Seria tão mais fácil se pudéssemos prever o futuro em diversas ocasiões, não é mesmo? Mas saiba que é possível ter uma certa previsibilidade no mundo dos negócios graças aos avanços da tecnologia. Por meio de ferramentas de Analytics e Big Data, é possível analisar o mercado e tomar decisões mais assertivas para solucionar e prevenir problemas, ajudando no crescimento do seu negócio.
A busca da resposta para o que provavelmente vai ocorrer em cada caso, ou seja, antecipar acontecimentos, é chamada de Análise Preditiva. Quando bem utilizada, ela pode gerar ótimos resultados e valor para o seu negócio. Sabe por quê? Porque ela é capaz de identificar padrões nos dados em casos passados e construir soluções capazes de prever o que pode ou não acontecer em situações futuras.
Estamos falando de uma das análises mais conhecidas e utilizadas no mercado porque permite que os gestores tomem decisões melhores e mais rápidas com base no provável resultado da decisão a partir das informações disponíveis.
Casos de sucesso da análise preditiva no setor varejista
Vamos exemplificar. Imagine uma grande rede varejista que planejava melhorar e crescer na sua performance no e-commerce. Porém, um dos seus entraves era de que muitos dos seus consumidores tinham um limite de crédito baixo, que não permitia compras com ticket médio maiores e que fizessem a diferença para a rede. Foi aí que eles apostaram na tecnologia para aumentar a capacidade de compra dos seus potenciais consumidores, sem representar mais exposição de risco à inadimplência.
Isso foi possível porque a análise preditiva checou o risco, estimou adequadamente os limites de cada cliente de forma personalizada e passou a aprovar o crédito para compras online em tempo real. Menos perda de tempo e mais assertividade no resultado. Nesse case que usamos para exemplificar, o cartão passou a ser emitido em, no máximo, sete minutos, aumentando o poder de compra e a satisfação do cliente.
Casos de sucesso da análise preditiva no setor de seguros
Vamos usar mais um exemplo. A análise preditiva foi fundamental para que uma das maiores seguradoras do Brasil reduzisse os índices de sinistralidade dos automóveis. Isso foi possível com o desenvolvimento de uma base de dados com informações seguras para melhorar a tomada de decisão – tudo baseado em Inteligência Artificial.
Essa plataforma integrava a aferição de risco e passou a identificar 17% de potenciais sinistros em apenas 5% das propostas. Ou seja, mostrando como a análise preditiva identifica padrões de comportamento e auxilia na prevenção de riscos, potencializando decisões que vão levar a melhores resultados.
Outros benefícios da análise preditiva
Além disso, empresas de todo o planeta estão usando a análise preditiva para tomar decisões, prever possíveis resultados ou identificar tendências.
Um dos benefícios é o combate a fraudes. Isso porque ela atua na detecção de padrões nos dados que podem estar relacionados a esse tipo de ação, emitindo alertas e ativando mecanismos de proteção. Tentativas de fraudar são frequentes em sistemas bancários ou meios de pagamentos, principalmente, nas operações com cartões de crédito.
Outra vantagem é avaliar as condições de financiamento ou crédito, como o risco de aprovar ou não uma transação ou o tipo mais indicado de financiamento para o perfil do cliente. Trata-se de um processo que pode envolver muitas informações, mas se tratado da forma adequada e com segurança pela análise preditiva leva a ótimos resultados.
Percebeu como a tecnologia pode ajudar a tornar o futuro menos incerto ou, em outras palavras, mais previsível? A grande jogada está no levantamento e aproveitamento dos dados e no uso de tecnologias que possam extrair conhecimento deles. Quando isso é feito de forma satisfatória, negócios conseguem crescer, minimizando riscos e tendo mais assertividade no que realmente faz a diferença.
Para saber mais sobre outros tipos de análise, você pode assistir o vídeo abaixo onde Germano Vasconcelos, PhD em Inteligência Artificial pela University of Kent e Sócio-Fundador da Neurotech, em entrevista com a Jornalista Ana Borges, explica quais são os 4 tipos de análises de dados e suas aplicações nos negócios: análise descritiva, análise diagnóstica, análise preditiva e análise prescritiva.
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E se você quer saber como e quais tipos de análise se aplicam a sua empresa, faça um diagnóstico com um dos nossos especialistas. A Neurotech é referência em transformar um mundo de dados em informações confiáveis e relevantes para que nossos clientes obtenham resultados incrementais expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios.