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A importância de uma política de crédito eficiente

O aumento pela procura de crédito cresce em todas as classes de renda. Essa é a hora de ajudar o cliente a solucionar seus problemas, estreitando assim o relacionamento. E uma política de crédito eficiente faz toda a diferença, ao agilizar o processo de concessão e assegurar que as informações relevantes sobre o tomador de empréstimo foram consultadas e as condições corretas foram determinadas.

Política de crédito é um conjunto de normas e critérios que cada empresa utiliza para financiar ou emprestar recursos a seus clientes. São fatores que cada companhia deve estabelecer. Sua criação, contudo, deve considerar a realidade e o momento do negócio e o perfil do solicitante. Isso quer dizer que as regras não precisam ser fixas ou imutáveis. Alterações pertinentes e relevantes para a avaliação de crédito podem ser feitas sempre que forem necessárias.

Como a tecnologia pode ajudar no processo de concessão de crédito?

O desafio é reduzir o ciclo de concessão sem perder a qualidade na análise. O que quer dizer que cada situação exige um tipo de ação e uma política de crédito específica. Cabe ao gestor desenvolvê-la de acordo com as necessidades e possibilidades de seu público-alvo, os produtos de crédito ofertados e as características do seu negócio. Esse entendimento é fundamental tanto para a saúde financeira da carteira de clientes como para próprio benefício dos clientes.

Além disso, é importante destacar que a empresa pode ter mais de uma política de crédito. Isso vai depender do seu modelo de negócio, tamanho e até histórico de concessões de crédito. Pode parecer complicado, mas as tecnologias tornaram tudo mais simples, independentemente do tipo de política usada.

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IA e Big Data na prática na concessão de crédito

Em uma análise de crédito tradicional, não automatizada e feita a partir de uma quantidade limitada de informações, potenciais clientes podem ser rejeitados mesmo tendo capacidade de honrar seus compromissos. Desta forma, negócios são perdidos.

Entretanto, é possível combinar Big Data com Inteligência Artificial e Machine Learning para avaliar milhões de informações públicas e abertas disponibilizadas em fontes de dados e na Internet, descobrir perfis de consumidores com alto potencial de honrar seus compromissos e ampliar a concessão de crédito. A eficiência deste tipo de solução pode aumentar em até 20% a rentabilidade e ser utilizada por redes varejistas, instituições financeiras e muitos outros setores.

Toda a operação se dá a partir do desenvolvimento de um processo que realiza análises automaticamente e aprende com elas, tendo como base algoritmos que identificam padrões capazes de prever o comportamento dos consumidores. Com esses padrões gerais, é possível olhar para o cliente de maneira personalizada nas políticas de crédito.

Hoje, é impossível ser eficiente na concessão de crédito sem ferramentas de Business Analytics Big Data. São tecnologias essenciais no processo que permitem analisar cada cliente com segurança, de acordo com a política de crédito estabelecida por cada empresa, além de identificar o produto mais adequado para cada necessidade. Tudo de maneira rápida e precisa, as ferramentas possibilitam coletar e cruzar um grande volume de informações que auxiliam na tomada de decisão em segundos, incluindo na base muitos potenciais clientes que ficariam de fora das concessões em sistemas tradicionais.

Assim, as tecnologias dão suporte para desburocratizar e democratizar o acesso ao crédito e prometem com isso criar novos modelos de negócios. Em 2020, mais do que nunca, a tecnologia estará a serviço da eficiência, garantindo cada vez mais tratamento personalizado para o consumidor e segurança para clientes e empresas.

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