Índice Neurotech de demanda por crédito já é referência para o mercado

As crescentes demandas pelas soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data resultaram na criação do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), um indicador que começa a se consolidar como referência para o mercado. Confira o INDC de agosto.

Como especialista em Tecnologia da Informação, a Neurotech tem criado soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data para ajudar as empresas a impulsionar sua área de crédito. O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) surgiu como reflexo dessa experiência e já começa a se consolidar como importante referência para o mercado. O INDC mede o apetite do brasileiro por crédito.

De acordo o diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, Breno Costa, o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da financeira e se há ou não indícios de fraude. “Por isso, nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em concessão de crédito”, diz.

Ele explica, porém, que o cálculo é feito com base no comportamento das consultas ao Data Center da empresa. Considerando os três segmentos (bancos e financeiras, varejo e serviços), o indicador obteve alta de 13% em agosto em relação a julho.

Acumulado do ano

No acumulado do ano, o crescimento já é de 26%. O destaque ficou com o setor de serviços que, entre janeiro a agosto, liderou a demanda de crédito com um desempenho de 34% e teve um incremento de 37% entre julho e agosto. O setor de varejo também apresentou boa reação, atingindo crescimento de 40% no mês de agosto em relação a julho, segundo melhor desempenho do ano no setor, perdendo só para o mês de maio, quando registrou 71%. No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, o varejo cresceu 19%.

indc

Na avaliação de Costa, os sinais são bons. “Tudo indica uma reação da atividade econômica. Esse comportamento já havia sido detectado nos últimos quatro meses. Além do setor de serviços, o mês de agosto foi caracterizado pelo aumento na demanda em bancos e financeiras que no ano estão crescendo 27%”, observa.

No setor de varejo, o de vestuário mostrou a maior reação com um aumento de 76% na demanda em agosto na comparação com julho. “Os dados refletem as medidas de flexibilização do funcionamento do comércio e do Dia dos Pais, que impactaram positivamente no segmento. Não podemos deixar de citar, além das medidas da reabertura do comércio, a concessão de crédito online de muitas redes”, explica Costa.

Os supermercados, que entraram em franca recuperação em junho em relação a maio (27%), fecham agosto com crescimento de 13% na demanda por crédito. O setor vem se recuperando nos últimos quatro meses, porém ainda exibe um gap negativo na comparação com o início do ano (- 29% no acumulado de janeiro a agosto).

Os eletroeletrônicos, depois terem apresentado comportamento estável em julho (+2%), exibiram uma leve retração de -3% em agosto. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, a retração é de -4%.

Para Costa, os números demonstram que, embora em agosto a demanda por crédito possa ser considerada estável em relação a julho (18%), está sinalizando a retomada de crescimento econômico. “Estamos assistindo o quarto mês de alta de uma tendência que deve se prolongar pelos próximos meses. Os meses de maio a agosto representam a constatação de que a economia deve prosseguir mais otimista até o final do ano”, observa.

Acompanhe no blog da Neurotech a publicação mensal do INDC.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados

  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000
  • contato@neurotech.com.br
SOLUÇÕES
NEUROTECH
  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000