NEUROTECH

Como a Governança de Dados pode ajudar a sua empresa a ser mais eficiente em 2021

É comum ouvirmos por aí que os dados são o novo petróleo. E nós sabemos que essa frase faz muito sentido e ajuda a discutir a relevância das informações digitais neste momento como uma ferramenta que permite sucesso nos negócios, mais vendas e clientes satisfeitos. 

Por isso, a gestão desses dados é fundamental para direcionar o sucesso na tomada de decisão, seja em qual for o setor em que sua empresa atua. 

E nesse contexto está a governança de dados, uma política que visa a assegurar a transparência e a proteção desses dados, garantindo confiabilidade durante todo o ciclo de tratamento das informações.

O que é governança de dados? 

É o nome dado para a gestão de dados, no mais alto nível de análise, que busca garantir a integridade e a proteção das informações coletadas. 

Dessa forma, exige investimentos em sistemas e na infraestrutura de armazenamento para suportar grandes demandas de dados estruturados e não estruturados. E também exige envolvimento da organização, com a implementação de políticas corporativas, treinamento e afeiçoamento dos profissionais envolvidos nesse processo. 

As novas tendências mercadológicas, impulsionadas pela transformação digital, trouxeram para o centro das discussões o tratamento correto para as informações pessoais de cada indivíduo. 

E você sabe que essas informações são valiosas e permitem conhecer mais sobre o seu cliente e personalizar as experiências para ele no ambiente virtual. 

É um processo que contribui para que as empresas que gerenciam dados tenham respostas para essas perguntas: 

  • O que sabemos sobre as nossas informações?
  • De onde vieram esses dados?
  • Os dados estão seguros, seguem as políticas corporativas e estão de acordo com a legislação e regras vigentes?
  • Como usar esses dados para gerar mais valor para nossos consumidores.

Ter uma governança de dados eficiente beneficia setores estratégicos, como vendas e marketing (com melhor visão sobre preferências do cliente), financeiro (relatórios consistentes e precisos), gestão de riscos,  recursos humanos, entre outros. 

Deseja aprofundar seu entendimento sobre os tipos de análises de dados? Baixe nosso E-book Transforme dados em melhores decisões: os 4 tipos de análises e suas aplicações!

Transforme Dados em melhores decisões

Quais são os objetivos?

O propósito da governança de dados é atuar como autoridade articuladora, estabelecendo diretrizes, liderando iniciativas de melhoria e comandando a gestão dos dados dentro de uma organização. E isso é feito alinhando a tecnologia, os processos e as pessoas envolvidas para definir papéis, responsabilidades e procedimentos assertivos.  

Como fazer uma gestão eficiente de governança de dados na sua empresa? 

Dados ruins, confusos, inconsistentes e vulneráveis resultam em problemas frequentes para os gerentes das organizações. Essas deficiências contribuem para perda de tempo, aumentam os custos, enfraquecem a tomada de decisões e irritam os clientes. Dessa forma, tudo fica mais difícil para implementar qualquer tipo de estratégia com a utilização de dados. 

Segundo análises do Harvard Business Review, em média, 47% dos registros de dados recentes têm ao menos um erro crítico, impactando negativamente no resultado das atividades.

Nesse sentido, uma governança de dados eficiente resulta em melhores dados, informações mais enxutas e limpas, permitindo análises assertivas, tomada de decisão mais ágil e correta e, por fim, beneficiando os resultados da sua empresa. 

Sobre a Neurotech

Com foco no uso de Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning, a Neurotech transforma um mundo de dados em informações confiáveis e relevantes para que nossos clientes conquistem resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios.

Veja como podemos lhe apoiar em seus desafios de negócio.


Faça um diagnóstico agora mesmo!