Neurotech

Demanda por seguros de autos cresce 25,74% em julho sobre 2021

A demanda por seguros de automóveis registrou alta de 25,74% em julho deste ano quando comparada a igual mês de 2021. É o que revela o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS). O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas a plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito, área na qual a companhia mantém um índice similar que já é referência no mercado. 

Em julho, todas as áreas cobertas pelo INDS apresentaram crescimento. O ranking por estado ficou assim: Rio Grande do Sul (37,35%), Paraná (28,57%), Minas Gerais (25%) ocuparam os três primeiros lugares. São Paulo e Rio de Janeiro cresceram 20% e 12,61%, respectivamente. 

Em relação a junho deste ano, o crescimento do indicador nacional ficou estável, mas nenhuma região registrou desempenho negativo, ao contrário do mês passado quando comparado a maio. 

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicam que as vendas de veículos novos sofreram uma leve queda no mês de julho, quando foram comercializadas 307.709 unidades: 0,5% a menos que o registrado no mesmo mês de 2021 e 2,61% inferior às vendas de junho de 2022. No acumulado do ano (janeiro a julho), foram vendidas 1.958.945 unidades, 2,65% a menos do que registrado no mesmo período de 2021.

O movimento de queda pode ser explicado por um conjunto de fatores, como a menor oferta, especialmente, no segmento de duas rodas, devido a problemas na produção e pela maior restrição e aumento do custo de crédito e alta na inadimplência. Já no mercado de seguros, o crescimento de 2022 na demanda tem muita relação com a retomada das atividades presenciais em quase todos os setores do país. Infelizmente o crescimento não é representativo na população que nunca teve seguro de Automóvel. diz o Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech. 

Sobre o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS)

Recém-criado pela Neurotech, o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.

Matérias relacionados

A_Revolucao_das_Tecnologias_LLM_no_Mercado_Atual
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Revolução das Tecnologias LLM no Mercado Atual

Nos últimos anos, temos testemunhado um crescimento significativo no uso de tecnologias de Large Language Models (LLM), com os chats inteligentes se destacando como uma das aplicações mais reconhecidas e difundidas.

Leia mais »
Thumbnail_NeuroCast_-_Ep_9_Banco_BMG_11zon-1.jpg
ANÁLISE DE CRÉDITO

Neurocast | Transformação Digital no Setor Financeiro

Bem-vindos ao 9º episódio do Neurocast, o videocast da Neurotech. Nesta edição, abordamos um tema que está revolucionando o mercado: a Transformação Digital no Setor Financeiro. E para enriquecer ainda mais o debate, tivemos como convidado especial Ricardo Takeyama, Diretor de Crédito, Cobrança, Analytics e Dados do Banco BMG.

Leia mais »

Inscreva-se para receber conteúdos: