Como as variáveis de um Lago de Dados mudam a perspectiva do seu negócio?

Contar com um lago de dados é fundamental para gerar melhores insights de negócios para a sua empresa.

Trabalhar com informações de qualidade e confiáveis é o sonho de qualquer empresa. Dessa forma, a tomada de decisão é facilitada e se torna possível desenvolver as melhores soluções e estratégias para o negócio. A utilização de um lago de dados ou data lake como fonte de inteligência, está cada vez mais presente nos processos das companhias.

Na Neurotech, desenvolvemos a plataforma Neurolake, nossa solução de Machine Learning as a Service, que une o melhor da Inteligência Artificial, do Big Data, no intuito de captar  informações de diversos bancos de dados, do universo digital e transformá-las em insights de negócios para os nossos clientes. 

Neste artigo, apresentamos as variáveis da Neurolake e como ela auxilia instituições a vencerem os desafios do dia a dia,  a partir de informações seguras e confiáveis  utilizando a  análise de dados para otimizar seus resultados.

Boa leitura!

O que são variáveis e qual sua importância para complementar análises?

Variável é uma representação matemática de um fenômeno que conseguimos mensurar no mundo real. No mundo dos negócios, onde informação faz toda a diferença para tomadas de decisão mais precisas, ter acesso a variáveis relevantes, com grandes camadas de inteligência, significa antecipar cenários e visualizar o futuro por meio de perspectivas diferentes.

Sua importância para complementar análises se dá pelo fato da quantidade de dados úteis que são disponibilizados para a empresa trabalhar. Entre as 15 mil variáveis da nossa solução, por exemplo, 300 delas são únicas, agregando um valor imensurável para as análises. Elas também estão sendo atualizadas constantemente por um grupo de especialistas e cientistas de dados.

Um exemplo prático no setor de crédito. Por que precisamos ir além das informações de birôs?

Os birôs são empresas especializadas em reunir uma série de informações sobre o histórico financeiro de uma pessoa. Funcionam como um grande banco de dados de pagamentos, inclusive, registrando também todas as vezes que um cliente ficou inadimplente por algum motivo.

Por mais que os birôs disponibilizem um grande número de dados relevantes para as empresas, atualmente é necessário utilizar mais informações disponíveis no mundo digital para complementar e otimizar as análises de crédito, por meio da Inteligência Artificial, Machine Learning e do Big Data.

Essas tecnologias permitem coletar e analisar uma infinidade de informações autorizadas de bancos de dados públicos e privados de forma rápida e agregam muito valor aos modelos preditivos das organizações, otimizando o ROI e reduzindo os riscos. Dessa forma, as análises de crédito podem levar em conta outras informações dos clientes como: poder de compra e consumo, perfil de ocupação, relacionamento digital, exposição georreferenciada entre outros., garantindo alta performance e segurança para os modelos, com entrega ágil, via APIs.

No setor da saúde, a grande quantidade de informações produzidas diariamente requer uma tomada de decisão mais eficiente.

Todos os dias, essa área produz e armazena uma crescente massa de dados, que incluem exames clínicos, atendimentos hospitalares e ambulatoriais, registros de sinistros e muitos outros, pois a lista é extensa.

Para que uma seguradora ou operadora de saúde possa expandir a sua rede de beneficiários, é necessário investir em uma engenharia robusta para processar esse volume de informações, criando visões consistentes que permitam o fornecimento de tomadas de decisões assertivas, para estimar os riscos das operações e controlar os índices de sinistralidade e as despesas administrativas. 

Apenas com uma solução como a Neurolake, é possível coletar e analisar todos os indicadores com dinamismo e eficiência, podendo, assim, desenvolver modelos preditivos para resumir os dados e retornar um score de propensão ou risco de ocorrência de determinadas situações, por exemplo.

Quais são os benefícios da Neurolake?

A Neurolake nasce da expertise da Neurotech adquirida ao longo de anos de processamento e análise de dados. Além de uma Plataforma que oferece Machine Learning como Serviço, a Neurolake possui uma complexa cadeia de coleta de informações, curadoria de dados e desenvolvimento de indicadores com alto potencial de impacto.

