Em tempo de concorrência acirrada, turbulências no cenário econômico mundial e sociedade e negócios cada dia mais digitais, a Inteligência Artificial desponta como alternativa para inovar diversos setores, inclusive para garantir a sustentabilidade de operações de crédito. É certo que ainda há gestores de duvidam da capacidade dela para melhorar a rentabilidade de uma empresa.
Se você faz parte deste grupo, reconsidere. Tome como ponto de partida, a atual disponibilidade de um enorme volume de informações fornecidas por seus clientes por meio dos canais digitais. Assim como você, eles mantêm constante interação online e isso aumenta exponencialmente em volume e complexidade.
Desta forma, minerar e transformar tudo isso em informações ricas não é tarefa simples para pessoas, sobretudo para negócios relacionados ao setor financeiro. E se torna essencial para os negócios. A compreensão correta dos dados é tarefa para uma combinação de tecnologias como Big Data, Machine Learning e alto poder computacional. Eles entendem profundamente o cliente, suas expectativas e intenções.
Com este conhecimento em mãos, você e seu time poderão implementar estratégias que tenham como foco aprimorar experiências e melhorar a competitividade da sua empresa. Neste contexto, a IA irá facilitar o entendimento do consumidor, possibilitar na entrega mais rápida de produtos e serviços e melhorar a eficiência operacional da sua equipe.
IA para entendimento profundo do cliente
Na análise de crédito, não é diferente. O uso de soluções de IA correlaciona as informações que o cliente possui, como cadastro, CRM e transacionais e outras para construir o perfil do consumidor e se ele é capaz de cumprir os compromissos financeiros.
Entender o consumidor, proporcionar novas experiências e definir estratégias para gerar lucro requer o uso intenso de ferramentas tecnológicas. No setor de cobrança a IA pode gerar todos estes benefícios, inclusive para recuperação ou concessão de crédito. Já há muitas empresas tornando esta tecnologia parte de suas rotinas.
Hoje é bastante comum a IA proporcionando experiências em sites e aplicativos com operações de suporte ao consumidor. No setor de cobrança, ele torna a experiência de atendimento mais satisfatória, afinal, neste momento, todo o cuidado é necessário para não gerar constrangimento ao consumidor e afetar negócios futuros. Quando é feita pela tecnologia o risco de uma insatisfação diminui.
A IA também consegue cruzar e analisar todos os dados disponíveis para definir o melhor dia da semana e horário para contato, tornando a ação mais efetiva. Desta maneira a comunicação e a negociação são mais ágeis, há redução de retrabalho, aumento de produtividade, modernização do sistema e redução de custo.
Instituições financeiras adotam IA para ampliar resultados
A automação na coleta, organização e avaliação dos dados disponíveis dos clientes para definição de concessão de crédito tem sido estratégia adotada por instituições financeiras e estão gerando bons resultados. Um dos maiores bancos do Brasil, por exemplo, elevou a taxa de aprovação de crédito em 18% nos últimos 14 meses. Isso graças ao uso de tecnologia que passou a fazer melhor classificação das condições de pagamentos dos clientes.
Há duas décadas, o banco analisava cerca de 40 mil pedidos de crédito por mês, enquanto hoje são cerca de 200 mil por dia. Com uso de IA a decisão é automática dispensando a necessidade de ter uma equipe enorme, além de fazer a operação em menos tempo. Se há cinco anos, a instituição demorava seis meses para desenvolver um modelo de análise de crédito, hoje isso leva um mês.
Por tudo isso, é certo que vai ganhar mercado as empresas que adotarem a IA para adequar suas ofertas ao perfil de cada um dos consumidores. Sim, cada um, pois personalização de ofertas é um diferencial diante de negócios com estratégias tradicionais. Além disso, a análise para concessão do crédito que, por meio do uso da AI, permite aumento do volume de negócios e redução do risco de inadimplência.
Fonte: https://www.grlis.com.br/noticias/2019/06/12/inteligencia-artificial-aprimora-oferta-de-credito.html