Neurotech

4 maneiras de aplicar Inteligência Artificial para alavancar o seu negócio em 2020

Ao longo de 2019, mostramos várias histórias que demonstravam o poder de transformação dos negócios com o uso da Inteligência Artificial. Com ela os gestores conseguem definir estratégias inovadoras, automatizar processos, monitorar o mercado e os concorrentes, conquistar e fidelizar clientes, prever hábitos de consumo, entre tantas outras possibilidades.

Como a inteligência artificial tem a capacidade de aprender o comportamento humano, ela é uma fonte sem limites para o universo corporativo e vem impactando diretamente os resultados das empresas. Estamos em um período em que toda organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte precisa avaliar as diretrizes para atuar em 2020, e uma forma eficiente de se fazer isso é através dos dados!

BAIXE O EBOOK DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AOS NEGÓCIOS

De acordo com a pesquisa divulgada em outubro último pela Forrester53% dos tomadores de decisão globais de dados e análises, afirmaram que adotaram, estão em processo de adoção ou expandindo o uso de soluções baseadas em IA.

Em 2019, 29% dos desenvolvedores globais trabalharam com software de IA e de aprendizado de máquina (Machine Learning). E o uso de IA deve aumentar, pois segundo a pesquisa, 16% dos tomadores de decisão globais de marketing B2C pretendem aumentar em mais de 10% o gasto com tecnologia de dados e análise, incluindo IA, em 2020.

Não faltam soluções baseadas em IA para aplicar e melhorar o desempenho de uma empresa. Claro que cada aplicação é desenvolvida para solucionar uma demanda do negócio e a tecnologia entra para identificar melhores oportunidades, aproximar o cliente, reduzir riscos, diminuir fraudes, automatizar processos, otimizar cobranças, precificar de forma mais eficiente e etc.

Seja qual for a área de atuação, há muitas possibilidades para explorar a inteligência artificial.

Veja a seguir quatro maneiras para usufruir dela e implementá-la em seu negócio

.1. Melhorar o relacionamento com o cliente

No relacionamento com o cliente a IA facilita a comunicação, antecipa demandas e soluciona problemas. Isso porque a sua aplicação resulta em triagem mais eficiente de solicitações, reduzindo a carga operacional dos atendentes que passam a se dedicar apenas às questões que necessitam intervenção humana.

A vantagem de utilizar a tecnologia neste processo é que ela pode diminuir o tempo de atendimento dos clientes. Um exemplo de como isso se dá é de uma empresa de varejo que implementou uma solução para dar mais agilidade na avaliação do consumidor que solicitava um cartão de crédito da empresa. Com a inteligência artificial o tempo de retorno caiu de 25 para menos de 3 minutos. A satisfação do cliente abre portas para geração de novos negócios.

2. Reduzir riscos

A IA pode contribuir para reduzir riscos em diversos segmentos como Seguros e Crédito. Isso porque com o enriquecimento dos dados a solução consegue gerar insights mais seguros para os tomadores de decisão.

Em um dos casos de sucesso, uma plataforma integrada para aferição de risco identificou 17% de potenciais sinistros em apenas 5% das propostas de uma seguradora. O resultado conquistado foi equivalente a 500% de ROI, 20% na diminuição de sinistros e 5% na redução do custo anual de TI. Certamente é uma boa aposta para investimento em 2020.

3. Prever demandas

Controlar o estoque ou desenvolver um produto de acordo com a preferência do consumidor deixam de ser problemas com a Inteligência Artificial. Isso porque suas aplicações analisam as variáveis possíveis, não somente preço, mas também renda e tipos de bens demandados. Com essa informação a empresa consegue entender quanto de sua produção será consumida e por quem. Ela também permite identificar onde está o público que não conhece seus produtos.

Com a modelagem dos dados feita a partir da IA, chega-se a informações estratégicas que levam ao controle de estoque e entendimento de que tipo de produto o cliente pretende comprar e em qual quantidade. Além de proporcionar conhecimento amplo do cliente, o varejo também é mais assertivo no desenho de campanhas e no controle eficiente de estoque.

4. Prevenir e detectar fraudes

Quando as instituições financeiras alimentam os algoritmos com grandes volumes de dados, eles conseguem capturar as características que identificam os perfis dos clientes e das próprias transações. As características são guardadas na máquina, permitindo que ela preveja fraudes em transações futuras pelo padrão de comportamento.

E faz isso analisando perfis com padrões diferentes dos usuais. Por exemplo, se um cliente está fazendo muitas compras em um intervalo de tempo menor e em diferentes lugares, consequentemente, é possível que não seja ele e sim uma fraude. E, se for um falso positivo, como acontece com nós, humanos, a máquina aprende e se adapta automaticamente. É desta maneira que ela se torna cada dia mais eficiente.

Outras vantagens de utilizar a Inteligência Artificial além da prevenção às fraudes, são: o ganho de tempo e redução de custos de análise, aprimoramento do processo de decisão de crédito e melhoria na cobrança, entre outros benefícios.

Aproveite e leia:

Matérias relacionados

Inscreva-se para receber conteúdos: