da internet e de a sociedade ter se tornado mais conectada. Smartphones, que substituíram os antigos celulares há pouco mais de 10 anos, se tornaram uma extensão de nós mesmos. Essa era da informação facilitou a maneira como as pessoas se comunicam, pesquisam, estudam e se relacionam, utilizando tecnologia.

Cada movimento online gera dados, uma quantidade imensa de informação circulando no meio digital. Este novo cenário provocou o aparecimento de novas tecnologias e, entre elas, o Big Data.

Basicamente, o Big Data utiliza tecnologias para armazenar, selecionar, processar, gerir e gerar insights a partir de grandes volumes de dados. Estes dados podem estar organizados em bases de dados – estruturados – ou espalhados em meios que necessitam de tratamento especial, de maneira rápida e efetiva – não estruturados. Big Data envolve a junção de elementos: um conjunto de dados que cresce exponencialmente e necessita de habilidades, computadores em nuvem ou da própria empresa que forneçam a infraestrutura necessária, além das ferramentas típicas de gerenciamento e processamento de informações.

O Big Data armazena e processa esta grande quantidade de dados, que podem ser analisados para obter insights do que está acontecendo. Por sua vez, esse conhecimento, bem usado, possibilita tomar decisões com mais qualidade e prever melhores oportunidades de negócios.

A importância do Big Data não gira em torno da quantidade de dados que se tem, mas sim do que se faz com eles. É possível obter dados de qualquer fonte e analisá-los para encontrar respostas que permitam reduções de riscos, custos e de tempo, desenvolvimento de novos produtos e ofertas otimizadas, e tomadas de decisão inteligentes observando todas perspectivas, entre várias outras ações.

Inteligência Artificial + Big Data = aprendizado otimizado para vender mais

Para se obter um resultado satisfatório e aumentar as taxas de conversão de vendas, é necessário que ambas as soluções trabalhem juntas. Por exemplo: imagine que a IA é um robô e que o Big Data é a bateria que lhe dá vida e o coloca em movimento.

Podemos dividir o modo como ambas se correlacionam em duas partes:

  1. Captação dos dados: cada pessoa conectada à rede produz diariamente uma infinidade de dados, que são alocados e estruturados no Big Data.
  1. Análise: a IA organiza e analisa todas essas métricas, separando quais são úteis para determinadas finalidades. Além disso, por ser um programa de inteligência autônoma, aprende com os procedimentos e otimiza seu trabalho de forma automática. A isso damos o nome de machine learning.

Com esse processo de otimização, a máquina vai começar a fazer uma varredura em grande escala nos dados, através de códigos e algoritmos. Desta forma, a tendência natural é que isso seja feito com cada vez mais agilidade, superando muito o tempo que um humano  levaria para fazer isso manualmente.

O machine learning é revolucionário porque faz com que as máquinas desenvolvam uma habilidade até então exclusiva dos seres humanos: o aprendizado e, diferente de nós, conseguem fazer isso de forma mais rápida e assertiva.

Aumentando as taxas de conversão na prática com IA e Big Data

Agora que você já aprendeu sobre IA, Big Data e a forma como se relacionam uma com a outra, chegou a hora de entender na prática, como essas tecnologias podem ajudar você a aumentar as taxas de conversão do seu negócio.

Vale lembrar que a pandemia impôs um processo de digitalização, como consequência do isolamento social e a crescente adaptação ao sistema de trabalho home office, além do aumento das vendas por meio do e-commerce.

A partir disso, surge a dúvida: como aumentar minhas taxas de conversão, identificar quais consumidores estão propensos a comprar meus produtos, tornar essa experiência memorável, e ainda fazer isso de forma segura?

Então, neste caso, o mais recomendado é que você faça uma pesquisa de Análise de Comportamento do Usuário, utilizando o recurso da Inteligência Artificial. Com ela, é possível tomar decisões com base em dados comportamentais de usuários em websites e aplicativos, ou mesmo analisar uma base histórica de clientes para identificar personas ou qual perfil tem a maior probabilidade de recomprar um produto.

Assim, você saberá qual é o melhor caminho para capturar a atenção dos seus visitantes, transformá-los em leads e depois em clientes da sua empresa e, por último, criar um relacionamento para fidelizá-los.

A análise da Inteligência Artificial para aumentar suas taxas de conversão

O objetivo deste processo é estudar as interações dos usuários com os produtos digitais. A partir dos dados armazenados no Big Data, como cliques, navegação, rolagem de página e deslizes no mouse, é possível visualizar e entender o comportamento de cada pessoa, por meio dos dados brutos que são gerados por essas ações e armazenados.

Assim, a IA faz o estudo destas métricas e determina quais produtos o usuário demonstra mais e menos interesse. A partir disso, você pode aprimorar sua abordagem, oferecendo a solução ideal ao consumidor, e entender quais ajustes precisam ser feitos naqueles que despertaram menor interesse. E essa é apenas uma das aplicações. 

Com isso, a análise comportamental fornece as respostas para quatro perguntas que todo empreendedor precisa para se destacar nas vendas: onde os usuários compram; por que alguns abandonam o produto; quanto tempo o consumidor leva do primeiro contato até a compra; e quais propagandas são mais eficazes. Trata-se de uma visão 360 do seu cliente!

Podemos ajudar sua empresa com esse desafio!

Na Neurotech, temos ótimas estratégias para ajudar nossos clientes a vender mais por meio do uso inteligente da IA e Big Data. Criamos modelos de propensão a compras para explorar as bases dos clientes e ajudá-los a alavancar os números de vendas ao entender o comportamento dos seus consumidores.

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