BIG DATA
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Como prever oportunidades de negócios utilizando big data?

Com o avanço digital, cada vez mais é possível utilizar ferramentas tecnológicas para criar e prever oportunidades de negócios. O big data é uma delas.

Neste artigo, entenda o que é big data, como funciona, quais são os seus benefícios e importância, além de entender como ela pode ser direcionada para que seja possível o aumento de leads e crescimento de vendas. Confira abaixo!

O que é big data?

Traduzido para o português, o termo “big data” significa, basicamente, “grandes dados” ou “megadados”. No entanto, na prática, big data é a extração de informações de um alto volume de dados, sendo possível atribuir significado a eles e desenvolver estratégias de ações.

O conceito de big data se baseia em três pilares principais. Conheça-os abaixo.

  • Volume – O big data está relacionado a dados de grande volume, peso e relevância. 
  • Velocidade – A velocidade em que ocorre a coleta de dados deve ser ágil e efetiva.
  • Variedade – Os dados do big data não possuem uma origem única, em vez disso, essas informações são coletadas de diversas fontes e bancos de dados, podendo variar até mesmo os formatos e tamanhos dos arquivos.

Qual é a importância?

Além de ser uma ferramenta de inteligência artificial que trata grandes volumes de dados, o big data é um mecanismo estratégico que coleta, organiza, analisa e permite a interpretação dos dados obtidos. Dessa maneira, é possível obter insights únicos sobre diversos aspectos relevantes para uma empresa, oportunizando a identificação de possibilidades de negócios, por exemplo.

Como os sistemas de big data funcionam?

Para que esses dados coletados se tornem informações inteligentes e úteis, é necessário que recebam um tratamento automatizado. Portanto, os sistemas de big data costumam seguir um ciclo composto por três etapas principais:

  • Integração – Inicialmente, é realizada uma integração das origens dos dados e, em seguida, a extração do volume existente.
  • Gerenciamento – Após, é iniciado o processo de refinamento, organização e tratamento para que os dados estejam prontos e aptos para serem analisados.
  • Análise – Neste momento, os dados são compreendidos por meio de uma análise minuciosa e bem detalhada, que leva em conta cenários, variáveis e padrões, viabilizando respostas úteis, assertivas e expressivas.

Assista a esse vídeo e entenda melhor como funciona um sistema de big data na prática!

Quais são os benefícios de nos negócios?

O big data oferece às empresas que o utilizam uma grande vantagem competitiva. Alguns dos benefícios obtidos pela sua utilização são:

  • relatórios mais confiáveis,
  • conhecimento, análise e mapeamento de mercado,
  • entendimento e integração de estratégias,
  • análise de concorrentes,
  • direcionamento de estratégias,
  • criação de campanhas específicas para obter leads mais qualificados,
  • redução do custo de aquisição de clientes,
  • otimização do trabalho das equipes de vendas,
  • controle mais eficaz sobre equipes,
  • desenvolvimento de experiências personalizadas para o cliente,
  • crescimento das taxas de conversão.

O big data pode trazer inúmeros benefícios para diversas áreas de uma empresa, viabilizando que se obtenha o melhor proveito das informações coletadas. Sendo assim, muitas marcas que se dispõem a investir nesse tipo de tecnologia contam com ferramentas inteligentes capazes de realizarem análises preditivas confiáveis e oportunizando um crescimento com maior segurança para os seus negócios.

Quais são os segmentos de empresas que podem usar big data?

Diversos tipos de empresas, dos mais variados segmentos, já utilizam sistemas de big data para aumentar os seus resultados. Conheça alguns deles:

  • instituições financeiras, para gerenciar os riscos de crédito e evitar fraudes,
  • instituições governamentais, para administrar os dados populacionais e beneficiários de programas,
  • instituições de ensino superior, para gerenciar registros de alunos, informações do campus, das finanças e de pesquisas acadêmicas,
  • operadoras de saúde, para o registro e gerenciamento de informações de pacientes, prontuários, exames, consultas e procedimentos,
  • empresas de indústria de manufatura, para melhorar a eficiência da produção, aperfeiçoar técnicas de fabricação e a qualidade dos produto,
  • empresas do varejo, para identificar comportamento de consumo dos clientes e desenvolver melhores estratégias de conversão.

Os negócios e instituições mencionados acima são algumas das empresas que já obtêm sucesso na utilização de big data. No entanto, além desses, muitos outros ramos podem tirar proveito das soluções desenvolvidas com a tecnologia.

Como prever oportunidades de negócios utilizando big data?

Tendo entendido como o big data pode ser flexível e adaptável para diversas necessidades dos mais variados segmentos, saiba como utilizá-lo para prever oportunidades de negócios por meio da sua implementação em alguns setores empresariais.

Marketing

Na área do marketing, existem diversas opções de utilização, visto que é possível reunir e analisar diversos dados relevantes dos seus leads e clientes.

Dessa maneira, poderão ser entendidos os seus hábitos, frequência de compras, interesses e outras informações. Assim, as ações de marketing se tornam mais personalizadas, prevendo e identificando o seu cliente ideal ao passo que o aproxima da sua empresa.

Controle de qualidade

Com o tratamento dos dados gerados, é possível identificar problemas de fabricação de produtos. Além disso, a realização de testes preditivos podem auxiliar na prevenção de defeitos. Outra possibilidade de utilização do big data nesse sentido é a análise de dados para a localização de problemas com fornecedores.

Tudo isso influenciará no resultado final do seu produto, oferecendo ao cliente itens de melhor qualidade, atraindo novos consumidores e criando novas oportunidades.

Financeiro

Com a implementação do big data, a empresa tem maior controle sobre orçamentos e recursos disponíveis, melhorando a gestão financeira e reduzindo possíveis tentativas de fraudes internas. Assim, os valores são distribuídos adequadamente conforme as  necessidades da empresa.

Com esse mapeamento e entendimento de custos, o seu produto pode oferecer melhor custo-benefício no mercado e atrair mais oportunidades de negócios. 

Redes sociais

As redes sociais contam com alto volume de dados, ampla variedade e velocidade, sendo os aspectos ideias para a coleta e tratamento de dados realizados pelos sistemas de big data. Assim, é possível direcionar comunicações eficientes que aumentam a conversão em todas as etapas do funil de vendas que os seus leads possam estar. 

Caso deseje entender mais sobre o tema e como aplicar no seu negócio para transformar a experiência dos seus clientes, faça o download deste e-book desenvolvido por especialistas.

Não deixe de salvar este conteúdo e analisar como o big data pode ser útil para a sua empresa. As chances de crescimento podem ser significativamente maiores com a utilização deste tipo de tecnologia, posicionando a sua empresa à frente da concorrência e formando uma carteira de clientes ainda mais satisfeita.