Neurotech

Como_a_IA_vem_ajudando_e-commerces_VTEX

Como a IA vem ajudando e-commerces VTEX a crescerem em 2023

Ao longo dos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) vem sendo usada para ajudar diferentes tipos de negócios no desenvolvimento de produtos e de serviços. E no setor de e-commerce isso não seria diferente. A tecnologia permite automatizar processos, personalizar ofertas, analisar dados, entre outras funções que facilitam o trabalho dos lojistas e melhoram a satisfação dos consumidores.

Você tem um e-commerce VTEX e quer saber como potencializar as vendas com o uso da Inteligência Artificial?

Neste artigo, você vai aprender como a tecnologia pode ajudá-lo a crescer em 2023 de diversas formas. Acompanhe.

O que é VTEX?

A VTEX é uma plataforma de tecnologia de computação para e-commerce baseada em nuvem (SaaS – Software como serviço). Ela oferece soluções integradas de comércio eletrônico, marketplace e omnichannel, possibilitando a implantação e a gestão de lojas virtuais de forma rápida e eficiente.

Por meio dela, lojistas podem cadastrar seus produtos, calcular fretes, oferecer diversas formas de pagamento aos seus clientes e muito mais.  E tudo isso de forma on-line, com infraestrutura robusta e com o apoio da Inteligência Artificial para automatizar processos e obter vantagens competitivas perante a concorrência.

Como a Inteligência Artificial vem ajudando o e-commerce a crescer em 2023?

O futuro do e-commerce VTEX é promissor. E uma das explicações para tamanho sucesso é o uso de IA para tornar a experiência do usuário mais ágil, agradável e eficiente. A Inteligência Artificial vem sendo uma grande aliada de lojistas virtuais em diversos aspectos, tais como:

Análise de dados

A IA coleta, processa e interpreta grandes volumes de dados gerados pelos e-commerces, gerando insights valiosos para a tomada de decisões e a melhoria contínua dos negócios. Isso pode ajudar a identificar tendências de mercado e a demanda por produtos e serviços, permitindo que a loja virtual mantenha seus produtos, serviços e estoque atualizados.

Recomendação de produtos

Após coletar e analisar os dados históricos dos consumidores, a Inteligência Artificial usa o Machine Learning (aprendizado de máquina) para aprender sobre os perfis, preferências e momento de vida de cada pessoa.

Graças a isso, consegue direcionar produtos e serviços mais adequados para cada um, aumentando as chances de conversão e fidelização. Além disso, gera uma experiência de compra mais personalizada para o cliente, o que aumenta a sua satisfação.

Atendimento ao cliente

Outra vantagem da Inteligência Artificial aplicada aos e-commerces VTEX é que ela possibilita o uso de chatbots, que são robôs conversacionais. Eles interagem com os clientes por meio de mensagens de texto ou voz, esclarecendo dúvidas e resolvendo problemas de maneira rápida, contextual e massiva.

Otimização de preços

Por meio da coleta e análise de dados históricos, a IA identifica qual o tipo de incentivo a oferecer para o consumidor (desconto, frete grátis, sem desconto), aumentando as suas chances de comprar. A partir disso, ocorre a precificação dinâmica, onde cada oferta feita é personalizada para cada perfil de cliente, incluindo o tamanho do desconto.

Estratégias de marketing mais assertivas

O comércio eletrônico é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo. De acordo com o relatório da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2022, o faturamento do e-commerce alcançou R$ 169,59 bilhões e a previsão para os próximos 5 anos (2027) é que supere os R$ 273 bilhões. Para isso, no entanto, é preciso que os gestores de tráfego consigam superar um grande desafio: aumentar a taxa de conversão do site.

Em princípio, a taxa de conversão é uma métrica que determina o percentual de pessoas que visitaram o site e que, de fato, realizaram uma compra. A taxa ideal depende de cada segmento de mercado, mas a média brasileira é de 1,65%, o que é considerada baixíssima. Formulários longos e confusos, baixa velocidade do site e campanhas de marketing ineficazes são algumas das explicações para resultados nada satisfatórios.

A boa notícia é que a Inteligência Artificial também pode ajudar os profissionais de marketing a melhorarem suas estratégias. Por meio de algoritmos, é possível identificar o público-alvo de uma campanha e oferecer conteúdos e produtos que vão ao encontro das suas necessidades, aumentando a possibilidade de conversão.

Como a Neurotech pode potencializar o crescimento de e-commerces VTEX?

Como apresentamos neste artigo, a Inteligência Artificial ajuda a aprimorar a experiência do usuário, melhorar a análise de dados e promover campanhas de marketing mais eficazes.

Nesse contexto, o software Sales Intelligence da Neurotech pode auxiliar você a oferecer o produto certo, no momento certo para a pessoa certa. 

A ferramenta de inteligência de vendas ajuda a entender a realidade e as necessidades do seu público-alvo, melhorando a comunicação da sua empresa com os consumidores e facilitando o trabalho da sua equipe de marketing e de vendas por meio da integração com os principais CRMs de mercado. 

Entre em conosco e conheça as melhores soluções para o seu e-commerce.

Sales intelligence - Banner

Matérias relacionados

A_Revolucao_das_Tecnologias_LLM_no_Mercado_Atual
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Revolução das Tecnologias LLM no Mercado Atual

Nos últimos anos, temos testemunhado um crescimento significativo no uso de tecnologias de Large Language Models (LLM), com os chats inteligentes se destacando como uma das aplicações mais reconhecidas e difundidas.

Leia mais »
Thumbnail_NeuroCast_-_Ep_9_Banco_BMG_11zon-1.jpg
ANÁLISE DE CRÉDITO

Neurocast | Transformação Digital no Setor Financeiro

Bem-vindos ao 9º episódio do Neurocast, o videocast da Neurotech. Nesta edição, abordamos um tema que está revolucionando o mercado: a Transformação Digital no Setor Financeiro. E para enriquecer ainda mais o debate, tivemos como convidado especial Ricardo Takeyama, Diretor de Crédito, Cobrança, Analytics e Dados do Banco BMG.

Leia mais »

Inscreva-se para receber conteúdos: