As duplicatas, conhecidas no Brasil desde o final da década de 1960, são títulos de recebíveis de vendas a prazo que movimentam cerca de R$ 10 trilhões por ano no país. No entanto, apesar de sua relevância, a análise de risco desses ativos sempre representou um desafio para instituições financeiras e investidores. Sendo assim, a B3, em parceria com a Neurotech, lançou o Monitor de Recebíveis — uma solução inovadora que vai além das exigências regulatórias e oferece mais segurança, transparência e eficiência para o mercado. - veja nesse outro artigo sobre principalidade no cliente.
Embora atenda às normas de registro, a solução se propõe a ser uma infraestrutura completa para transformar duplicatas em ativos estratégicos. Sua atuação se dá em três frentes principais:
Segundo Humberto Costa, diretor de Produtos e Estratégia da B3:
“Queremos ir além das exigências regulatórias e entregar inteligência real para o mercado de crédito.” - Leia mais aqui!
A solução processa e analisa o histórico de milhões de operações registradas. Assim, é possível entender o comportamento passado dos participantes, validar a documentação da transação atual e prever a performance futura.
Consequentemente, bancos, FIDCs e financiadores passam a operar com mais previsibilidade e segurança no uso de duplicatas como garantias ou instrumentos de negociação.
O Monitor de Recebíveis gera benefícios para todos os envolvidos:
Portanto, a ferramenta não apenas cumpre a função regulatória, mas também se consolida como um diferencial estratégico para o mercado de crédito.
Veja aqui como conseguimos ajuda-lo em todos os desafios da jornada do seu cliente.
1- O que é o Monitor de Recebíveis da B3 e Neurotech?
O Monitor de Recebíveis é uma solução que analisa duplicatas com base em dados fiscais, mercantis, logísticos e de crédito, oferecendo mais segurança e previsibilidade para o mercado.
2- Quais os principais benefícios do Monitor de Recebíveis?
A plataforma oferece benefícios para todos os envolvidos, por exemplo: crédito mais acessível para o sacador, proteção contra fraudes para o sacado e redução de risco para o agente financiador.
3- Como o Monitor de Recebíveis realiza a análise de risco?
A solução utiliza cruzamento de dados e modelos preditivos alimentados por informações da B3, Neurotech e Neoway para estimar inadimplência e atrasos.
4- Quem pode utilizar o Monitor de Recebíveis?
A ferramenta é indicada para bancos, FIDCs, financiadores e empresas que operam com duplicatas, buscando mais segurança e eficiência na análise de risco.