Neurotech

Capa-IA-vai-dominar-o-mundo.jpg

IA vai dominar o mundo? O mundo ainda não, mas as vendas on-line sim!

Você já imaginou um mundo onde as vendas on-line são geridas por inteligências artificiais que conhecem tudo sobre os consumidores e sabem os interesses de compra de cada um? Um mundo em que o marketing é feito de forma automatizada e eficiente, capaz de aumentar as vendas e reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes)?

Parece uma cena de um filme ou livro de ficção científica, mas o fato é que esse cenário já é realidade. A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de forma autônoma. Ela já está presente em diversos setores da sociedade, como saúde, educação e segurança. E, claro, também em vendas.

No e-commerce, a IA está sendo usada para ajudar as empresas a aumentar suas vendas, reduzir custos, personalizar a oferta de produtos e melhorar a experiência do cliente. Neste artigo, você vai entender como isso é possível!

A Inteligência Artificial vai dominar as vendas on-line?

Muito se tem falado que a IA vai dominar o mundo, mas pouco se sabe sobre isso. Todavia, o que temos certeza é que a tecnologia tem sido cada vez mais integrada aos processos comerciais das empresas, já que coleta, analisa e interpreta grandes volumes de dados, gerando insights e decisões assertivas para diversos problemas e desafios. De acordo com uma pesquisa realizada pela IBM, a IA já está presente no dia a dia de mais de 40% das empresas brasileiras.

Em comércios eletrônicos, a Inteligência Artificial pode ser aplicada em diferentes etapas do processo de vendas on-line, desde a atração até a fidelização dos clientes. Ela tem um papel fundamental para potencializar as vendas, melhorar a captação de clientes, sugerir o canal ideal de oferta, personalizar a comunicação, entre outras vantagens.

Mas como isso funciona na prática? A seguir listamos alguns exemplos de como a IA pode ajudar o seu e-commerce a vender mais:

Score de propensão

Técnica que usa algoritmos para analisar os dados dos consumidores, seu histórico de compras e comportamento, indicando qual a probabilidade de eles realizarem uma compra. Isso ajuda a definir estratégias específicas para cada pessoa ou grupo.

Criação de persona

Persona é a representação fictícia do cliente ideal. Diferente do público-alvo, ela tem características singulares, necessidades, desejos e dores. E como a IA pode ajudar a criar personas mais precisas e atualizadas? Nesse caso, usando informações coletadas de diversas fontes como redes sociais, pesquisas e feedbacks,transformando-as em dados confiáveis e relevantes para o negócio.

Recomendação de produtos

Funcionalidade baseada nos interesses, preferências, histórico de navegação e de compras dos consumidores. Na prática, a Inteligência Artificial coleta, analisa e interpreta esses dados históricos e os utiliza para sugerir produtos relevantes para os clientes. Essa, aliás, é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio, o engajamento e a satisfação dos consumidores.

Clusterização

Nesse caso, a IA é utilizada para agrupar os clientes em categorias, com base em critérios como localização, faixa etária, gênero, renda etc. A segmentação de mercado  permite criar campanhas de marketing mais personalizadas e efetivas para cada público, aumentando as chances de conversão.

Esses são apenas alguns exemplos de como a IA pode dominar as vendas on-line e trazer benefícios tanto para os consumidores quanto para os vendedores. Contudo, isso não significa que as pessoas serão substituídas pelas máquinas. Pelo contrário! Na verdade, a IA potencializa o trabalho humano, tornando-o mais inteligente, ágil e produtivo.

Como a Neurotech pode ajudar a potencializar as vendas do seu e-commerce?

Grandes empresas como Google e Meta (antiga Facebook) usam IA para aprender sobre as pessoas e oferecer soluções cada vez mais personalizadas e eficientes. Portanto, se você quer acompanhar essa tendência e se destacar no mercado, é hora de investir na IA para as suas vendas on-line.

A boa notícia é que a plataforma Sales Intelligence da Neurotech pode ajudá-lo nesse processo de forma rápida e descomplicada. A ferramenta utiliza a Inteligência Artificial para coletar dados dos seus leads e clientes de diversas fontes e em momentos de vida diferentes de cada um deles.

Ao entender a realidade e a necessidade dos seus consumidores, você será capaz de atingir a pessoa certa, no momento certo e com a oferta certa. Além disso, a plataforma Sales Intelligence também utiliza algoritmos para indicar a propensão à compra e fazer a recomendação de produtos mais indicada para cada persona. Dessa forma, sua equipe de marketing poderá se comunicar de forma mais assertiva com o seu público, aumentando as taxas de conversão e os lucros do negócio.

Faça como várias empresas que utilizam a tecnologia para automatizar processos e aumentar as vendas. Entre em contato com a Neurotech e ofereça o produto certo para o cliente certo.

Matérias relacionados

A_Revolucao_das_Tecnologias_LLM_no_Mercado_Atual
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Revolução das Tecnologias LLM no Mercado Atual

Nos últimos anos, temos testemunhado um crescimento significativo no uso de tecnologias de Large Language Models (LLM), com os chats inteligentes se destacando como uma das aplicações mais reconhecidas e difundidas.

Leia mais »
Thumbnail_NeuroCast_-_Ep_9_Banco_BMG_11zon-1.jpg
ANÁLISE DE CRÉDITO

Neurocast | Transformação Digital no Setor Financeiro

Bem-vindos ao 9º episódio do Neurocast, o videocast da Neurotech. Nesta edição, abordamos um tema que está revolucionando o mercado: a Transformação Digital no Setor Financeiro. E para enriquecer ainda mais o debate, tivemos como convidado especial Ricardo Takeyama, Diretor de Crédito, Cobrança, Analytics e Dados do Banco BMG.

Leia mais »

Inscreva-se para receber conteúdos: