Neurotech

inteligencia_artificial_aplicada_aos_negocios_Capa_de_blog

O que é inteligência artificial aplicada aos negócios e quais são os resultados que ela pode proporcionar?

A inteligência artificial tem feito crescer os resultados de diversos segmentos. Assim, sua aplicação aos negócios tem sido cada vez mais comum e positiva, principalmente por empresas que possuem disposição para investir em tecnologia e sistemas inteligentes, visando retorno significativo e diferencial competitivo.

Neste artigo, entenda o que é inteligência artificial, como ela pode ser aplicada aos negócios e quais são os resultados que ela pode proporcionar.

O que é inteligência artificial? 

A inteligência artificial, também conhecida pela sigla IA, se trata de uma ciência e, ao mesmo tempo, uma engenharia, que combinadas formam máquinas inteligentes. Essas máquinas e ferramentas visam simular o pensamento humano, no entanto, reduzindo possibilidades de erros com o objetivo de resolver problemas, propor soluções e facilitar rotinas.

Esses sistemas programáveis e softwares automatizados são capazes de processar informações com agilidade, analisar dados, realizar relatórios e planejamentos com maior exatidão.

Como a IA pode ser aplicada nos negócios?

A inteligência artificial pode ser utilizada para desenvolver diversos tipos de sistemas capazes de auxiliar nos mais variados processos dentro de uma empresa.

Além disso, a  IA permite melhor aproveitamento de dados e um processamento de informações mais eficaz. Dessa maneira, processos de obtenção de insights, análises, tomadas de decisão e outros, podem gerar melhores resultados.

Outro aspecto são as ramificações da inteligência artificial, como deep learning, machine learning e visão computacional, que podem ser utilizadas para desenvolver sistemas personalizados atendendo as necessidades de cada cliente, seja para os setores financeiro, contábil, de marketing, produção ou outros. 

Quais são os benefícios dos sistemas de inteligência artificial para as empresas?

Os sistemas de inteligência artificial são muito úteis nas rotinas de empresas, principalmente nos casos de instituições de grande porte, devido ao seu custo-benefício e otimização de processos. Alguns dos principais benefícios proporcionados pelos softwares de inteligência artificial no mundo dos negócios são:

  • diminuição de falhas,
  • redução de custos e prejuízos,
  • reforço de segurança digital,
  • aumento de produtividade,
  • facilitação para captação e fidelização de consumidores,
  • pesquisas e análises mais exatas,
  • organização e armazenamento de informações com segurança,
  • análise de dados,
  • melhora na comunicação com fornecedores, clientes e colaboradores.

Quais são os resultados que a inteligência artificial aplicada aos negócios pode proporcionar?

Investir em ferramentas e sistemas de inteligência artificial pode impulsionar o desempenho do seu negócio. Confira abaixo alguns dos resultados que a implementação desse tipo de tecnologia pode proporcionar.

Proteção contra ameaças virtuais e aumento de segurança

A IA pode ser bastante útil para evitar fraudes e ataques cibernéticos às empresas. Com ela, é possível desenvolver algoritmos complexos e inteligentes capazes de cruzar dados e identificar potenciais ameaças, ataques ou tentativas de fraude.

Sistemas de inteligência artificial voltada para a segurança têm sido úteis, principalmente, para os setores financeiros de grandes empresas, devido ao alto índice de ameaças digitais, visto que evitar prejuízos monetários e de imagem para a empresa tem se tornado cada vez mais importante.

Melhorias na comunicação interna

A inteligência artificial pode ser utilizada a favor das equipes e colaboradores. Ao passo que não apenas melhoram a integração do time, como evitam a sobrecarga dos funcionários, otimizam o tempo de trabalho e reduzem a incidência de falhas, aumentando a produtividade da empresa e gestão organizacional.

Atendimentos personalizados

Sistemas de automação podem ser desenvolvidos com IA. Eles são capazes de:

  • identificar o padrão dos consumidores,
  • perceber as necessidades dos seus clientes,
  • entender as preferências e interesses dos seus leads,
  • armazenar perfis de clientes.

Dessa maneira, é possível proporcionar atendimentos mais personalizados, bem como desenvolver uma comunicação mais próxima e estratégica, consequentemente, aumentando o número de vendas.

Aumento de vendas

Com atendimentos personalizados baseado em uma comunicação eficaz e maior entendimento sobre o seu público, o caminho para o tão almejado aumento de vendas se torna menos complexo, visto que por meio das informações coletadas, os sistemas de inteligência artificial podem apresentar as melhores opções de estratégias para cada caso ou mesmo para planejamentos futuros.

Assista essa conversa com especialistas em inteligência artificial e obtenha mais dicas e insights de como vender mais na internet usando IA.

Suporte mais eficiente

Com um suporte de qualidade, a empresa demonstra disponibilidade aos clientes, aumentando as chances de fidelização e indicação. Uma das maneiras de fazer isso é estando presente em diversos canais para esclarecer as dúvidas e facilitar a comunicação com os seus clientes.

Com sistemas de IA, é possível oferecer ao usuário formas ágeis de comunicação que realmente funcionem e solucionem os seus desafios, além de armazenar dados e informações relevantes. Alguns exemplos são os formatos de bate-papo e chatbots.

Aproveitamento de dados e relacionamento de informações

Os sistemas de inteligência artificial viabilizam um aproveitamento dos dados mais completo, e isso facilita processos e análises, proporcionando tomadas de decisões mais assertivas.

Além disso, a capacidade de cruzamento de dados e informações é muito útil e comum em ferramentas de IA, visto que auxiliam na identificação de padrões úteis para identificar diversos tipos de comportamento que serão relevantes para a concessão de crédito, aquisição de leads, investimento em marketing e muito mais.

Análises preditivas

Aumentar a capacidade preditiva de uma empresa gera previsões mais reais sobre diversas questões, como:

  • movimentos do mercado,
  • realidade do segmento,
  • comportamento de seus cliente,
  • possibilidade de golpes ou fraudes.

Tendo esse tipo de informação, é possível prever cenários e resultados, antecipando e aprimorando estratégias e ações, tornando-se uma significativa vantagem competitiva.

A inteligência artificial pode ser utilizada em diversos segmentos, setores e cenários, por ser uma ferramenta flexível e personalizável. É possível desenvolver soluções que solucionem os desafios de cada empresa, multiplicando e potencializando os seus resultados.

Caso deseje entender mais sobre como aplicar as tecnologias de inteligência artificial no seu negócio, desenvolvido por especialistas e obtenha noções mais precisas da sua implementação nos setores de varejo, finanças, seguros e negócios em geral. Faça o donwload deste e-book.

Compartilhe este conteúdo com a sua equipe de TI e debata sobre a possibilidade da implementação de inteligência artificial na sua empresa. Potencialize as chances de crescimento do seu negócio!

Matérias relacionados

Inscreva-se para receber conteúdos: