CONCESSÃO DE CRÉDITO TECNOLOGIA
artigo-ia-generativa

IA Generativa: entenda como explorar o seu potencial nos negócios

O ChatGPT veio para popularizar ainda mais uma solução que já vinha ganhando espaço em todos os setores econômicos: a Inteligência Artificial (IA) Generativa. Muito mais do que criar textos e materiais por conta própria, a ferramenta é capaz de aprender padrões para desenvolver outros conteúdos, realizar várias tarefas simultaneamente e gerar modelos adaptáveis de fundação.

Nos âmbito dos negócios, a solução tem feito os olhos dos empresários brilharem por outras razões. Com a possibilidade de automatizar processos, melhorar o sistema de atendimento e minimizar a incidência de erros manuais, essa forma de IA despertou uma verdadeira corrida para as empresas que almejam se valer da transformação digital para escalar a produtividade da equipe e os lucros gerais.

Nesse artigo, você vai entender como a IA Generativa pode levar as suas operações para outro patamar, quais as aplicações práticas e o que ela representa para o futuro. Boa leitura!

 

O que é a IA Generativa?

Uma Inteligência Artificial Generativa é uma forma de IA com a capacidade de aprender padrões complexos, utilizando uma base de dados para isso — o que chamamos de machine learning

Ao absorver essas informações, a ferramenta é capaz de gerar outras novas, de maneira original e personalizada. Quando necessário, pode até criar interações únicas, que se adaptam ao contexto em questão. 

Outro atributo relevante é que a IA Generativa não necessita de intervenção humana para evoluir continuamente e ir além do aprendizado tradicional. Afinal, já é programada para se autodesenvolver.

 

Aplicações práticas gerais e nos setores de crédito e seguros

De maneira mais ampla, a IA Generativa se tornou uma tecnologia valiosa no âmbito dos negócios por conta de algumas aplicações principais, que fazem toda a diferença por quem deseja se beneficiar da transformação digital. Isso porque ela pode ser utilizada em situações assim, por exemplo:

 

  • Otimização da comunicação com os clientes;
  • Melhora das experiências de pesquisa e via chat;
  • Exploração de quantidades grandes de dados não estruturados;
  • Auxílio com tarefas recorrentes (localizar informações, verificar contratos etc.).

 

Aproveitando o momento, vale mencionar que, em 2023, a edição do estudo CX Trends, feito pela Zendesk, mostrou que 52% dos tomadores de decisão empresariais afirmam que a organização está ficando para trás no que diz respeito ao uso de IA. Ao mesmo tempo, 75% dos negócios planejavam recuperar o tempo perdido no ano seguinte, aumentando os investimentos nessa tecnologia. 

Traduzindo esses números para o contexto deste artigo, temos a crescente percepção de que a Inteligência Artificial tem automatizado processos que, de outra forma, por meio de mãos humanas, levariam muito mais tempo e seriam altamente suscetíveis a erros. 

Para que você entenda melhor essa dinâmica, vamos passar para as aplicações no setor de crédito e seguros, analisando a IA Generativa da Neurotech. Com ela, as instituições abordam os devedores utilizando somente a tecnologia, que se encarrega de individualizar a conversa, sugerir o canal mais adequado e redigindo as mensagens de acordo com o que funciona melhor para cada perfil.

Além disso, a ferramenta utiliza como base as informações sobre estes indivíduos em débito — oriundas da própria empresa — para ofertar negociações pertinentes, que tenham maior chance de pagamento.

 Os resultados são variados: maior taxa de resposta dos clientes e redução dos índices de inadimplência, por exemplo. 

Em resumo, a IA não somente redige textos — essa é apenas a ponta de um iceberg enorme —, mas também executa um trabalho de análise e organização de dados que, manualmente, seria basicamente inviável.

 

Benefícios e desafios

Para começar, temos alguns benefícios extremamente significativos da IA Generativa, e que são as razões pelas quais tantos empresários estão decididos a incorporá-la nas suas operações, como apontou o já mencionado estudo da Zendesk. Veja só:

 

  •  A experiência do cliente melhora: para se ter ideia, a ferramenta da Neurotech tem a capacidade de aumentar entre 25% e 40% os índices de engajamento do público, se comparada com meios tradicionais de abordagem. No que tange ao risco de inadimplência, essas porcentagens significam que a empresa de crédito tem muito mais chances de obter uma resposta dos devedores, estabelecendo um vínculo com eles e sugerindo ofertas efetivas de negociação.

 

  • Os serviços podem ser personalizados: como explicamos, o modo de funcionamento da IA Generativa não é nada misterioso — a ferramenta se vale de uma base de dados para reproduzir tarefas recorrentes e permanece em desenvolvimento contínuo, à medida que aprende novas informações e executa novos comandos. Logo, não se restringe somente à criação de conteúdos. Na prática, empresários de qualquer setor podem ter nas mãos uma solução poderosa, que pode ser ajustada para operar de acordo com as necessidades do negócio e do perfil do cliente.


  • A eficiência operacional é alavancada: ao utilizar sistemas generativos, as empresas podem automatizar diversas atividades, reduzindo o tempo e os recursos necessários para essas tarefas. Em processos de decisão, temos a possibilidade de analisar grandes conjuntos de dados e simular cenários, permitindo uma abordagem mais informada e eficaz. O resultado é que não somente as operações são aceleradas, mas também libera os recursos humanos para se concentrarem em atribuições mais estratégicas e criativas.

 

No que diz respeito aos desafios da IA Generativa, temos três principais: as questões éticas, a segurança de dados e a interpretabilidade dos resultados. Analisando todas cuidadosamente, podemos inclui-las sob um outro ponto ainda maior: a integração de canais

Isso significa que a ferramenta é muito mais útil e eficaz quando é hiperpersonalizada — uma característica que somente é possível de obter quando várias fontes de informações são sincronizadas e utilizadas para construir a base que servirá de alicerce para as comunicações. 

Por outro lado, temos um desafio clássico: a segurança. Afinal de contas, quando se fala em armazenamento e utilização de dados, nos referimos a histórico de compras, métricas de comportamento e outros detalhes que são sensíveis e privados. Na era das ameaças digitais, é crucial que as empresas apostem na IA para reforçar a integridade das operações, com soluções capazes de detectar fraudes e invasões, e identificar padrões suspeitos.

 

Perspectivas da IA Generativa para o futuro

À medida que se olha para o futuro do mercado de seguros e de crédito, a Inteligência Artificial Generativa destaca-se como uma verdadeira protagonista da transformação digital, da eficiência operacional e da automatização de processos. 

Por um lado, temos os seguros, ambiente no qual a tecnologia pode melhorar a avaliação de riscos, tornando-a mais precisa e rápida. Já no setor de crédito, a IA vem para aprimorar a análise de solvência, facilitando decisões de concessão de crédito mais informadas.

Para aproveitar ao máximo essa evolução, no entanto, as empresas precisam se preparar. Dito de maneira mais simples, isso significa investir na capacitação das equipes para entender e integrar a IA Generativa nas tarefas existentes

Muito importante também é o estabelecimento de parcerias estratégicas com especialistas na solução — a única forma de conquistar uma implementação bem-sucedida e altamente personalizada. 

Por fim, e definitivamente não menos importante, temos a urgência de adaptar políticas e regulamentações para lidar com os desafios éticos e de segurança relacionados à IA Generativa. Ao adotar essas iniciativas, as instituições no setor de seguros e crédito podem se posicionar para colher os benefícios dessa tecnologia em evolução, preservando a integridade dos próprios dados, mitigando riscos e elevando a comunicação com os clientes.

 

Resumindo: 

  • A IA Generativa aprende padrões complexos por meio de machine learning, gerando conteúdo original e personalizado sem intervenção humana;
  • A solução otimiza a comunicação com clientes, lida com grandes volumes de dados e, no setor de crédito e seguros, personaliza abordagens para reduzir a inadimplência;
  • No que tange aos desafios, temos os éticos, de segurança e interpretabilidade dos resultados, requerendo a integração eficaz de canais e medidas contra ameaças digitais;
  • A ferramenta promete transformar o mercado, melhorando a avaliação de riscos, análise de solvência e as comunicações de cada negócio.

 

Conte com uma ferramenta de IA Generativa que já está dando resultados no mercado

Seja no setor de crédito ou seguros, a solução de cobrança exclusiva da Neurotech é uma poderosa aliada das suas atividades, realizando decisões precisas, com segurança e adaptáveis às suas necessidades específicas. 

Para você ter ideia, esta ferramenta conta com funcionalidades exclusivas e específicas, desenvolvidas com o propósito de auxiliar as operadoras de crédito em cada fase do ciclo de clientes:

 

  • Score de Recuperação: ideal para descobrir quais clientes apresentam maior risco, encontrar mais pessoas para cobrança e padronizar procedimentos. 
  • Canal Ideal: descubra a melhor abordagem e personalize a comunicação da empresa.
  • Personas: serve para identificar prospects de perfil, conquistar leads semelhantes aos atuais e localizar pessoas com dados relevantes.
  • Recomendação de oferta: uma função para vender mais produtos e serviços, e aumentar o limite para os que realmente merecem.

 

Deseja saber mais? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Contato