CONCESSÃO DE CRÉDITO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Uso de Inteligência Artificial no processo de crédito

Já reparou que as contas no início de ano aumentam na mesma proporção que a necessidade de crédito dos consumidores? Isto acontece porque é justamente nesta época que são lançados gastos com IPTU, IPVA entre outros. Além deles, há ainda as liquidações para queima de estoque, uma boa oportunidade para o cliente aproveitar os descontos.Se em um primeiro momento, você considera a ocasião excelente para financeiras e fintechs alavancarem os negócios e oferecerem seus produtos, avalie melhor.

O cenário é complexo, pois para conceder crédito, é necessário analisar cada cliente com segurança, identificar o produto mais adequado de acordo com o perfil, o melhor momento de compra e fazer tudo isso de maneira rápida e precisa.

Mas afinal, é possível ser ágil na concessão de crédito?

Com a transformação digital muitas empresas estão se tornando mais eficientes e têm melhorado a experiência do cliente. Elas se aproveitam da Inteligência Artificial que é capaz de analisar um grande volume de dados em segundos e transformar as informações em dados que auxiliam na tomada de decisão.

Revolução tecnológica transforma a maneira de conceder crédito

A Inteligência Artificial consegue identificar rapidamente como é o histórico de pagamento e inadimplência de cada cliente. Desta forma, reduz o risco de inadimplência e eleva o volume de negócios da empresa. O sucesso desta operação é resultado da avaliação em menor tempo e a identificação precisa de bons pagadores.

Empresas que utilizam métodos tradicionais para concessão de crédito têm processo lento e burocrático. Este tipo de análise gera um relatório com informações rasas sobre o cliente. Tanto a demora quanto o estresse da situação levam à desistência e vendas são perdidas. Ou a avaliação sem a visão total do perfil e comportamento do cliente, pode negar o crédito.

A eficiência da IA no processo de concessão de crédito torna a experiência melhor, fidelizando e aumentando o volume de transações. Por outro lado, a redução de processos operacionais garante economia para as financeiras.

O perfil de crédito de cada pessoa é formado por um conjunto de informações espalhadas em várias fontes de dados. Juntá-las não é tarefa simples, imagine então, analisar cada dado para definir o risco daquele cliente. Com a Inteligência Artificial a análise de crédito ganha agilidade e a gestão de risco da carteira é feita de maneira mais segura.

Imagine este volume de informações sendo analisada por uma pessoa? Certamente seria mais lenta e menos assertiva.

Inteligência Artificial na gestão eficiente de crédito

Quando uma empresa utiliza a Inteligência Artificial na concessão de crédito, ela constrói uma plataforma de conhecimento que facilita a tomada de decisão e concessão do limite adequado para cada cliente. Isso porque o volume crescente de dados, analisados de forma inteligente, permite extrair e utilizar informações relevantes que preveem melhor o comportamento destes clientes.

Aproveite e leia o ebook da Neurotech sobre Inteligência Artificial aplicada aos negócios

Não dá para ignorar a importância dos dados para os negócios, eles são informações valiosas, confiáveis e relevantes. E com a Inteligência Artificial é possível fazer a gestão eficaz do ciclo de crédito. Ao ter em mãos respostas confiáveis, em tempo real, a empresa evita erros que podem levar a prejuízos.

As soluções de IA são ferramentas rápidas e seguras para tomada de decisões mais inteligentes nas fases de iniciação, manutenção e recuperação de clientes, com redução comprovada das taxas de inadimplência.


Veja como podemos lhe apoiar em seus desafios de negócio.


Faça um diagnóstico agora mesmo!