A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis cresceu 3,69% em julho deste
ano, na comparação com junho. Entretanto, em relação a julho de 2024, houve queda de 7,26%. Os
dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o
comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira
em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. - veja a matéria completa no portal
Segundo Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, o recuo anual é um ponto fora da curva diante do bom momento vivido pelo setor. Em fevereiro, por exemplo, houve crescimento de 27%, algo não visto desde 2023.
Já a alta sobre junho foi impulsionada pela maior venda de veículos novos. Além disso, dados da Fenabrave mostram que julho teve crescimento de quase 14% nos emplacamentos, resultado que impactou diretamente o aumento na busca por apólices.
O varejo respondeu por 50,8% dos emplacamentos, mas, por outro lado, as vendas diretas (frotistas e locadoras) representaram 49,2%. No acumulado de 2025, as vendas no varejo caíram 3%, mas as vendas diretas subiram 12,9%.
Embora as oscilações mensais durante o ano, o primeiro semestre de 2025 fechou com alta de 5% nos emplacamentos em comparação ao mesmo período do ano passado.
No recorte regional, como resultado, o Sul (+4,8%) e o Sudeste (+4,5%) lideraram o crescimento em julho. Do mesmo modo, Nordeste também se destacou, com alta de 4%. Já o Norte (-3%) e o Centro-Oeste (-1,5%) registraram quedas.
Informações do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgadas pela B3 também justificam o bom momento vivido pelas seguradoras. Em primeiro lugar, em termos de financiamentos de veículos, o mês de julho teve alta de quase 17% ante junho, entre novos e usados, considerando apenas autos e comerciais leves. Foram cerca de 452 mil unidades comercializadas. No entando, em relação a julho de 2024, registrou-se um leve recuo de 2%.
Outro fator relevante é o aumento nos financiamentos de veículos. Segundo a B3, julho teve alta de quase 17% em relação a junho, somando cerca de 452 mil unidades. Na comparação anual, houve leve recuo de 2%.
O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) acompanha mensalmente o interesse dos brasileiros em contratar seguros de automóveis. Embora nem todas as consultas resultem em apólices, o indicador reflete o apetite do consumidor e o momento do mercado.
A Neurotech é referência em Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data aplicados a seguros, crédito e outros setores. Com mais de 20 anos de experiência e mais de 1.000 soluções implantadas, a empresa apoia organizações na tomada de decisões estratégicas.
Fale com nossos especialistas e entenda como auxiliamos nossos clientes com dados e inteligência