SAÚDE
capa_blog_boaspraticas_saude

Boas práticas para combater abusos e fraudes na saúde 

Saiba como implementar ações assertivas que inibam a ocorrência de abusos e fraudes na saúde. Leia Aqui!

A pandemia de Covid-19 causou impactos não somente na infraestrutura das instituições hospitalares ao redor do planeta. A necessidade de garantir atendimento adequado à população, diante da emergência sanitária causada pelo novo Coronavírus, foi acompanhada de perto pelos abusos e fraudes na saúde

As ações lesaram os cofres públicos e privados em um período de extrema fragilidade. No momento em que os investimentos deveriam ser empregados para garantir o bem-estar dos cidadãos, muitas vezes houve justamente o contrário. 

Dados do Instituto Ética Saúde (IES) apontam que, no Brasil, pelo menos 2,3% de todo o montante investido no segmento é perdido em virtude de abusos. Para se ter uma ideia, em 2019 o orçamento da saúde no país chegou a R$ 680 bilhões, o equivalente a 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Isso significa que pelo menos R$ 22,54 bilhões podem ser perdidos por conta de fraudes. Números como esses reforçam a importância da adoção de medidas protetivas pelas seguradoras de saúde.

Mas, como combater ações indevidas de maneira efetiva? É o que você vai descobrir aqui. Continue conosco e boa leitura!

Tipos de abusos e fraudes na saúde

Podemos destacar diversos tipos de abusos e fraudes na saúde. Em comum, os métodos indevidos atualizam-se constantemente, acompanhando o aprimoramento de técnicas e processos, o desenvolvimento de novas tecnologias, etc. Hoje em dia, os principais crimes colocados em prática são: 

  • Faturamento fraudulento e superutilização de serviços;
  • Falsificação de registros médicos e prescrições;
  • Desvio de medicamentos e equipamentos;
  • Identificação de pacientes falsos ou fictícios.

Medidas preventivas e estratégias de combate

A partir da variedade de atividades indevidas que colocam em risco o cotidiano das seguradoras e operadoras de saúde, é necessário adotar medidas preventivas e estratégias que realmente combatam as irregularidades. 

As principais resoluções incluem: 

  • Implementação de políticas internas

Documentar e padronizar atividades ligadas ao dia a dia contábil, por exemplo, facilita a identificação de distorções. 

  • Monitoramento e análise de dados para detecção de padrões suspeitos

Verificar informações compartilhadas por clientes e fornecedores possibilita a rápida detecção de atividades suspeitas, evitando que elas se confirmem e causem prejuízos. 

  • Auditorias regulares e revisões de faturamento

Pontos como esses fazem toda a diferença para apontar gargalos com antecedência, evitando dores de cabeça. 

  • Fortalecimento das práticas de verificação de identidade dos pacientes

A tecnologia é uma excelente aliada para indicar se um paciente é, ou não, quem realmente diz ser, permitindo que a confirmação de identidade afaste qualquer perigo de perda financeira.

  • Uso de sistemas de informações integrados e seguros

Uma infinidade de recursos de ponta estão à disposição para integrar dados e facilitar o acesso a eles, possibilitando a segurança das operações. 

  • Colaboração entre diferentes partes interessadas

A atuação conjunta dos times é essencial para assegurar que não haja espaços para as ações de pessoas mal-intencionadas. 

Uso de tecnologias avançadas

Você sabia? A Inteligência Artificial pode ser uma excelente aliada para proteger a sua operação em saúde, evitando perdas financeiras e reduzindo drasticamente a ocorrência de abusos. 

A nossa plataforma tem como propósito a detecção automatizada de irregularidades. Importante braço da IA, o Machine Learning atua sobre o reconhecimento de imagens, o que facilita a identificação de clientes. 

A tecnologia de optical character recognition (OCR), por exemplo, é capaz de extrair dados de formulários, notas fiscais, recibos enviados em formato de fotografia, entre outros. Desse modo, cria uma excelente camada de proteção aos negócios, com grande capacidade para reduzir fraudes. 

Em resumo

  • Os abusos e fraudes na saúde constituem-se como uma das principais ações indevidas da atualidade.
  • Eles não só prejudicam a qualidade do atendimento prestado ao público, como também causam a perda de investimentos públicos e privados feitos no segmento. 
  • A falsificação de registros e receitas médicas são algumas das práticas mais comuns hoje em dia.
  • Aplicar estratégias assertivas é essencial para evitar os golpes aplicados por pessoas mal-intencionadas.
  • Nesse sentido, o uso de tecnologias avançadas, como as soluções desenvolvidas por nós, podem ser uma boa alternativa à sua operação. 

Venha falar conosco

Estamos à sua disposição! Fale com os nossos especialistas agora mesmo e descubra detalhes de como a Neurotech Saúde e a nossa plataforma ao combate de abusos e fraudes pode atuar em todo o ecossistema.

Plataforma-de-Saude.jpg