TECNOLOGIA

Neurotech e Quod unem experiências para ajudar seguradora a maximizar eficiência

A Neurotech, pioneira na criação de soluções avançadas de inteligência artificial, machine learning e big data, uniu sua experiência à da parceira Quod, uma das principais empresas de dados do Brasil, para desenvolver o AutoScore Mais. Trata-se de uma resposta a um desafio constante das seguradoras para melhorar o desempenho operacional e tornar mais eficiente o score para precificação de seus produtos, com melhor segmentação de risco.  

Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostram que o seguro de automóvel em 2021 gerou R$ 38,3 bilhões de prêmios diretos e cresceu 9% em relação a 2020. A sinistralidade do setor em 2021 ficou em 63,0% contra 54,7% de 2020, uma piora de 8,3 p.p. “Com a nossa tecnologia de análise e interpretação de grandes volumes de dados conseguimos amenizar esse quadro ao aprimorar os serviços, fazer uma intervenção proativa, melhorar as margens e ampliar a carteira”, diz Daniel Gusson, Head Comercial Seguros da Neurotech.

Daniel Gusson, Head Comercial Seguros da Neurotech

Na prática, é uma solução que utiliza informações de comportamento financeiro de consumidores e empresas da Quod combinadas com a Neurolake – plataforma de dados da Neurotech – para estimar o risco de sinistros de uma apólice nos próximos 12 meses, explica Felipe Alencar, Head Comercial da Quod.

Ele destaca que essa parceria se traduz na oferta de um produto inovador, comparado aos bureaus tradicionais. “Acima de tudo, esse score combinado aumenta a cobertura de dados, por isso, tem apresentado desempenho superior aos modelos tradicionais. Nosso objetivo é  abrir mais oportunidades de inovação com a participação cada vez mais efetiva de clientes”, completa Alencar.

Felipe Alencar, Head Comercial da Quod

No caso de uma grande seguradora do mercado que adotou o AutoScore Mais, os números estimados dão conta que além da melhora no risco, há ainda redução de 20% a 30% na despesa operacional, o que deve resultar em ganhos estimados de mais de R$ 6 milhões. “Nas avaliações realizadas, o AutoScore Mais se demonstrou extremamente aderente nos aspectos de acurácia do modelo, identificando as ameaças mais elevadas que permitem à seguradora estabelecer regras de aceitação mais severas e um valor mais adequado do prêmio”, completa Gusson, da Neurotech.

Sobre a Neurotech:

A Neurotech transforma o mundo de dados dispersos disponíveis hoje em informações estratégicas para melhores decisões de negócio. Com o uso de Inteligência Artificial, Analytics, Machine Learning e Big Data, e uma longa bagagem de experiência no mercado, ajuda empresas e gestores a prever riscos, conhecer melhor seus clientes e otimizar decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde, entre outros. Em sintonia com as principais tendências de inovação e transformação digital, a Neurotech tem evoluído e se transformado em um verdadeiro hub de serviços e dados, com um amplo conjunto de parcerias estratégicas e construção de um abrangente ecossistema onde dados e inteligência de negócio são usados em prol das empresas e consumidores.  

Sobre a Quod:

A Quod foi criada em 2017 com objetivo de impulsionar o Cadastro Positivo e fomentar a educação financeira no cenário brasileiro. Agora, com o Cadastro Positivo em funcionamento, ela está expandindo sua atuação para decisões baseadas em dados para diversas finalidades: prospecção de clientes, gestão de risco de crédito, gestão de carteira de clientes, prevenção a fraudes, compliance e inteligência de cobrança. A companhia iniciou suas operações no final de 2018 e atende a clientes de todos os setores da economia, incluindo instituições financeiras, seguradoras, varejistas, operadoras de telecomunicações e pequenas e médias empresas.


Conte com a Neurotech

A Neurotech é referência em transformar um mundo de dados dispersos em informações confiáveis e relevantes para que nossos clientes prevejam novas oportunidades de negócios e obtenham resultados expressivos. 

Veja como podemos lhe apoiar em seus desafios de negócio.


Faça um diagnóstico agora mesmo!