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Inteligência Artificial no varejo

É inegável que o varejo passou por uma profunda e necessária transformação nas últimas décadas. De anotações feitas à mão em cadernetas, agora o setor vive a era digital e utiliza a tecnologia como estratégia para melhorar a competitividade, entender o cliente e se antecipar aos seus desejos, gerando valor para este e rentabilidade para o negócio.

Neste novo cenário, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado ferramenta essencial para mudar os rumos de uma empresa, ainda mais em momentos de crise econômica e redução de volume de vendas. Nestes tempos, contar com um diferencial estratégico é fundamental para manter a sustentabilidade dos negócios. Isso porque a tecnologia, se bem empregada, é uma aliada poderosa para reduzir custos e melhorar a performance na carteira de clientes.

A IA pode auxiliar o setor em várias frentes, seja no melhor conhecimento do comportamento dos consumidores para oferta de produtos adequados ao perfil, no gerenciamento de estoques com previsões mais acertadas, na definição de descontos personalizados e de acordo com a geolocalização, ou na recomendação de alternativas de pagamento e políticas de preço considerando o risco e a rentabilidade. A IA pode ainda contribuir decisivamente na prevenção de fraudes.

Com base em dados, algumas aplicações sofisticadas de IA combinam centenas ou mesmo milhares de variáveis para identificar os preços e promoções ideais e, consequentemente, impactar a decisão de compra do consumidor. As soluções também monitoram a concorrência e ajudam a não perder margem, e com isso o varejo passa a ser capaz de manter o equilíbrio entre os preços dos produtos praticados pelo seu negócio e o de outras empresas.

No Brasil, o varejo de grande e médio porte já está utilizando a IA para conquistar novos clientes, fidelizar os atuais, ampliar o leque de vendas dos varejistas e identificar tendências de consumo de acordo com o perfil de consumidor. Isso porque as empresas estão buscando mais assertividade nas decisões sobre o cliente, com previsões mais acertadas sobre as oportunidades de negócios e maior velocidade na tomada de decisões. Isso tem propiciado a conquista de clientes no perfil desejado, o incremento do ticket médio por cliente, a redução de riscos e o aumento da satisfação dos clientes.

IA ajuda a prever demanda e leva a satisfação dos clientes

A Inteligência Artificial está ajudando os varejistas a compreender o desejo do consumidor e prever qual é a mercadoria que está mais propenso a comprar. Com aplicações que utilizam IA é possível analisar todas as variáveis possíveis, não somente preço, mas também renda e tipos de bens demandados. Esse conhecimento prévio contribui até para uma empresa saber quanto de sua produção será consumida, por quem e ainda identificar onde está o público que não conhece seus produtos.

E são os dados da própria empresa que alimentam a locomotiva da transformação no varejo. Com a modelagem feita pela IA é possível entender o histórico de compras de grupos de consumidores e, se combinados com uma base maior, resultam em informações estratégicas que levam à otimização de vendas e à melhoria na rentabilidade. Após conhecer o que o consumidor pretende, o varejo direciona de maneira mais assertiva as campanhas ou até faz o controle eficiente do estoque.

Outro benefício ao adotar a Inteligência Artificial é encontrar a função mais completa e que expressa as preferências da persona que consome determinados produtos. Basicamente, a empresa não precisa oferecer todos os produtos disponíveis para clientes potenciais, ela vai encaminhar ofertas para aqueles que têm o perfil mais provável para comprar o item. Assim, tem mais chances de concretizar vendas, economiza recursos com campanhas mal direcionadas e evita o bombardeamento dos consumidores com ofertas que estão longe do seu interesse.

Depois de encontrar e aumentar as oportunidades de compra ao identificar as personas ideais para aquisição do bem, se inicia uma nova fase com contribuição da IA: retenção e rentabilização do cliente. Quando o cliente passa a se relacionar com a empresa, aumenta o entendimento do seu gosto e essa informação é essencial para realização de novas ofertas. Neste jogo, ganha a empresa e o consumidor final.

A IA orienta as tendências do varejo no Brasil

Como tempo é um recurso cada vez mais caro para os brasileiros, eles têm buscado mais comodidades. E na hora de fazer compras, o comércio online têm se beneficiando com esta mudança de comportamento. Prova disto é que, de acordo com pesquisa feita pelo E-Commerce Brasil, o mercado de vendas online cresceu 12,5% entre maio de 2017 e maio de 2018.Entretanto, a distinção entre lojas online e físicas tendem a diminuir nos próximos anos. Por isso, houve crescimento na quantidade de estabelecimentos que utilizam aplicativos de descontos para atrair clientes. As ofertas ficam mais acessíveis, bastando conferir o app no smartphone.

Os negócios que utilizarem IA para melhorar a experiência do cliente irão se destacar. Por isso, cada vez mais varejistas investem na tecnologia para tornar os processos mais rápidos na hora da compra. Inclusive com aprovação de crédito imediata e emissão de cartões entre 3 e 5 minutos, eliminando a necessidade de esperas e filas.

Com o aumento da compra online, a cadeia de abastecimento deve se modernizar. Para isso, usará cada vez mais Big Data para prever o volume no estoque e, até a robotização para agilizar os centros de distribuição.

Na prática, todas estas mudanças tornarão o consumidor ainda mais o centro da atenção. Afinal ele demandará por melhores ofertas que atendam aos seus anseios, promoções rápidas que captem sua atenção no momento exato da compra, eficiência na entrega dos produtos e os canais de comunicação mais adequados aos seus hábitos diários. Quem se adequar melhor ao uso da IA terá melhores resultados e estará melhor preparado para as novas tendências de mercado.

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