CONCESSÃO DE CRÉDITO GESTÃO CRÉDITO INDC
INDC Novembro

INDC de novembro registra expansão de 13%

A demanda por crédito no varejo voltou a subir em novembro, após duas quedas mensais consecutivas. É o que mostra o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços. O crescimento foi de 13% no mês passado em relação a outubro, que havia apresentado queda de 10%. Em setembro, a retração havia sido de 5%, sempre na comparação com o mês anterior.

“Esse incremento da busca por crédito é bem comum no mês de novembro, com os consumidores aproveitando as promoções da Black Friday, que este ano obteve um desempenho um pouco mais tímido que em 2019”, diz o diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, Breno Costa.

A demanda por crédito no segmento de móveis foi a que apresentou maior incremento, com alta de 47% no mês. Em segundo lugar vem vestuário (+17%), seguido por os eletroeletrônicos (+11%) e lojas de departamentos (9%).

No acumulado, porém, a demanda total de crédito recuou 4% em novembro em relação a outubro, puxada pelos segmentos de bancos e financeiras (-6%) e de serviços (-11%). O movimento está relacionado ao comprometimento da renda do brasileiro, perspectiva de fim do auxílio-emergencial, além do crescimento do consumo de fim de ano, que leva à preferência da busca por crédito em lojas.

Ao mesmo tempo, o adiantamento do 13º salário também leva à redução da necessidade de crédito. “É um movimento sazonal esperado por bancos e financeiras. Estamos vendo a realidade bater à porta e a demanda se arrefecer, mas é esperada uma retomada a partir de janeiro, o que também é um movimento sazonal”, explica Costa.

No ano, o INDC ainda apresenta alta acumulada de 24%. Até outubro era de 30% na comparação com janeiro. “A princípio era esperada uma reversão da queda total, mas percebe-se que o brasileiro se manteve mais reticente por conta do aumento do endividamento e incerteza. Além disso, houve um forte aumento dos preços dos produtos essenciais, o que reduz o consumo de outros bens”, diz.

Confira o INDC do mês passado.

Saiba mais sobre o INDC.