Como utilizar a Análise Preditiva para gerar valor no seu negócio

Entenda como a análise preditiva te ajuda a tomar decisões mais precisas, prevendo oportunidades e evitando riscos desnecessários
Análise Preditiva

Seria tão mais fácil se pudéssemos prever o futuro em diversas ocasiões, não é mesmo? Mas saiba que é possível ter uma certa previsibilidade no mundo dos negócios graças aos avanços da tecnologia. Por meio de ferramentas de Analytics e Big Data, é possível analisar o mercado e tomar decisões mais assertivas para solucionar e prevenir  problemas, ajudando no crescimento do seu negócio. 

A busca da resposta para o que provavelmente vai ocorrer em cada caso, ou seja, antecipar acontecimentos, é chamada de Análise Preditiva. Quando bem utilizada, ela pode gerar ótimos resultados e valor para o seu negócio. Sabe por quê? Porque ela é capaz de identificar padrões nos dados em casos passados e construir soluções capazes de prever o que pode ou não acontecer em situações futuras. 

Estamos falando de uma das análises mais conhecidas e utilizadas no mercado porque permite que os gestores tomem decisões melhores e mais rápidas com base no provável resultado da decisão a partir das informações disponíveis. 

Casos de sucesso da análise preditiva no setor varejista

Vamos exemplificar. Imagine uma grande rede varejista que planejava melhorar e crescer na sua performance no e-commerce. Porém, um dos seus entraves era de que muitos dos seus consumidores tinham um limite de crédito baixo, que não permitia compras com ticket médio maiores e que fizessem a diferença para a rede. Foi aí que eles apostaram na tecnologia para aumentar a capacidade de compra dos seus potenciais consumidores, sem representar mais exposição de risco à inadimplência.

Isso foi possível porque a análise preditiva checou o risco, estimou adequadamente os limites de cada cliente de forma personalizada e passou a aprovar o crédito para compras online em tempo real. Menos perda de tempo e mais assertividade no resultado. Nesse case que usamos para exemplificar, o cartão passou a ser emitido em, no máximo, sete minutos, aumentando o poder de compra e a satisfação do cliente. 

Casos de sucesso da análise preditiva no setor de seguros

Vamos usar mais um exemplo. A análise preditiva foi fundamental para que uma das maiores seguradoras do Brasil reduzisse os índices de sinistralidade dos automóveis. Isso foi possível com o desenvolvimento de uma base de dados com informações seguras para melhorar a tomada de decisão – tudo baseado em Inteligência Artificial

Essa plataforma integrava a aferição de risco e passou a identificar 17% de potenciais sinistros em apenas 5% das propostas. Ou seja, mostrando como a análise preditiva identifica padrões de comportamento e auxilia na prevenção de riscos, potencializando decisões que vão levar a melhores resultados. 

Outros benefícios da análise preditiva

Além disso, empresas de todo o planeta estão usando a análise preditiva para tomar decisões, prever possíveis resultados ou identificar tendências. 

Um dos benefícios é o combate a fraudes. Isso porque ela atua na detecção de padrões nos dados que podem estar relacionados a esse tipo de ação, emitindo alertas e ativando mecanismos de proteção. Tentativas de fraudar são frequentes em sistemas bancários ou meios de pagamentos, principalmente, nas operações com cartões de crédito. 

Outra vantagem é avaliar as condições de financiamento ou crédito, como o risco de aprovar ou não uma transação ou o tipo mais indicado de financiamento para o perfil do cliente. Trata-se de um processo que pode envolver muitas informações, mas se tratado da forma adequada e com segurança pela análise preditiva leva a ótimos resultados. 

Percebeu como a tecnologia pode ajudar a tornar o futuro menos incerto ou, em outras palavras, mais previsível? A grande jogada está no levantamento e aproveitamento dos dados e no uso de tecnologias que possam extrair conhecimento deles. Quando isso é feito de forma satisfatória, negócios conseguem crescer, minimizando riscos e tendo mais assertividade no que realmente faz a diferença.

Para saber mais sobre outros tipos de análise, você pode assistir o vídeo abaixo onde Germano Vasconcelos, PhD em Inteligência Artificial pela University of Kent e Sócio-Fundador da Neurotech, em entrevista com a Jornalista Ana Borges, explica quais são os 4 tipos de análises de dados e suas aplicações nos negócios: análise descritiva, análise diagnóstica, análise preditiva e análise prescritiva.

Você também pode baixar o nosso E-book Transforme dados em Melhores Decisões: Os 4 tipos de análises e suas aplicações

E se você quer saber como e quais tipos de análise se aplicam a sua empresa, faça um diagnóstico com um dos nossos especialistas. A Neurotech é referência em transformar um mundo de dados em informações confiáveis e relevantes para que nossos clientes obtenham resultados incrementais expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados

  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000
  • contato@neurotech.com.br
SOLUÇÕES
NEUROTECH
  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000