Neurotech

INDC_SET_22_Capa_de_blog

Demanda por crédito cai 12% em setembro em relação a agosto

É o segundo mês consecutivo de recuo do INDC que havia diminuído 4% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2021

Pelo segundo mês consecutivo, a demanda por crédito no Brasil registrou queda na comparação anual. Em setembro, houve uma retração de 19% em relação ao mesmo mês de 2021 e foi a maior redução desde que o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) foi criado, em janeiro de 2020. O mês passado aprofunda a tendência iniciada em agosto, quando a busca por financiamentos caiu 4% em relação a igual intervalo de 2021. O indicador mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços.

Segundo  Breno Costa, diretor da Neurotech, “houve uma queda muito grande da demanda por crédito, mas é preciso avaliar que a redução na oferta foi maior ainda devido à bolha de inadimplência que cresceu por conta do excesso de concessões de créditos, o que levou a um processo de higienização dos canais de captura ou do seu apetite na geração de novos clientes por parte dos financiadores”.

O maior tombo foi registrado no segmento varejo (35%), puxado pela retração da demanda por crédito para a aquisição de eletrodomésticos (45%), supermercados (40%) e vestuário (27%). Na avaliação de Breno Costa, diretor da Neurotech, pesa o elevado endividamento das famílias e a contração da renda. “Como grande parte da renda dos brasileiros está comprometida, há uma contração do apetite em realizar novos empréstimos, a não ser para renegociação de dívidas”, explica ao lembrar que, quando se olha para o setor financeiro, a queda foi bem menor, de 14%.

Dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) de agosto mostram que o número de famílias endividadas atingiu 79%. A pesquisa destaca que 10,8% não têm condições de pagar contas atrasadas e que 19% das famílias têm dívidas com lojas do varejo.

Mês a mês

Na comparação mensal (setembro versus agosto de 2022), o INDC registrou queda de 12%. A maior perda foi registrada no segmento bancos e financeiras (16%), seguido por varejo 12%. Já serviços exibe uma performance positiva com alta de 8%. Vestuários (-34%) e eletrodomésticos (-25%) são responsáveis pelas maiores quedas da demanda por crédito do varejo.

 

Sobre o  Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC)

O Índice Neurotech de Demanda por Crédito abrange um universo de 94 empresas, instituições financeiras e varejistas e mensura o apetite do brasileiro pelo crédito. O indicador mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços.

Acompanhe as análises mês a mês do INDC

Matérias relacionados

A_Revolucao_das_Tecnologias_LLM_no_Mercado_Atual
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Revolução das Tecnologias LLM no Mercado Atual

Nos últimos anos, temos testemunhado um crescimento significativo no uso de tecnologias de Large Language Models (LLM), com os chats inteligentes se destacando como uma das aplicações mais reconhecidas e difundidas.

Leia mais »
Thumbnail_NeuroCast_-_Ep_9_Banco_BMG_11zon-1.jpg
ANÁLISE DE CRÉDITO

Neurocast | Transformação Digital no Setor Financeiro

Bem-vindos ao 9º episódio do Neurocast, o videocast da Neurotech. Nesta edição, abordamos um tema que está revolucionando o mercado: a Transformação Digital no Setor Financeiro. E para enriquecer ainda mais o debate, tivemos como convidado especial Ricardo Takeyama, Diretor de Crédito, Cobrança, Analytics e Dados do Banco BMG.

Leia mais »

Inscreva-se para receber conteúdos: