ANÁLISE DE CRÉDITO INDC
indc abril 20220 -neurotech

Demanda por crédito cresce 57% em abril sobre igual mês de 2021

A demanda por crédito no varejo cresceu 57% em abril na comparação com igual mês do ano passado. O incremento global contou com alta nos três setores medidos: serviços (114%), varejo (106%) e bancos (38). Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). O indicador mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos.

Crescimento em Abril

Na base mensal, o indicador cresceu 11%. Na comparação com março, destaca-se o setor bancário, com expansão de 17%.  Foi seguido por varejo, com alta de 8%. Serviços, por sua vez, caiu 6%. “Diante do cenário atual, a expectativa é de que a demanda desacelere, mas que encerre o ano em alta”, avalia o diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, Breno Costa.

De acordo com Costa, juros mais elevados vão encarecer o custo do dinheiro.  Em resposta à inadimplência, a oferta também deve arrefecer. “O poder de compra está comprometido pelo endividamento das famílias e embora o consumidor demande mais crédito, seu alto custo deve esfriar o consumo”, explica.

O INDC traz ainda como destaque a alta de financiamentos para compras em lojas de departamento e supermercados, com expansão de 167% e 136%, respectivamente, na base de comparação anual. Foram seguidos por vestuário (110%), eletrodomésticos (86%) e móveis (2%).Em relação a março, por segmento, lidera o crescimento em abril vestuário, com alta de 29%. Foi seguido por lojas de departamento (27%), móveis (16%) e supermercados (7%). Chama ainda atenção a alta na busca por crédito para supermercados em relação a janeiro. Nesta comparação, houve aumento de 257%, o que mostra o impacto da inflação no preço dos alimentos, levando mais consumidores a parcelarem suas compras.


Conheça as nossas soluções!

A Neurotech auxilia a identificar, de forma objetiva, o ponto ótimo de operação do negócio de seus clientes. Tornando processos como esse mais fáceis e assertivos.

Clique no botão abaixo e saiba como podemos ajudar a superar seus desafios!