Todos os caminhos apontam para a tecnologia. A Inteligência Artificial (IA) e a Ciência de Dados, por exemplo, já ocupam um enorme e significativo espaço em nossa rotina, tanto como empresários, como clientes. E não é para menos: a Inteligência Artificial é capaz de estreitar laços com os clientes, reduzir riscos, melhorar o atendimento, os processos operacionais, a gestão e muito mais. Nesse artigo, vamos falar sobre o que a IA pode fazer pelas empresas varejistas. Continue conosco.
Inteligência Artificial e varejo: como garantir a melhor experiência para o consumidor
Entre todas as vantagens oferecidas pela Inteligência Artificial para o varejo, a melhora da experiência do consumidor é, sem dúvida, um dos grandes destaques. Em uma era na qual o consumidor tem se mostrado cada vez mais exigente – estando em busca não apenas de custo x benefício, mas também de valores – usar a IA para fazer seu cliente se sentir importante e valorizado é fundamental.
Para isso, a Inteligência Artificial pode ser aplicada em ferramentas diversas. Os chatbots , por exemplo, garantem atendimento instantâneo. Aliada à Ciência de Dados, a IA pode analisar de forma mais completa e profunda o comportamento dos seus clientes. Assim, é possível entender o que ele deseja, quais são suas necessidades e a sua jornada de compra. Com essas informações em mãos, as chances de definir uma comunicação e estratégias que sejam assertivas são muito maiores.
O outro lado: como a Inteligência Artificial auxilia as empresas
Se por um lado a IA traz vantagens evidentes para o consumidor – que têm consequências no sucesso da sua empresa, por outro, essa tecnologia também opera grandiosas mudanças nos processos e na gestão de um negócio. O gerenciamento de estoque pode se tornar eficiente, uma vez que você pode usufruir de um sistema que o reabasteça de forma autônoma e que reduza gastos gerais. A logística também é otimizada a partir do momento em que algoritmos de machine learning fazem previsões de carregamento, produtos, datas de frete ou melhoram as rotas de distribuição.
A redução de risco é outro ponto que merece atenção: a concessão de crédito eficiente é um dos objetivos mais buscados. Com a IA, analisa-se o cliente em questão para verificar se ele é um potencial candidato a receber o valor. As lojas também têm vantagens que seguem nesse caminho – afinal, os riscos de inadimplência são controlados e reduzidos.
De forma geral, ainda podemos citar outros benefícios que potencializam os resultados da sua empresa e a colocam em posição de destaque: a previsão e prevenção de evasão de clientes, a prevenção de fraudes e a possibilidade de analisar qual o canal certo para realizar determinada oferta.
Nós, da Neurotech, somos especialistas em Big Data e Inteligência Artificial e, portanto, garantimos: a IA traz inúmeras vantagens para a sua empresa! Agora que você já tem um conhecimento inicial sobre o assunto, que tal se aprofundar mais?
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