CONCESSÃO DE CRÉDITO INDC VAREJO
indc-2020-neurotech

Índice Neurotech de Demanda Por Crédito (INDC) fecha 2020 com alta de 29%

A demanda por crédito nos segmentos de varejo, bancos e serviços fechou dezembro com um volume 29% superior ao que havia registrado em janeiro de 2020. O resultado consolida a recuperação observada a partir do segundo semestre pelo Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede o número de solicitações de financiamentos mensais nestes setores.

O principal responsável por esta inversão de tendência foi o setor de serviços que registrou índices sempre superiores a 34% de aumento a partir de agosto e encerrou o último mês do ano com um crescimento de 122% em relação a janeiro.

“Aproveitando o estímulo do auxílio emergencial, muitos consumidores decidiram solicitar financiamento para completar o valor necessário com o objetivo de reformar a casa, por exemplo, ou renegociar dívidas”, afirma o diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, Breno Costa.

Bancos e financeiras registraram um acréscimo de 16% em relação a janeiro, enquanto o varejo teve um crescimento de 44% na mesma base de comparação.

Na base mensal crescimento é de 4%

Na medição direta entre o volume de dezembro em relação a novembro a variação positiva foi de 4%. Já na observação sobre o número de pedidos feitos nas duas semanas anteriores ao Natal de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma retração de -4%.

No que se refere aos pedidos de empréstimos feitos no varejo, os destaques ficaram com as lojas de departamento e o setor de vestuário. As lojas tiveram o maior crescimento na observação de curto prazo, com uma alta de 71% entre dezembro e novembro. Já os estabelecimentos especializados em roupas e acessórios cravaram um aumento de 170% entre as propostas feitas no intervalo de janeiro a dezembro.

Acompanhe o INDC.


Veja como podemos lhe apoiar em seus desafios de negócio.


Faça um diagnóstico agora mesmo!