Mesmo com as compras em 2021 prejudicadas pela falta de produtos devido à crise na cadeia produtiva das montadoras, o setor de locação de veículos já retomou os patamares pré-pandemia, de acordo com Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA).
A instituição vê demanda aquecida e recuperação em relação ao primeiro semestre do ano passado por conta do maior uso de transporte individual, o que estimula o aluguel de carros.
Essa retomada tende a provocar também um crescimento de fraudes. No último ano, algo em torno de 9 mil veículos disponibilizados pelas locadoras sofreram apropriação indébita. Isso significa que entre 1% e 2% da frota total do setor no Brasil esteve envolvida em algum tipo de ocorrência.
O setor já investe em tecnologias capazes de prevenir os danos
Para amenizar esse impacto, é o caso de uma grande locadora do país que recorreu ao Cscore da Neurotech, especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, para transformar dados públicos em informações relevantes.
“Trabalhamos com o conceito de on-demand, por isso, avaliamos o que, de fato, vai gerar impacto no momento da locação e como o processo decisório resultará no melhor custo x benefício para as empresas”, diz Hélio Gonçalves de Souza Junior, da Neurotech.
Assim, as análises inteligentes de dados permitem personalizar o processo realizado para a locação, estratificando a carteira de clientes e indicando o rigor necessário das exigências para o fechamento do negócio. Para isso utiliza centenas de variáveis, que cruzam informações públicas que vão desde relacionamento digital e localização geográfica até poder de compra e profissão.
Ao transformar esses dados em conhecimento, os resultados são impactantes
No caso da locadora que contratou a Neurotech, Hélio explica que, com as avaliações preditivas para a gestão de risco na hora da locação dos veículos, chegou-se a uma equação em que para cada 1 real perdido ou que a empresa deixa de ganhar ao recusar o cliente, ganha 680 reais.
De acordo o executivo, após a adoção do Cscore, a expectativa é de redução entre 15% a 20% das fraudes. “Se 1% da base dos cerca de 1 milhão de automóveis pertencentes às empresas do setor não forem locados porque os clientes estavam mal avaliados, já serão 10 mil veículos poupados”, afirma.
Não à toa, a adoção de tecnologias para evitar prejuízos com fraude é um movimento crescente no setor, que consegue evitar desperdícios financeiros, inclusive em ações para recuperação dos veículos, atividade terceirizada. Na prática, o uso de dados para apoiar a gestão dos negócios é cada vez mais frequente em todas as áreas.
Sobre a Neurotech
Além de atender locadoras, a Neurotech, por exemplo, já atua com força nas áreas de crédito e de seguros. E mais recentemente entrou no setor de saúde.
A Neurotech é uma empresa especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios.
Com uma bagagem de 18 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformar dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros e financeiro.