É a partir da composição de Big Data, Inteligência Artificial e conhecimento de especialistas que a plataforma consegue oferecer produtos baseados em dados que impulsionam negócios.

Como as variáveis da Neurolake são utilizadas nos negócios?

As variáveis geram perspectivas de negócios para diferentes desafios e segmentos de atuação, como o setor da saúde, financeiro, seguradoras, varejo e locadoras de veículos. A Neurolake fornece perspectivas tanto para análise de Pessoas Físicas (PF), quanto de Pessoas Jurídicas (PJ).

No caso de PF, a plataforma permite que ela se conecte mais rápido com o comportamento dos seus clientes. Sendo assim, consegue elaborar em menos tempo as estratégias necessárias para oferecer ofertas personalizadas para os consumidores.

São mais de 300 variáveis únicas em 15 perspectivas para pessoa física e jurídica.

Perspectivas Pessoa Física: Poder de Compra e Consumo, Perfil de Ocupação, Capital Humano, Relacionamento Digital, Exposição Georreferenciada, Governo (Participantes de programas sociais e servidores públicos), Demográfica, Natureza da Ocupação e Informações Financeiras.

Perspectivas Pessoa Jurídica: Informações Financeiras, Cadastral, Exposição Georrefenciada, Governança, Econômica e Informações Financeiras.

Para facilitar o entendimento de uma das perspectivas, trouxemos de forma detalhada o que é o Poder Compra. Em resumo, através deste tópico encontramos insights sobre dados do comportamento financeiro do consumidor e outras informações relacionadas à venda.

Um exemplo é o nível da relação do cliente com o mercado de varejo, pois, quanto mais próximo de 100%, maior o relacionamento. Entretanto, analisamos também a renda dele comparada à renda média dos consumidores próximos do seu endereço.

Nova solução da Neurotech utiliza variáveis da Neurolake para ajudar seguradoras a aumentarem suas taxas de renovação

Mais de 70% dos carros que circulam pelo Brasil não possuem nenhum tipo de cobertura de seguros. Este cenário é um desafio para as seguradoras, que não conseguem fidelizar clientes e, consequentemente, renovar contratos. Muitas tentam reter a carteira através de descontos e benefícios, como parcelamento, entretanto, a falta de personalização e adequação das ofertas não tem surtido efeitos positivos.

Essa ausência de critério influencia diretamente na lucratividade do negócio, por isso, a Neurotech desenvolveu a solução AutoScore Renovação, que atua por meio de um modelo analítico que discrimina as apólices com maior ou menor propensão de renovar o seguro através de uma pontuação/score que vai do 0 ao 100. Dessa forma, possibilita a implementação de políticas específicas e personalizadas para cada cenário.

Utilizando as variáveis da nossa plataforma de Machine Learning as a Service, Neurolake, o sistema aponta as principais individualidades dos clientes acerca da propensão de renovação do contrato. O que facilita para as instituições a criação da estratégia de oferta ideal para consumidor.

Se tratando de PJ, nossas perspectivas geram oportunidades em mais de 42 milhões de empresas, com cerca de 140 variáveis exploradas. Os insights principais estão nas categorias de governança, cadastral, exposição georreferenciada e econômica.

Como o uso de variáveis impactam o futuro?

Nossas variáveis contribuem para montar um cenário futuro onde teremos muito mais previsibilidade e precisão.

Como explicamos a você, tudo isso pode ser obtido através da nossa plataforma Neurolake e a expertise de nossos profissionais. Caso tenha se interessado e queira conhecer mais detalhes sobre esta solução, clique AQUI!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados

  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000
  • contato@neurotech.com.br
SOLUÇÕES
NEUROTECH
  • RECIFE

+ 55 81 3312-2740

Rua Alfândega, 35 – 4º andar
Shopping Paço Alfândega
Recife – PE- Brasil​
CEP: 50030-030

  • SÃO PAULO

+ 55 11 3076-7900

Rua Joaquim Floriano, 72
12º andar – cj. 121
Itaim Bibi – São Paulo
SP – Brasil
CEP: 04534-000