GESTÃO CRÉDITO INDC
Capa_-_INDC_Jan_24.jpg

Demanda por crédito cai 15% em janeiro, segundo INDC

Segmento varejista foi o principal responsável pela retração durante o primeiro mês de 2024, segundo índice feito pela Neurotech

 

A demanda por crédito no Brasil registrou queda de 15% em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2023. É o que mostrou o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços. Em relação a dezembro do ano passado, houve uma leve recuperação de 2%.

O varejo foi, novamente, o segmento que mais retraiu no recorte anual, caindo 40%. Bancos e outras financeiras recuaram 2%, enquanto o segmento de serviços foi o único que registrou um aumento da procura totalizando 24%.

Na comparação com dezembro de 2023, enquanto o varejo e o setor de serviços apresentaram queda, os bancos e financeiras sentiram a demanda aumentar (de -23% para -2%), o que pode ser explicado pela busca de melhor organização financeira no início do ano.

Incerteza econômica e impactos do Varejo

O segmento varejista continua ditando o ritmo no cenário geral, o que segundo Natália Heimann, head de produtos Analytics da Neurotech e responsável pelo indicador, impediu uma recuperação mais robusta em relação a dezembro e, principalmente, intensificou a baixa quando feita a comparação anual.

“O período de incerteza da economia brasileira, que se recupera a passos curtos no momento, e as contas de início de ano não estimulam o consumo e, consequentemente, impactam o índice de forma considerável. Isso só deve mudar, para o varejo, principalmente, se a redução da taxa de juros prevista pelo Banco Central realmente for colocada em prática”, explica.

Números do Varejo

No segmento varejista, em janeiro, quase todas as categorias apresentaram queda na comparação dos últimos 12 meses: Lojas de Departamento (-65%), Eletro/Móveis (-61%), Vestuário (-51%) e Outros (-17%). A única exceção foram os Supermercados, com leve recuperação de 3%.

Na comparação mensal, janeiro registrou queda em todas as categorias contra dezembro de 2023 nesta ordem: Vestuário, Lojas de Departamento, Outros, Supermercado e Eletro/Móveis. 

Confira consolidado de análises do INDC

Conheça a Neurotech

Conte com a nossa ajuda e a Inteligência Artificial para tomar decisões mais precisas e com mais segurança, entre em contato conosco! Com as nossas variáveis diferenciadas garantimos a você novos modelos muito mais completos, atualizados e personalizados para que você tome as decisões certas em todo ciclo de crédito.

https://www.neurotech.com.br/contato/