INDC_Ago_23

Demanda por crédito cai 6% em agosto, segundo INDC

Pelo oitavo mês consecutivo, busca por financiamento se retrai, segundo INDC

A demanda por crédito no Brasil registrou queda de 6% em agosto na comparação com os últimos 12 meses. Este é o oitavo mês consecutivo em que a busca por financiamentos encerra em terreno negativo. No período, a maior retração foi no varejo (-15%), seguido por bancos e financeiras (-5%). Já o segmento de serviços, que tem um peso menor, obteve crescimento de 47%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços.

Apesar do cenário de baixa, o INDC registrado em agosto já pode representar um sinal de que o pior ficou para trás, pois em julho a queda chegou a dois dígitos, mas ao mesmo tempo já apresentava melhora na comparação com junho. 

Natália Heimann, head de produtos Analytics da Neurotech e responsável pelo indicador, explica: 

“Viemos de um cenário muito negativo desde o final do ano passado devido à alta inadimplência e o arrefecimento da oferta de crédito. Vimos, por exemplo, os bancos e financeiras se focarem mais em sua própria carteira de clientes do que na busca por novos consumidores. A expectativa, entretanto, é de uma melhora, ainda que conservadora”. 

Comparação mensal

Agosto registrou alta de 5% em relação ao mês de julho. Por segmento, a demanda por crédito ficou assim: bancos e financeiras (+17%); serviços (+28%) e varejo (-38%). Desde o final do ano passado, o mercado demonstra queda mês a mês com alguns soluços de melhora, como ocorreu em março e maio, julho e agora. 

No varejo, o ranking do INDC por segmento em relação a julho, quase todos os segmentos acompanhados apresentaram forte queda. No campo negativo destacaram-se supermercados (-57%), vestuário (-33%) e lojas de departamento (-21%). Eletroeletrônicos não registrou variação e o segmento outros subiu 81%.

Confira consolidado de analises do INDC

Conheça a Neurotech

Conte com a nossa ajuda e a Inteligência Artificial para tomar decisões mais precisas e com mais segurança, entre em contato conosco! Com as nossas variáveis diferenciadas garantimos a você novos modelos muito mais completos, atualizados e personalizados para que você tome as decisões certas em todo ciclo de crédito.

https://www.neurotech.com.br/contato/

Matérias relacionados

Inscreva-se para receber conteúdos: