
O mercado de seguros, historicamente conhecido por sua tradição e uma infinidade de processos, vive um momento de mudanças.
A concorrência acirrada, a evolução das expectativas dos consumidores e a volumosa geração de dados digitais exigem uma nova postura estratégica.
Nos últimos anos, este setor passou a contar com as funcionalidades da Inteligência Artificial para redefinir desde a avaliação de riscos até o relacionamento com o cliente final.
No artigo abaixo, vamos apresentar em detalhes o poder da IA no setor de seguros para as operações de grandes empresas que buscam liderar uma nova era repleta de possibilidades. Confira!
Índice
Vivemos na era da informação. Dispositivos de internet das coisas (IoT), telemetria, redes sociais e transações digitais geram um volume astronômico de informações. Para as seguradoras, esse é um ativo subutilizado.
O desafio já não é coletar dados, mas extrair inteligência acionável deles. Empresas que conseguem decifrar esses padrões ganham uma vantagem competitiva insuperável, conseguindo prever eventos, personalizar ofertas e otimizar operações com um nível de detalhe jamais visto.
Em outubro deste ano, a multinacional de tecnologia e consultoria Wipro divulgou o relatório “IA no mercado de Seguros: Hype ou mudança sem precedentes?”, que retrata a ferramenta como uma das principais estratégias de competitividade do setor.
O estudo mostra que 81% das empresas pretendem ampliar seus investimentos em IA em até 20% em cinco anos. Os executivos também entenderam a importância desse passo, pois 92% deles afirmaram que a IA é fundamental para aprimorar a experiência do cliente e a personalização de ofertas.
A automação de tarefas repetitivas é apenas o começo. A IA introduz uma camada de cognição aos processos de negócio.
Algoritmos de machine learning podem analisar documentos, processar sinistros e realizar verificações de fraude com velocidade e precisão superiores às humanas.
Isso reduz custos operacionais, acelera drasticamente o tempo de resposta e libera equipes especializadas para atividades de maior valor estratégico.
Modelos preditivos avançados analisam milhares de variáveis para calibrar o risco de forma extremamente precisa e ter novas perspectivas dos perfis dos clientes.
Esse recurso permite a criação de segmentos de clientes altamente específicos, a precificação justa de apólices e a identificação de riscos anteriormente invisíveis, como discutimos em nosso artigo sobre IA nas Autorizações Prévias.
A IA permite entender o perfil e o comportamento dos consumidores. Com base nisso, é possível oferecer produtos adaptados às suas reais necessidades, sugerir serviços de prevenção (como descontos em manutenção para quem possui rastreador) e criar jornadas de aquisição e pós-venda únicas.
Para se aprofundar no potencial dessa tecnologia, confira o Neurocast sobre IA na Saúde: presente e futuro na gestão de operadoras, com Frederico Cruz da Petrobras:
Saiba mais em nosso e-book exclusivo Inteligência Artificial para as melhores decisões em Seguros, e veja como as organizações podem otimizar seus processos.
Enquanto a IA tradicional analisa dados e faz previsões, a IA Generativa para seguros é capaz de criar conteúdos novos e originais.
São modelos que aprendem a distribuição subjacente de um conjunto de dados para gerar textos, imagens, áudios ou simulações que são estatisticamente indistinguíveis dos reais, sendo aplicadas para:
Desenvolvimento automatizado de cláusulas de contrato, descrições de produtos e materiais de marketing personalizados.
Criação de ambientes virtuais complexos para testar o impacto de catástrofes naturais ou eventos de grande porte em carteiras de seguros, auxiliando na modelagem de resseguro.
Chatbots e assistentes virtuais que vão além de respostas pré-programadas, gerando interações fluidas e contextualizadas, resolvendo consultas complexas.
Interpretação de laudos periciais, relatórios médicos e contratos legais, extraindo insights e resumos executivos automaticamente.
Saiba como definir estratégias funcionais, reduzir riscos e prever hábitos de consumo neste material: Inteligência Artificial aplicada aos negócios: revolucione a sua empresa.
Vamos além da análise superficial e estática, oferecendo uma camada analítica profunda e dinâmica de dados únicos (renda, patrimônio, investimento e indicadores veiculares) para potencializar as verificações e orientar cada decisão das empresas ao longo da jornada dos clientes.
Assim, atendemos às demandas mais desafiadoras do setor. Nossas principais frentes de atuação incluem:
Utilizamos algoritmos proprietários para identificar e classificar riscos com uma granularidade que métodos tradicionais não alcançam.
Antecipamos as necessidades do mercado e identificamos clientes com maior potencial de aquisição ou com propensão para produtos cruzados.
Sistemas que consolidam informações e fornecem recomendações estratégicas em tempo real, desde a subscrição até a gestão de sinistros, assegurando agilidade e conformidade.
As soluções da Neurotech, uma marca B3, entregam resultados tangíveis em eficiência, rentabilidade e satisfação do cliente.
Em um cenário no qual a fraude custa em torno de R$ 1,1 bilhão no Brasil (dados da Confederação Nacional das Seguradoras - CNseg), nossas soluções analíticas oferecem a camada de defesa necessária, com potencial para identificar e mitigar padrões suspeitos de forma proativa.
Veja alguns modelos:
Plataforma que potencializa a tomada de decisão, combinando dados internos e externos para uma avaliação de risco mais precisa.
Um Score para impulsionar a conversão de seguros automotivos que identifica os clientes mais propensos a fechar negócio. Também permite a aplicação de estratégias de precificação inteligentes.
Pontuação que aprimora a segmentação de risco no seguro de automóvel, abrangendo coberturas como roubo e furto, sinistros e perda total.
Com ele, a seguradora pode aplicar regras mais precisas de aceitação e precificação, reduzindo riscos e maximizando a eficiência na oferta de seguros.
Segmentação de risco das coberturas como roubo e furto, vendaval, danos elétricos e outros, permitindo a aplicação de estratégias de aceitação e precificação para maximizar as margens da carteira.
Combina mais de um bilhão de transações e investimentos para oferecer uma visão aprofundada do cliente. Com informações exclusivas, promove decisões estratégicas.
Transforma o combate à fraude no seguro de automóvel, trazendo soluções inovadoras para otimizar a análise de sinistros.
A seguradora recebe um relatório completo gerado com IA Generativa, que integra dados externos para fornecer insights detalhados no momento da operação.
Fale com um de nossos especialistas em seguros e saiba qual a solução mais adequada para as necessidades do seu negócio.
A base para a próxima geração de empresas líderes está na Inteligência Artificial. Trata-se de uma mudança de paradigma, que coloca as seguradoras reativas em posição de organizações proativas, preditivas e profundamente personalizadas.
Aquelas que investirem em plataformas analíticas estarão definindo seus rumos. A capacidade de transformar dados em decisões inteligentes é, e continuará sendo, o maior ativo de uma seguradora no século XXI.
Acompanhe o blog da Neurotech para mais conteúdos sobre inovação e tecnologia.